Revestimento para piscina: 5 cuidados ao escolher o seu

revestimento para piscina
Revestimentos 10 de abril de 2020

Revestimento para piscina: 5 cuidados ao escolher o seu

Ter uma piscina em casa é sinônimo de diversão e momentos únicos com a família ou  amigos. Mas tirar o projeto do papel envolve uma série de questões que devem ser observadas a fim de garantir segurança, funcionalidade e sofisticação. Uma das maiores dúvidas no momento de construir é a escolha do revestimento para piscina mais adequado para seu projeto.

O revestimento para piscina é responsável por dar o toque final e realmente deixar a piscina com cara de piscina. Existem uma série de materiais que podem ser utilizados como revestimento, mas é preciso se atentar às características e particularidades de cada um para ter certeza de que você está fazendo a escolha certa.

Para te ajudar nessa missão, vamos abordar os principais cuidados na hora de escolher o revestimento para piscina e quais os materiais mais indicados. Acompanhe!

Como escolher o revestimento para piscina ideal?

Na hora de escolher o revestimento para piscina, não adianta olhar somente para a beleza do material. É preciso considerar outros fatores que são fundamentais para que seu projeto também seja funcional e seguro. Confira as principais recomendações para acertar na escolha!

Observe a superfície do acabamento

Em se tratando de segurança, a superfície do acabamento é um dos principais fatores a serem considerados. Para evitar escorregões e quedas – tanto na parte interna quanto externa da piscina – o ideal é optar por um material com superfície áspera ou porosa. Assim, é possível criar maior atrito entre os pés e o piso, evitando quedas e outros acidentes. A recomendação é que o coeficiente mínimo de atrito igual ou superior a 0,4.

Avalie a porosidade

Materiais que são porosos tendem a absorver água com mais facilidade, e no caso das piscinas esse fator pode ser um grande problema. A capacidade de absorção de água pelo revestimento pode provocar sua expansão e fazer com que a água penetre na argamassa e no rejunte que estão nas camadas inferiores. Portanto, o revestimento para piscina deve ser o menos poroso possível.

Conheça a durabilidade do material

Geralmente, uma piscina é projetada para durar longas décadas sem que haja necessidade de grandes reformas ou manutenções. Para evitar que isso seja necessário, é preciso escolher um material com alta durabilidade e resistência. Na hora da escolha, verifique se o revestimento que você deseja é resistente, sobretudo, aos raios ultravioletas, altas temperaturas e produtos químicos.

Facilidade de manutenção

Para evitar grandes custos com manutenção, o ideal é que o revestimento para piscina seja de fácil limpeza. Para isso, opte por materiais com superfícies mais lisas e sem grandes detalhes. Revestimentos que possuem rejunte ou relevos entre uma peça e outra são mais difíceis de limpar e, geralmente, demandam mais gastos com manutenção. Por isso, procure evitá-los.

Considere o estilo do ambiente

Por mais que você deva priorizar a segurança e funcionalidade, é possível escolher um material que também proporcione mais beleza e sofisticação ao projeto. Por isso, vale a pena levar em consideração o estilo de sua casa e o ambiente em que a piscina será instalada, procurando criar um projeto harmônico e com elementos que dialoguem entre si.

Quais os revestimentos mais comuns?

Se você ainda está sem ideia de qual tipo de revestimento utilizar em seu projeto, trouxemos os 5 materiais mais utilizadas em piscinas. A escolha irá depender, principalmente, do tipo de investimento que você está disposto a fazer e do estilo que mais combina com sua casa.

Azulejo

O azulejo é um dos materiais mais utilizados como revestimento para piscina, mas na hora da escolha é preciso assegurar que seja um azulejo específico para piscinas, uma vez que azulejos comuns podem perder a qualidade rapidamente em contato com a água. A grande vantagem do material é sua grande diversidade de cores e formatos, que permitem criar mosaicos e desenhos no fundo da piscina. Além disso, a cor do azulejo pode deixar a água com um tom mais esverdeado ou azulado de acordo com o material escolhido.

revestimento para piscina

Pastilhas de vidro

Mesmo que possua custos mais elevados, vale a pena considerar a escolha das pastilhas de vidro para seu projeto. O material é extremamente versátil, sendo capaz de acompanhar as curvas da piscina e demais formatos, além de permitir a criação de mosaicos personalizados. Outra vantagem é o baixo custo de manutenção, uma vez que as pastilhas dificilmente acumulam limo e não exigem o uso de produtos especializados.

revestimento para piscina

Cerâmica

A cerâmica é um material altamente resistente e durável, o que o torna ideal para ser utilizado como revestimento para piscina. Muito utilizado em piscinas maiores, por ser excelente custo-benefício, o material permite criar projetos modernos e sofisticados por meio de sua grande variedade de cores, formas, tamanhos e seus diferentes acabamentos.

revestimento para piscina

Vinílicos

A aplicação do vinil como revestimento para piscina oferece uma série de vantagens: se adequa à qualquer formato e tamanho de piscina, dispensa rejunte e processos de impermeabilização, possui um acabamento mais uniforme, é de fácil instalação e demanda pouca limpeza. Tudo isso fazem do material uma excelente opção, mas em comparação com os demais, é menos atrativo visualmente.

revestimento para piscina

Pedras

As pedras têm um poder transformador sobre o resultado final do projeto: elas são capazes de criar um tom muito mais original e natural com uma estética bastante diferenciada. As pedras para revestimento também são pouco escorregadias, o que ajuda a proporcionar mais segurança aos usuários, além de não absorver calor e ajuda a manter a água em uma temperatura mais agradável.

revestimento para pedra

 

Gostou das nossas dicas? Para criar um projeto ainda mais incrível e acertar na melhor escolha do revestimento, considere contar com a ajuda de um profissional. Assim, você evita qualquer tipo de erro e garante momentos inesquecíveis na piscina de sua casa!

Tags: , ,

WhatsApp chat