Revestimento para piso: conheça 5 materiais para transformar o ambiente

revestimento para piso
Decoração, Revestimentos 12 de julho de 2021

Revestimento para piso: conheça 5 materiais para transformar o ambiente

Para quem não deseja ter dores de cabeça com o transtorno do quebra-quebra e da geração de entulhos, resíduos e poeira, acertar na escolha do revestimento para piso pode fazer toda a diferença no momento da reforma. Com os materiais certos, o revestimento pode ser instalado sobre o piso antigo e mudar totalmente o visual do ambiente.

Para isso, é de fundamental importância redobrar os cuidados e contar com mão de obra especializada, já que a experiência no assentamento ajuda a aumentar a espessura da superfície de maneira adequada, reduz desperdício de materiais e ainda corrige possíveis irregularidades.

Mas afinal, quais os melhores tipos de revestimento para piso? Continue a leitura e saiba mais!!

Acertando na escolha do revestimento

Você pode até ter seu revestimento preferido, mas antes de tudo é preciso avaliar se o material é adequado para ser utilizado no piso. As particularidades de cada revestimento é que vão ditar se ele pode ser instalado ou não no local. Saiba o que você deve considerar:

  • Resistência: o revestimento para piso deve apresentar alta resistência contra abrasão, riscos, impactos e, sobretudo, suportar o tráfego de pessoas sem comprometer sua durabilidade.
  • Porosidade: a porosidade do material diz respeito à capacidade de absorção de água. O ideal é sempre optar por revestimentos com baixa ou nula absorção de líquido.
  • Capacidade antiderrapante: para evitar acidentes, principalmente com crianças e idosos, prefira materiais com elevada capacidade antiderrapante, de preferência com coeficiente maior ou igual a 0,7.
  • Limpeza: os revestimentos para pisos, geralmente, cobrem uma área considerável. Por isso, vale a pena investir em materiais de fácil limpeza e manutenção.

Quais os melhores tipos de revestimento para piso?

Granito

Além de ser muito usado como revestimento para bancadas, o granito também é uma ótima opção de revestimento para piso. O material apresenta alta resistência e durabilidade, podendo ser instalado em ambientes internos e externos. Apesar de não apresentar superfície homogênea, o granito é capaz de trazer mais elegância aos espaços. O ideal é que você sempre observe o estilo do ambiente para que a cor e a textura do granito escolhido dialoguem com os demais elementos.

revestimento para piso

Cimento queimado

Em alta devido à tendência da decoração industrial, o cimento queimado é ideal para ambientes com estilo mais rústico. Em geral, é feito a partir de uma argamassa de cimento, areia e água, que é espalhada e nivelada sobre o contrapiso. Na sequência, o pó de cimento entra na finalização. A facilidade na aplicação e na limpeza são alguns dos pontos positivos do material.

revestimento para piso

Vinílico

Produzido com PVC e comercializado no formato de placas, réguas ou mantas, o piso vinílico é uma boa opção para imitar madeira, ajudando a trazer um toque de natureza e a sensação de aconchego aos ambientes em que é instalado. O material é bastante resistente e versátil – podendo ser encontrado em diversas cores e texturas. Indicações: ambientes internos como salas, quartos e escritórios. No entanto, não é recomendado para áreas inundáveis, como banheiro, cozinha e lavanderia, e áreas externas, já que pode desbotar devido à luz do sol.

revestimento para piso

Porcelanato

Graças ao seu acabamento feito com rejuntes finos e à superfície branca e uniforme, o porcelanato é um revestimento para piso considerado bastante elegante e sofisticado. O material ainda possui a vantagem de ser extremamente resistente, com baixa porosidade e de fácil manutenção. Há opções para todos os estilos, com acabamento esmaltado, polido ou com efeitos que imitam madeira, fibras naturais ou pedras.

revestimento para piso

Nano Prime

Se você busca ainda mais sofisticação que o porcelanato, o Nano Prime é a escolha certa para seu projeto. Produzido com nanotecnologia, a 4ª geração do nanoglass – como é classificado o material – possui um percentual maior de cristais de vidro e pó de mármore branco, garantindo alta durabilidade e elevada resistência. Sua superfície sólida e cristalizada, 100% homogênea na cor branca possui absorção nula de líquidos e um brilho intenso e espelhado. Altamente versátil, agrega valor e exclusividade aos mais diversos tipos de projetos, podendo ser aplicado em espaços internos ou externos com a vantagem de permitir a execução perfeita de acabamentos mais detalhados.

revestimento para piso

Quer acompanhar mais dicas sobre revestimentos, decoração e muito mais? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as atualizações!

 

Tags: , , ,