Revestimento em pedra natural: 7 materiais sofisticados para usar em seu projeto
O avanço de novas tecnologias e a inovação no mercado de revestimentos permitiram criar pedras industrializadas com grande poder de sofisticação, elegância e personalização. Por outro lado, o revestimento em pedra natural não perdeu espaço e continua como uma grande tendência nos projetos de arquitetura e decoração.
Trazendo um toque de natureza aos ambientes em que são instaladas, as pedras naturais também são excelentes opções para criar espaços sofisticados e elegantes. E as opções vão muito além dos tradicionais mármores e granitos. Conheça 7 revestimentos em pedra natural que você pode utilizar em seu projeto!
Ardósia
A ardósia é uma pedra constituída, principalmente, por minerais como quartzo, grafite e material carbonoso. Apresenta alta durabilidade e uma superfície sedosa, além de possuir baixa porosidade e ser extremamente resistente a riscos, impactos e agentes naturais.
Como possui superfície lisa, a pedra confere um acabamento sofisticado aos locais em que é utilizada. O revestimento pode ser encontrado, principalmente, nas cores preto, cinza, ferrugem, grafite e verde. Devido às tonalidades mais escuras, é importante garantir que a pedra irá dialogar com o restante da decoração do ambiente.
Pedra São Tomé
É uma rocha sedimentar resultante da recristalização de arenito com formação de grãos de quartzo, fazendo parte do grupo dos quartzitos. Apresenta uma superfície lisa e regular em tons claros, sendo considerada muito sofisticada e atrativa esteticamente.
Além da beleza, a pedra se destaca por sua alta resistência contra riscos, manchas e agentes naturais, além de longa durabilidade, podendo se manter intacta por cerca de 30 anos. O material também não absorve calor, suporta altas cargas de peso e atrito e é antiderrapante.
Pedras vulcânicas
Como o próprio nome diz, essas pedras possuem origem vulcânica. Os dois principais modelos, o Hijau e o Hitam, são rochas constituídas de sedimentação de materiais vulcânicos submetidos a altas temperaturas sob a terra.
Altamente duráveis e resistentes, essas pedras trazem uma sensação de relaxamento e proximidade com a natureza. São muito utilizadas como revestimento para piscina, mas também podem ser instaladas em paredes de banheiro, pisos, jacuzzis e demais áreas molhadas.
Pedra Miracema
A pedra Miracema não é muito conhecida quando falamos em revestimento em pedra natural, mas dependendo do estilo do projeto pode ser uma escolha interessante. O material nada mais é do que um granito em sua forma bruta, ou seja, sem passar pelo processo de polimento.
É uma pedra muito resistente, com formato retangular e tonalidade acinzentada. Apesar da pouca versatilidade de cores e formatos, a Miracema é capaz de resultar em projetos modernos, podendo ser usada em fachadas, pisos de áreas externas, paredes internas, dentre outras aplicações.
Seixos
Os seixos são pedras de superfície lisa e formato arredondado, moldados pelas águas dos rios de onde essas pedras são retiradas. Esse revestimento em pedra natural pode parecer bastante simples em um primeiro momento, mas com o uso adequado pode trazer um ar de modernidade e sustentação, sem perder a ideia de proximidade com a natureza.
Suas características são capazes de passar a impressão de movimentos nas paredes e transmitem uma profunda sensação de relaxamento. As placas de seixos costumam ter tamanhos e cores diferentes, sendo muito utilizadas em banheiros, jardins, lavabos e até mesmo em cozinhas.
Pedra Portuguesa
A pedra Portuguesa é um revestimento em pedra natural composto por calcário e basalto. Mesmo com um formato irregular, o material pode trazer mais sofisticação aos ambientes, especialmente se usado para a criação de mosaicos.
Suas cores tradicionais são preto e branco, mas o material também pode ser encontrado em tons de castanho, amarelo, vermelho, azul e cinza. Como são resistentes e duráveis, podem ser usadas desde áreas de calçamentos, fachadas até revestimentos internos.
Slim Flex
O Slim Flex é uma pedra natural totalmente fina, leve e, como o próprio nome diz, flexível. Proveniente do quartzito e do xisto, é coberto por uma capa de poliéster e fibras de vidro para dar ainda mais qualidade ao produto. É isso que mantém as suas característica originais e confere maleabilidade para curvatura de até 360º.
O material é uma excelente opção de revestimento, combinando com o estilo de diferentes ambientes e atendendo às necessidades dos mais diversos projetos, oferecendo diversas vantagens, como: flexibilidade, versatilidade, resistência, baixa porosidade, sustentabilidade e facilidade de instalação.
É uma pedra capaz de transmitir sofisticação ao ambiente, graças à sua aparência exótica e atrativa. A gama de cores, geralmente mais rústicas, permite que ela combine com diferentes ambientes.
Em relação aos locais de aplicação, a versatilidade da pedra permite que ela seja ideal para diversas necessidades, sem restrições de uso. A pedra é bastante recomendada para bancadas, paredes, tetos, pisos, móveis, portas e qualquer local com curvas, como colunas, painéis, escadas, etc.
Já imaginou contar com a elegância e sofisticação do Slim Flex em seu projeto? Conheça mais detalhes do material e solicite um orçamento sem compromisso.
Tags: decoração, pedras naturais, revestimento, revestimento em pedra natural