Saiba como criar um espaço gourmet pequeno em sua casa

espaço gourmet pequeno
Arquitetura 15 de junho de 2020

Saiba como criar um espaço gourmet pequeno em sua casa

Apartamentos e casas com área gourmet viraram tendência e estão em alta no mercado imobiliário. É fácil entender o motivo da crescente procura por imóveis que possuam o ambiente: destinada ao tradicional churrasco de domingo, um jantar com a família no final de semana ou uma tarde com os amigos, a área gourmet virou sinônimo de lazer, diversão e praticidade sem a necessidade de sair de casa. 

Estamos acostumados a ver a área gourmet em espaços amplos, mas a boa notícia é que é possível criar um espaço gourmet pequeno em ambientes com área reduzida e aproveitar toda a comodidade que ele traz para seu lar. Como se tornou uma tendência, muitos projetos modernos já possuem o espaço gourmet montado, mas se não for o seu caso, você mesmo pode aprender como montar o seu.

Neste artigo, nós apresentar dicas importantes para montar um espaço gourmet pequeno e garantir um projeto de qualidade para você curtir bons momentos com quem você ama. Acompanhe!

espaço gourmet pequeno

Espaço gourmet pequeno: o que priorizar?

Por se tratar de um espaço mais reduzido, você precisa ter em mente que será necessário priorizar alguns elementos importantes para colocar seu projeto em prática. Essa parte inicial irá te ajudar a definir com mais assertividade as próximas etapas e evitar que você cometa erros durante a execução. Confira o que você deve priorizar:

  • Funcionalidade: qualquer espaço pequeno precisa ser funcional. Por isso, calcule o espaço disponível e pense como você irá dispor todos os elementos para criar um ambiente prático e que aproveite cada cantinho da melhor forma possível.
  • Conforto: mesmo que o espaço seja reduzido, o conforto não pode ser deixado de lado, afinal o espaço gourmet é um ambiente para relaxar e aproveitar bons momentos. Portanto, o conforto deve ser priorizado!
  • Luminosidade: os espaços gourmet são projetados em ambientes externos, como varandas de apartamentos ou quintais de casa. Logo, é preciso ficar atento ao excesso de luz solar e providenciar uma iluminação relaxante para o período da noite.
  • Personalização: por fim, é preciso garantir que o espaço gourmet pequeno tenha o seu toque pessoal. Além disso, é importante levar em consideração o estilo da sua casa para que essa área dialogue com os demais ambientes.

espaço gourmet pequeno

 

5 dicas para montar um espaço gourmet pequeno

Agora que você já sabe o que precisa priorizar, é hora de colocar a mão na massa e começar a montar seu espaço. Para te ajudar nessa missão, trouxemos algumas dicas para você. Confira!

Invista em uma churrasqueira

A churrasqueira é um dos itens mais centrais em uma área gourmet, afinal o churrasco precisa estar garantido, certo? Como estamos falando de um espaço gourmet pequeno, o ideal é optar por um modelo que produz menos fumaça, como as churrasqueiras elétricas, a gás ou a bafo. Também é possível optar por um modelo pré-moldado que seja adequado ao espaço disponível e que atenda às suas necessidades.

Cuidado com os móveis

Por se tratar de um espaço menor, os móveis podem acabar atrapalhando a circulação de pessoas e comprometer a funcionalidade do ambiente. Para que isso não aconteça, aposte em puffs, bancos, cadeiras ou pequenos sofás, já que ocupam menos espaço e permitem maior mobilidade, caso seja necessário. Além disso, é preciso pensar na disposição da mesa. Ela pode ser colocada no centro, mas se comprometer a funcionalidade do ambiente, o ideal é colocá-la no canto.

Escolha eletrodomésticos estratégicos

O espaço gourmet pequeno exige a escolha de eletrodomésticos que se adequem à área disponível e não comprometem sua funcionalidade. Uma geladeira, por exemplo, não é o mais recomendado para ambientes pequenos. Prefira apostar em um frigobar colorido, que ocupa muito menos espaço e ainda traz um charme a mais. O cooktop também pode ser uma excelente opção para áreas reduzidas, já que é instalado na bancada e não ocupa  espaço no chão.

Crie uma decoração atrativa

Além de deixar o ambiente com mais vida, a decoração ajuda a trazer muito mais elegância e sofisticação ao espaço gourmet pequeno. A dica é optar por elementos decorativos que dialoguem com o estilo do seu espaço. As plantas também podem fazer toda a diferença e trazer um pouco de natureza para dentro de casa. Uma boa ideia é criar um jardim vertical, já que não atrapalha a circulação das pessoas e permite aproveitar melhor o espaço disponível.

Pense na iluminação

Lembra que falamos sobre a importância de tomar cuidado com a iluminação excessiva? Os dias de sol e altas temperaturas podem atrapalhar bons momentos de lazer caso, não haja proteção adequada ao espaço. Se você mora em apartamento, fechar com vidros pode ser uma boa opção; já se o espaço gourmet pequeno for projetado em uma casa, a dica é apostar nos toldos retráteis. Para a iluminação noturna, prefira lâmpadas de cores mais claras e com baixa ou média intensidade.

espaço gourmet pequeno

Gostou do conteúdo? Aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram para acompanhar nossas dicas sobre arquitetura, decoração e muito mais!

 

Tags: , ,

WhatsApp chat