Revestimento para escada: conheça os melhores materiais

Decoração, Revestimentos 25 de novembro de 2020

Revestimento para escada: conheça os melhores materiais

Geralmente localizada no canto de ambientes residenciais ou comerciais, a escada pode ser um grande diferencial na decoração desses espaços. Além de contar com um projeto imponente e funcional, o revestimento para escada também pode ser um aliado importante nessa missão.

Com formas, acabamentos e materiais variados, as escadas podem servir muito mais do que apenas um meio para subir aos andares superiores. Com o revestimento certo, ela pode se tornar um elemento de destaque na composição dos ambientes e trazer mais sofisticação e elegância para sua casa ou espaço comercial.

Está em dúvida sobre qual material utilizar para revestir sua escada? Neste artigo, nós vamos apresentar os melhores tipos de revestimento para escada. Confira!

Antes de escolher o revestimento para escada

A escolha do revestimento ideal para sua escada ajuda a enaltecer o projeto arquitetônico, traz mais sofisticação ao ambiente e valoriza o estilo decorativo predominante. Mas para que tudo isso seja possível, é preciso levar em consideração o estilo do piso superior ou inferior para que o revestimento combine com os demais elementos. Portanto, a escolha do revestimento ideal deve ser feita após analisar o estilo e a decoração do ambiente.

Além disso, o revestimento ideal deve ser antiderrapante para evitar quedas e escorregões, principalmente se houver crianças ou idosos que transitem na escada com frequência. A resistência ao impacto, já que o revestimento deve resistir ao peso de uma pessoa, também deve ser considerada na escolha do material. 

Quais os melhores revestimentos para escada?

Agora que você sabe os principais cuidados que deve ter ao escolher o revestimento, vamos conhecer os melhores materiais para revestir escadas!

Madeira

A madeira é considerada um material nobre que nunca sai de moda. Ela combina com praticamente todos os estilos de decoração e traz um clima mais natural para o ambiente.  A madeira ainda é bastante versátil, podendo ser combinada com outros materiais utilizados na escada, como vidro, metal e concreto. No entanto, é um material que necessita de maior cuidado e manutenção para que fique sempre com uma aparência bonita e bem cuidada.

revestimento para escada

Piso vinílico

Os pisos vinílicos são duráveis, resistentes e fáceis de limpar. Esse material possui um estilo mais rústico, por isso é importante observar o restante da decoração para que o revestimento da escada não contraste com os demais elementos. Os pisos vinílicos são bastante recomendados para espaços reduzidos, já que o design único ajuda a criar uma sensação de amplitude.

revestimento para escada

Mármore e granito

O mármore e granito são pedras naturais bastante utilizadas no revestimento de diversos tipos de projeto. Na escada, os materiais também podem ser utilizados, já que são resistentes e garantem um bom acabamento estético, além de combinarem com diferentes estilos. No entanto, o mármore só deve ser utilizado em escadas de ambientes internos, já que pode manchar com mais facilidade nas áreas externas. 

revestimento para escada

Porcelanato

O porcelanato é muito utilizado como revestimento para pisos, mas também é uma boa opção para utilizar como revestimento para escada. O material é resistente, durável e com ótimo acabamento estético, trazendo sofisticação e requinte ao ambiente. Se optar por esse material, tome muito cuidado na obra, já que o assentamento sem marcas de rejunte é que fará a diferença no resultado final.

revestimento para escada

Slim Flex

O Slim Flex é uma pedra natural, extremamente fina e leve. Seu grande diferencial está na capacidade ser flexível, o que permite que o material seja utilizado como revestimento para as partes laterais de escadas circulares. As diferentes cores e texturas tornam a pedra bastante versátil, combinando com ambientes rústicos e modernos. Além disso, pode ser utilizada como revestimento para o piso da escada, podendo ser aplicada sobre diferentes tipos de materiais. Conheça melhor o material clicando aqui.

revestimento para escada

Nano Prime

Considerado a 4ª geração do nanoglass, o Nano Prime é desenvolvido com nanotecnologia para agregar um percentual ainda maior de cristais de vidro e pós branco de mármore. Luxuoso, resistente e altamente durável, esse material é capaz de trazer muita sofisticação ao ambiente graças a sua superfície cristalizada e 100% homogênea na cor branca. Além disso, possui acabamento perfeito na execução de bordas e molduras, baixo custo de manutenção e resistência a sujeiras e bactérias. Conheça todas as vantagens e diferenciais do Nano Prime clicando aqui.

 

Quer saber como podemos te ajudar a garantir um projeto incrível para o revestimento da sua escada? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Slim Flex e Nano Prime.