Revestimento de parede 3D: conheça essa nova tendência de decoração

revestimento de parede 3D
Decoração, Revestimentos 3 de setembro de 2020

Revestimento de parede 3D: conheça essa nova tendência de decoração

O universo da decoração e design de interiores está sempre se renovando e trazendo novas tendências para o mercado. O grande exemplo do momento é o revestimento de parede 3D, uma alternativa bastante interessante para quem deseja criar ambientes modernos e diferenciados.

Se você deseja trazer mais vida, cor e personalidade às paredes da sua casa, o revestimento 3D pode ser um grande aliado nessa missão. Capaz de decorar e transformar paredes, o material é extremamente versátil e possui um estilo único que combina com qualquer tipo de decoração. 

Neste artigo, vamos apresentar as principais vantagens, tipos de revestimento de parede 3D e onde utilizá-lo. Continue a leitura para saber mais!

O que é revestimento de parede 3D?

O revestimento de parede 3D é formado por um conjunto de placas que formam painéis tridimensionais para serem fixados à parede. Como o próprio nome diz, o material é 3D, ou seja, possui profundidade, o que o diferencia de outros revestimentos comuns, que geralmente são lisos e sem alto-relevo.

Quais as vantagens?

Geralmente, o uso de revestimento de parede 3D está associado apenas ao acabamento estético que o material confere aos ambientes. No entanto, esse tipo de revestimento apresenta outras vantagens significativas. Confira as principais:

Acabamento estético

Não dá para negar que essa é a grande vantagem na aplicação de revestimentos 3D. Com um efeito moderno, elegante e original, as placas tridimensionais são capazes de mudar totalmente a beleza do ambiente. O design do material é muito atrativo, traz sensação de movimento e faz com que a parede que recebe o produto seja o grande destaque do espaço. Esse é um dos grande motivos que justificam ele ter se tornado uma tendência.

Custo-benefício

Não é só em beleza que o revestimento de parede 3D se destaca. O material também apresenta alta durabilidade e resistência – desde que você escolha o produto certo. Assim, a beleza somada à qualidade fazem com que o revestimento 3D seja um excelente investimento com baixo custo. Geralmente, as placas mais comuns ficam entre R$50 e R$100 por m².

Versatilidade

Com diferentes cores e texturas, os revestimento 3D combinam com qualquer ambiente. Mas para não deixar o ambiente muito sobrecarregado, o ideal é sempre optar por revestir apenas uma parede. Além disso, não se esqueça de que todos os itens que compõem o ambiente devem conversar entre si.

Fácil aplicação

Nada melhor do que aplicar um revestimento que não precisa de uma grande reforma e não faz sujeira, não é mesmo? O revestimento de parede 3D é exatamente assim. A aplicação do material necessita apenas de uma cola especial e pode ser feita até mesmo por você. A manutenção também é bastante simples: apenas um pano úmido já é capaz de manter as peças limpas.

revestimento de parede 3D

Quais são os tipos de revestimento de parede 3D?

Os revestimentos 3D podem ser encontrados em diferentes materiais. Cada um deles possui características particulares que devem ser consideradas na hora da escolha para garantir o melhor resultado. Conheça os tipos mais comuns:

Gesso

Considerado o tipo mais comum, o revestimento 3D em gesso é mais leve e mais barato. O material é bastante versátil, podendo ser encontrado pronto ou feito na hora, além de apresentar a possibilidade de receber pintura e outros acabamentos após a sua instalação. No entanto, seu uso não é recomendado em ambientes externos, cozinhas e banheiros, já que não é um material resistente à umidade.

Porcelanato

Assim como os revestimentos tradicionais de porcelanato, o revestimento 3D é fabricado a partir de materiais nobres, tornando-o mais resistente e durável. Tratando-se de revestimento 3D em porcelanato, uma boa alternativa é o uso de peças em grande formato, dando mais destaque e trazendo mais sofisticação ao ambiente. Sua aplicação é bastante comum em cozinhas e banheiros.

Cimentício

Como o próprio nome diz, o revestimento 3D cimentício é feito à base de cimento, o que confere mais resistência e durabilidade ao material. Justamente por ser resistente e durável, pode ser utilizado em ambientes internos e externos. Por outro lado, são mais pesados e apresentam um custo maior.

revestimento de parede 3D

Revestimento de parede 3D: onde utilizar?

Por se tratar de um material prático e versátil, o revestimento de parede 3D pode ser aplicado em qualquer ambiente, desde que você tenha cuidado na escolha do material. É sempre importante conferir o volume do revestimento e certificar de que as peças combinam com o estilo de decoração do ambiente. Veja as nossas sugestões de uso:

Cozinha

A aplicação de revestimento 3D na cozinha ajuda a deixar o ambiente ainda mais aconchegante e com maior sensação de bem-estar. O ideal é aplicá-lo atrás da pia ou em uma parede sem eletrodomésticos e utensílios. Para trazer mais leveza ao ambiente, prefira cores mais claras, como o branco, off-white ou nude.

Quarto

Os quartos da sua casa podem ficar muito mais acolhedores e personalizados com a aplicação do revestimento 3D. Nestes ambientes, prefira evitar os modelos com muito volume, principalmente se o espaço for pequeno, e opte por peças com desenhos mais suaves. Uma boa dica é realizar a aplicação na parede da cabeceira da cama.

Salas

Seja na sala de estar ou na sala de jantar, o revestimento 3D traz muito mais sofisticação a esses ambientes. A recomendação é aplicar o revestimento em paredes que não tenham janelas, móveis ou quinas para não atrapalhar o grande destaque que o revestimento deve ter. Além disso, uma boa iluminação e  jogo de luzes pode dar ainda mais destaque à parede que receber o revestimento.

Banheiro

Mesmo que o espaço seja reduzido, o revestimento de parede 3D também é uma boa escolha para os banheiros. Nesse caso, prefira peças menores para não comprometer a funcionalidade do ambiente. Ah, e não se esqueça de escolher um material resistente à umidade.

Quer continuar acompanhando nossas dicas novidades e conteúdos? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro!

Tags: , , ,

WhatsApp chat