Revestimento para parede de cozinha: conheça 5 materiais para utilizar no ambiente

revestimento para parede de cozinha
Arquitetura 10 de fevereiro de 2021

Revestimento para parede de cozinha: conheça 5 materiais para utilizar no ambiente

Considerado uma das partes finais de projetos de reforma e construção, o acabamento faz toda a diferença no resultado de qualquer ambiente. É nessa etapa que o projeto vai ganhando a forma final e mostrando toda a personalização e estética escolhida pelos moradores. E é aí que podem surgir dúvidas sobre o melhor revestimento para parede de cozinha.

A cozinha é muito mais do que um ambiente para preparar ou saborear refeições, é um espaço de encontros familiares e confraternizações com amigos que proporcionam momentos únicos e especiais. 

Como contribui com a forma final do ambiente, o revestimento para a parede deve ser muito bem pensado, afinal ele irá resultar em um ambiente aconchegante, confortável e cheio de personalidade, capaz de proporcionar momentos ainda mais especiais. 

Mas afinal, qual é o melhor material para utilizar como revestimento para parede de cozinha? Neste artigo, listamos 5 opções que você pode utilizar em seu projeto. Acompanhe!

O que levar em consideração ao escolher o revestimento para parede da cozinha?

Muitas pessoas ainda cometem o erro de escolher o revestimento apenas pelo visual que ele proporciona. A estética do material deve ser considerada, mas existem outros elementos que precisam ser levados em consideração ao escolher o revestimento para a parede da sua cozinha. Dentre eles, estão:

  • Resistência: por se tratar de um ambiente com alta umidade – em que a água pode entrar em contato com a parede, principalmente na parte próxima à pia – é preciso escolher um revestimento que apresente boa resistência contra a umidade, além de manchas, gorduras e riscos.
  • Durabilidade: se você pensa em não mexer na sua cozinha por longos anos, vale a pena considerar materiais com boa durabilidade. Hoje, já é possível encontrar revestimentos para parede capazes de durar mais de 50 anos, sem rachar, manchar ou desbotar.
  • Estilo do ambiente: o revestimento escolhido deve dialogar com o restante da decoração da casa e, sobretudo, com os próprios elementos da cozinha. Uma boa dica é escolher um material que combine com o piso, mas que não seja exatamente igual para não criar um ambiente extremamente monótono.
  • Facilidade de instalação: para evitar grandes obras e gastos extras, vale a pena optar por materiais que possuam fácil instalação, sem deixar de lado a qualidade do acabamento. Além disso, considere materiais que sejam práticos para realizar a manutenção e limpeza.

5 opções de revestimento para parede de cozinha

Para te ajudar a acabar com a dúvida na hora de escolher seu revestimento, separamos 5 materiais e suas principais vantagens e desvantagens para a utilização como revestimento para parede de cozinha. Confira!

Azulejo

O azulejo é um material bastante tradicional quando falamos em revestimento para parede de cozinha. De fato, ele possui algumas vantagens que podem ser atrativas, como o baixo custo, ampla variedade de cores, estampas e estilos, além de seu papel como impermeabilizante. 

Além disso, são bastante versáteis e combinam com diferentes tipos de piso e estilos de ambiente. Apesar de ser uma opção clássica, o revestimento está um pouco fora de moda e existem outros revestimentos mais modernos e com melhor custo-benefício disponíveis no mercado.

revestimento para parede de cozinha

Pastilha

De fácil instalação, as pastilhas apresentam uma ótima versatilidade, estando disponíveis em diferentes materiais, como vidro, cerâmica e resina. Por serem pequenas, ajudam a criar um contraste interessante com o piso, além de combinarem facilmente com diferentes estilos de piso e decoração.

O tamanho pequeno das peças também ajuda a criar uma sensação de amplitude no espaço. Para cozinhas pequenas, esse revestimento pode ser um excelente aliado. No entanto, a maior área de rejunte acumula sujeira, podendo ser necessário refazer o rejunte depois de um tempo.

revestimento para parede de cozinha

Ladrilho hidráulico

Com aparência semelhante ao papel de parede, o ladrilho hidráulico ajuda a trazer mais vida e cor ao ambiente. O material está disponível em diversos desenhos e cores, podendo até mesmo ser personalizado com um desenho de sua escolha. Os ladrilhos mais desenhados e coloridos combinam com pisos e armários neutros, criando um contraste interessante. 

O ideal é aplicar o ladrilho somente em uma parede, principalmente na parede da bancada. Contudo, se você deseja utilizar um único material como revestimento, o ladrilho pode não ser uma boa opção, já que se usado na cozinha toda fica bastante exagerado e marcante. 

revestimento para parede de cozinha

Porcelanato

O porcelanato é um material bastante utilizado como revestimento para o piso, mas também pode ser utilizado como revestimento para parede da cozinha. A superfície lisa e espelhada ajuda a trazer mais sofisticação e elegância ao ambiente, além de combinar com qualquer estilo de decoração.

Também é possível fugir da opção tradicional e utilizar porcelanatos que imitam outros materiais, como a madeira e o ladrilho hidráulico. Apesar da sua beleza, se higienizado incorretamente, o porcelanato acaba perdendo sua qualidade estética de forma gradual. Portanto, é preciso ter mais atenção com sua manutenção e limpeza.

revestimento para parede de cozinha

Nano Prime

Desenvolvido com nanotecnologia, o Nano Prime representa a 4ª geração do nanoglass. Com um maior percentual de cristais de vidro e pó de mármore, o material possui muito mais pureza e resistência que a geração anterior. 

Com superfície sólida, cristalizada e 100% homogênea na cor branca possui absorção nula de líquidos e um brilho intenso e espelhado, capaz de trazer muito mais sofisticação, elegância e requinte à cozinha. Além disso, a homogeneidade de sua superfície ajuda a criar a sensação de limpeza, frescor e higiene.

Sua densidade e porosidade nula o tornam ideal para ser utilizado como revestimento para parede de cozinha. Permitindo acabamentos detalhados, o material é ideal para ser instalado em diferentes cantos, formatos e superfícies do ambiente. A fácil manutenção é outra vantagem, já que sua estrutura compacta aliada à  superfície cristalizada não retém poeira ou sujeira. Com uma simples limpeza, a pedra volta a ter sua aparência original.

revestimento para parede de cozinha

Conheça mais detalhes sobre o Nano Prime e solicite seu orçamento sem compromisso!

 

Tags: , , ,