Revestimento em pedra natural: 7 materiais sofisticados para usar em seu projeto

revestimento em pedra natural
Revestimentos 14 de outubro de 2021

Revestimento em pedra natural: 7 materiais sofisticados para usar em seu projeto

O avanço de novas tecnologias e a inovação no mercado de revestimentos permitiram criar pedras industrializadas com grande poder de sofisticação, elegância e personalização. Por outro lado, o revestimento em pedra natural não perdeu espaço e continua como uma grande tendência nos projetos de arquitetura e decoração.

Trazendo um toque de natureza aos ambientes em que são instaladas, as pedras naturais também são excelentes opções para criar espaços sofisticados e elegantes. E as opções vão muito além dos tradicionais mármores e granitos. Conheça 7 revestimentos em pedra natural que você pode utilizar em seu projeto!

Ardósia

A ardósia é uma pedra constituída, principalmente, por minerais como quartzo, grafite e material carbonoso. Apresenta alta durabilidade e uma superfície sedosa, além de possuir baixa porosidade e ser extremamente resistente a riscos, impactos e agentes naturais.

Como possui superfície lisa, a pedra confere um acabamento sofisticado aos locais em que é utilizada. O revestimento pode ser encontrado, principalmente, nas cores preto, cinza, ferrugem, grafite e verde. Devido às tonalidades mais escuras, é importante garantir que a pedra irá dialogar com o restante da decoração do ambiente.

revestimento em pedra natural

Pedra São Tomé

É uma rocha sedimentar resultante da recristalização de arenito com formação de grãos de quartzo, fazendo parte do grupo dos quartzitos. Apresenta uma superfície lisa e regular em tons claros, sendo considerada muito sofisticada e atrativa esteticamente.

Além da beleza, a pedra se destaca por sua alta resistência contra riscos, manchas e agentes naturais, além de longa durabilidade, podendo se manter intacta por cerca de 30 anos. O material também não absorve calor, suporta altas cargas de peso e atrito e é antiderrapante.

revestimento em pedra natural

Pedras vulcânicas

Como o próprio nome diz, essas pedras possuem origem vulcânica. Os dois principais modelos, o Hijau e o Hitam,  são rochas constituídas de sedimentação de materiais vulcânicos submetidos a altas temperaturas sob a terra.

Altamente duráveis e resistentes, essas pedras trazem uma sensação de relaxamento e proximidade com a natureza. São muito utilizadas como revestimento para piscina, mas também podem ser instaladas em paredes de banheiro, pisos, jacuzzis e demais áreas molhadas.

revestimento em pedra natural

Pedra Miracema

A pedra Miracema não é muito conhecida quando falamos em revestimento em pedra natural, mas dependendo do estilo do projeto pode ser uma escolha interessante. O material nada mais é do que um granito em sua forma bruta, ou seja, sem passar pelo processo de polimento.

É uma pedra muito resistente, com formato retangular e tonalidade acinzentada. Apesar da pouca versatilidade de cores e formatos, a Miracema é capaz de resultar em projetos modernos, podendo ser usada em fachadas, pisos de áreas externas, paredes internas, dentre outras aplicações.

revestimento em pedra natural

Seixos

Os seixos são pedras de superfície lisa e formato arredondado, moldados pelas águas dos rios de onde essas pedras são retiradas. Esse revestimento em pedra natural pode parecer bastante simples em um primeiro momento, mas com o uso adequado pode trazer um ar de modernidade e sustentação, sem perder a ideia de proximidade com a natureza. 

Suas características são capazes de passar a impressão de movimentos nas paredes e transmitem uma profunda sensação de relaxamento. As placas de seixos costumam ter tamanhos e cores diferentes, sendo muito utilizadas em banheiros, jardins, lavabos e até mesmo em cozinhas.

revestimento em pedra natural

Pedra Portuguesa

A pedra Portuguesa é um revestimento em pedra natural composto por calcário e basalto. Mesmo com um formato irregular, o material pode trazer mais sofisticação aos ambientes, especialmente se usado para a criação de mosaicos.

Suas cores tradicionais são preto e branco, mas o material  também pode ser encontrado em tons de castanho, amarelo, vermelho, azul e cinza. Como são resistentes e duráveis, podem ser usadas desde áreas de calçamentos, fachadas até revestimentos internos.

revestimento em pedra natural

Slim Flex

O Slim Flex é uma pedra natural totalmente fina, leve e, como o próprio nome diz, flexível. Proveniente do quartzito e do xisto, é coberto por uma capa de poliéster e fibras de vidro para dar ainda mais qualidade ao produto. É isso que mantém as suas característica originais e confere maleabilidade para curvatura de até 360­­º.

O material é uma excelente opção de revestimento, combinando com o estilo de diferentes ambientes e atendendo às necessidades dos mais diversos projetos, oferecendo diversas vantagens, como: flexibilidade, versatilidade, resistência, baixa porosidade, sustentabilidade e facilidade de instalação.

É uma pedra capaz de transmitir sofisticação ao ambiente, graças à sua aparência exótica e atrativa. A gama de cores, geralmente mais rústicas, permite que ela combine com diferentes ambientes.

Em relação aos locais de aplicação, a versatilidade da pedra permite que ela seja ideal para diversas necessidades, sem restrições de uso. A pedra é bastante recomendada para bancadas, paredes, tetos, pisos, móveis, portas e qualquer local com curvas, como colunas, painéis, escadas, etc. 

revestimento em pedra natural

Já imaginou contar com a elegância e sofisticação do Slim Flex em seu projeto? Conheça mais detalhes do material e solicite um orçamento sem compromisso.

Tags: , , ,