Revestimento de parede de banheiro: qual material utilizar em seu projeto?

revestimento de parede de banheiro
Revestimentos 15 de setembro de 2021

Revestimento de parede de banheiro: qual material utilizar em seu projeto?

A escolha do revestimento para quartos, sala e cozinha pode até ser fácil devido à diversidade de materiais que podem ser utilizados nesses ambientes, mas você sabe qual material pode ser utilizado como revestimento de parede de banheiro?

No banheiro, a proposta é aliar estética e funcionalidade para proporcionar um ambiente confortável e personalizado ao mesmo tempo em que o revestimento garante maior funcionalidade ao espaço. 

Para te ajudar a escolher o melhor revestimento, preparamos uma lista com 5 diferentes materiais que são uma boa opção para utilizar em seu banheiro. Acompanhe!

Cuidados na escolha do revestimento

Por se tratar de um ambiente úmido, o revestimento de parede de banheiro deve apresentar algumas características que vão ajudar a garantir a durabilidade do projeto e evitar dores de cabeça futuramente. Confira os principais aspectos que você deve analisar:

  • porosidade baixa ou nula;
  • boa impermeabilidade;
  • alta resistência;
  • fácil manutenção.

Além desses pontos, vale a pena considerar o acabamento do material. Como o banheiro é um ambiente com espaço reduzido, o ideal é optar por revestimentos que possibilitam um excelente acabamento final, já que isso ajuda a trazer mais elegância e sofisticação.

6 opções para usar como revestimento de parede de banheiro

Justamente pelas características do ambiente, as opções de revestimento para parede de banheiro acabam ficando mais reduzidas. Mas não se preocupe, existem várias opções que podem ser usadas no espaço e uma delas com certeza vai combinar perfeitamente com o seu banheiro.

Cerâmica

A cerâmica é um dos materiais mais tradicionais utilizados como revestimento de parede de banheiro. Diante de opções mais modernas, a cerâmica acaba se tornando menos atrativa, mas ainda assim é possível encontrar alguns revestimentos cerâmicos que são mais atuais. 

Para dar um maior destaque ao banheiro, você pode optar por cerâmicas feitas de maneira artesanal e até rústica. Isto pode garantir resultados bem artísticos e deixar seu banheiro com uma cara única.

revestimento de parede de banheiro

Porcelanato

Geralmente utilizado no piso, o porcelanato também pode ser uma opção para o revestimento de parede de banheiro, inclusive para a parede interna do box. No entanto, se você utilizar o material nas paredes, evite usar no piso e vice-versa, já que o visual pode ficar um pouco pesado e muito monótono.

A variedade de cores e modelos também pode ser um atrativo. O porcelanato madeira, por exemplo, ajuda a trazer um clima mais aconchegante e natural, enquanto o porcelanato mármore combina com uma decoração mais clássica. Contudo, é importante dar atenção ao acabamento: os modelos com acabamento acetinado são os mais indicados para áreas úmidas.

revestimento de parede de banheiro

Pastilhas

As pastilhas são materiais considerados mais simples, mas também podem trazer um charme a mais para seu banheiro. Disponíveis em inúmeros modelos, cores e tamanhos, elas podem ser de vidro, cerâmica ou resina.

Como são compostas por muitas peças pequenas, as paredes com pastilhas ajudam a trazer a sensação de amplitude ao ambiente. Mas não exagere, o ideal é utilizar as pastilhas somente em uma parede ou em uma faixa da parede, como acima da pia.

revestimento de parede de banheiro

Cimento queimado

Tendência de decoração nos últimos anos, o cimento queimado é uma técnica que mistura cimento, água e areia aplicada sobre o piso bem nivelado. O material apresenta espessura fina e alta resistência à água, o que o torna ideal para banheiro.

Com uma estética mais rústica e industrial, o cimento queimado pode combinar muito bem com diferentes estilos de decoração. E mesmo com uma estética simples, pode trazer mais elegância e modernidade aos ambientes.

revestimento de parede de banheiro

Nano Prime

Desenvolvido com nanotecnologia, o Nano Prime leva em sua composição um percentual maior de cristais de vidro e pó de mármore branco, tornando-o mais puro dos Nanoglass. Em comparação com pedras naturais, o material é muito mais denso, resistente e brilhante, características que o tornam com uma qualidade superior.

Sua superfície sólida e cristalizada possui absorção nula de líquidos e um brilho intenso e espelhado. Além disso, a superfície é 100% homogênea na cor branca, o que torna o material extremamente sofisticado e elegante. O Nano Prime ainda possui alta durabilidade e elevada resistência.

Para os diferentes cantos, formatos e superfícies do banheiro, o Nano Prime permite a execução perfeita de acabamentos mais detalhados, ajudando a deixar o ambiente ainda mais sofisticado.

revestimento de parede de banheiro
Projeto: Janaina Naves

Slim Flex

O Slim Flex é uma pedra natural, extremamente fina, leve e flexível. Proveniente do quartzito e do xisto, é fabricado na Índia em um processo artesanal que mantém as propriedades naturais da pedra, garantindo beleza e resistência.

O processo é cuidadoso e delicado. A pedra é revestida com uma camada de resina de poliéster e fibra de vidro. É isso que mantém as suas característica originais e confere maleabilidade para curvatura de até 360º­.

Fácil de ser transportado e de instalação super rápida e limpa, o Slim Flex pode ser aplicado em superfícies planas ou curvas. Como o material é poroso, o ideal é impermeabilizá-lo para ser usado como revestimento de parede de banheiro, podendo ser aplicado, por exemplo, sobre a cerâmica ou cimento. 

revestimento de parede de banheiro
Projeto: Rodrigo Castro e Rodrigo Maakaroun

 

Que tal utilizar o Nano Prime ou o Slim Flex no revestimento da parede de seu banheiro? Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso. 

 

Tags: , , ,