Revestimento para madeira: quais os materiais mais indicados?

revestimento para madeira
Arquitetura 12 de março de 2021

Revestimento para madeira: quais os materiais mais indicados?

A madeira é um elemento que está bastante presente em espaços comerciais e residenciais. Basta olhar para portas, pisos, móveis, escadas ou ainda outros lugares e lá estará ela. Apesar de ser um material que pode ser usado como elemento final, o revestimento para madeira pode ajudar a criar uma decoração mais moderna e dar um toque de sofisticação aos ambientes.

Por que utilizar revestimento para madeira?

O mercado de madeiras para revestimento avançou muito em termos de qualidade, mas o material ainda apresenta algumas desvantagens significativas em comparação com outros tipos de revestimento. Dentre elas podemos citar a resistência mais baixa a riscos, arranhões e impactos, maior absorção de água, maior necessidade de manutenção e menor durabilidade.

Se você já possui locais revestidos com madeira em sua casa, empresa ou comércio e deseja substituir o material, apostar em um revestimento que possa ser utilizado sobre a madeira pode ser uma excelente opção. Isso porque você evita obras mais complexas – e consequentemente mais gastos e tempo – do que se optasse pela retirada da madeira para a colocação de um novo material.

5 materiais para utilizar como revestimento de madeira

As opções de revestimento para madeira são consideravelmente restritas, já que nem todos os revestimentos são capazes de revesti-la. Confira os melhores materiais!

Mármore

De origem calcária, o mármore é uma das pedras naturais mais utilizadas como revestimento em projetos de arquitetura e decoração. Quando pensamos em revestimento para madeira, o mármore é uma boa opção para móveis, principalmente para mesas e balcões. 

A pedra possui alta durabilidade e resistência, além de ser bastante versátil e combinar com diferentes tipos de ambientes. Outra vantagem são as diversas opções de acabamento, o que ajuda a fazer com que o material se adapte melhor a diferentes locais de instalação, proporcionando um resultado final com uma ótima estética.

revestimento para madeira

Granito

Com alta resistência e durabilidade, o granito é uma pedra bastante versátil e também se mostra como uma boa opção para revestir superfícies com madeira. Sua resistência – proporcionada pelos minerais mica, feldspato e quartzo, presentes em sua composição – evita que o material sofra com manchas, riscos, impactos e agentes naturais.

O granito ainda apresenta baixa porosidade e não possui restrições de uso, podendo ser aplicado em áreas externas e internas. Por fim, sua aparência mais luminosa e as cores mescladas características da pedra fazem com que ela seja ideal para ambientes com diferentes estilos e tipos de decoração.

revestimento para madeira

Melamínico

O melamínico – ou laminado melamínico – é um material sintético considerado bastante durável e resistente. Ele pode ser definido como uma “folha decorativa” possuindo superfície bastante lisa e fina. 

A composição do produto permite sua utilização sem restrições, ou seja, pode ser instalado em ambientes internos e externos. O material é ideal para quem gosta de manter a aparência de madeira em móveis, portas e outros elementos, já que sua aparência é muito semelhante à madeira. 

revestimento para madeira

Slim Flex

Fabricado artesanalmente na Índia, o Slim Flex é uma pedra natural, extremamente fina, leve e flexível. Esse conjunto de características faz com que a pedra seja ideal para revestir superfícies em madeira, até mesmo aquelas que são curvas, já que a pedra possui maleabilidade de até 360º. É uma pedra capaz de transmitir sofisticação ao ambiente, graças à sua aparência exótica e atrativa. 

A gama de cores, geralmente mais rústicas, permite que ela combine com diferentes ambientes, além de ser de fácil aderência, o que torna o processo de aplicação bem simples. Toda a versatilidade do Slim Flex permite que ela seja utilizada como revestimento para madeira para muito além de móveis, podendo ser instalada também em portas, colunas, painéis e muito mais.

revestimento para madeira

Nano Prime

Considerada a 4ª geração do nanoglass, o Nano Prime possui propriedades únicas e inúmeras aplicabilidades, qualidades e características que o credenciam e o diferem das demais pedras. Com alta durabilidade e resistência elevada, o material não sofre com impactos, riscos, manchas, produtos químicos, sujeiras, mofo, bactérias ou alto fluxo de pessoas.

Em relação às pedras naturais, o Nano Prime se destaca pelo seu brilho e estética contemporânea, graças à sua superfície sólida e cristalizada, 100% homogênea na cor branca. A pedra pode ser aplicada em espaços internos ou externos com a vantagem de permitir a execução perfeita de acabamentos mais detalhados, trazendo mais requinte, sofisticação e beleza aos mais variados tipos de ambientes.

revestimento para madeira

 

Quer continuar acompanhando mais dicas sobre revestimento, arquitetura e decoração. Acompanhe a Fabricati no Facebook e Instagram e confira todas as nossas atualizações!

Tags: , , , , , ,