Revestimento de cozinha: conheça os materiais mais indicados

revestimento de cozinha
Decoração, Revestimentos 8 de julho de 2020

Revestimento de cozinha: conheça os materiais mais indicados

Considerado um dos ambientes centrais de qualquer casa, a cozinha é muito mais do que apenas um local para preparar refeições. É, também, um espaço para reunir a família e os amigos para aproveitar bons momentos de descontração e lazer ao redor da mesa. Para deixar esses momentos ainda melhores, escolher o revestimento de cozinha ideal pode fazer toda a diferença para deixar o ambiente mais aconchegante.

Dentre todos os ambientes da casa, a cozinha merece uma atenção especial quando falamos em revestimento. Isso porque, além do piso, a parede e a bancada do ambiente são elementos de destaque e precisam de muito cuidado e atenção para fazer a escolha certa. 

Para garantir que o seu projeto fique incrível, reunimos os principais materiais que você pode utilizar no revestimento da parede, piso e bancada da sua cozinha. Acompanhe!

O que considerar ao escolher o revestimento de cozinha?

Antes de tudo, é preciso entender que nem todos os tipos de revestimento podem ser utilizados na cozinha. Alguns materiais podem perder a qualidade se expostos à algumas características particulares do ambiente, como a alta umidade. Portanto, na hora de escolher o revestimento da cozinha é preciso considerar os seguintes fatores: 

Resistência

Seja para a parede, piso ou bancada, o revestimento de cozinha sempre deve possuir alta resistência e durabilidade. Para a bancada, por exemplo, é importante que o material escolhido tenha boa resistência à abrasão, umidade e riscos. Materiais pouco resistentes podem apresentar riscos e manchas com maior facilidade. 

Funcionalidade

O preparo das refeições pode acabar deixar a cozinha gordurosa, úmida e quente. Por isso, os materiais escolhidos devem ser funcionais no momento da limpeza. Nada de escolher revestimentos que possuam manutenção demorada ou que necessitem de diversos tipos de produto para serem limpos. Funcionalidade é palavra de ordem na cozinha!

Personalização

Por último, mas não menos importante: a personalização. Como a cozinha é um ambiente destinado ao preparo de refeições – considerado uma terapia para muita gente – e para curtir bons momentos em família, é preciso que ela tenha um toque de personalização. Ao deixá-la com a sua cara, você cria um espaço muito mais aconchegante, confortável e agradável.

revestimento de cozinha

Revestimento para parede

Por ocupar uma área maior, a parede chama bastante atenção na cozinha. Para além do tradicional azulejo, existem outros materiais que você pode usar em seu projeto. Confira!

Pastilha

Com cores, formatos, tamanhos e acabamentos diferenciados, as pastilhas garantem mais vida e personalização às paredes da cozinha. Além da versatilidade visual, elas estão disponíveis em diferentes materiais, como vidro, cerâmica ou resina. Uma grande vantagem é que elas promovem a sensação de maior amplitude ao ambiente, o que pode ser interessante para cozinhas menores.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é um material interessante para quem deseja ter uma cozinha mais personalizada e colorida. Esses materiais estão disponíveis em inúmeros desenhos e cores, além de ser possível fornecer o desenho que você deseja, dependendo do fornecedor. No entanto, cuidado com o exagero: como são muito marcantes, o mais recomendado é instalar o material em apenas uma das paredes.

Cimento queimado

Considerado uma tendência no universo da decoração, o cimento queimado pode ser utilizado em diferentes espaços, como a parede da cozinha. Esse material é indicado para criar um ambiente mais clean e moderno, ajudando a trazer mais sofisticação. Além disso, é um material que apresenta alta resistência à água.

Revestimento para o piso

Com diversas opções no mercado, os revestimento para pisos de cozinha devem combinar com o restante do ambiente e serem resistentes a impactos. Confira alguns materiais que você pode utilizar:

Porcelanato

O porcelanato tem sido cada vez mais utilizado como revestimento de cozinha. Essa preferência não é à toa: o material combina com qualquer estilo e sua superfície lisa e espelhada ajuda a deixar o ambiente mais moderno e sofisticado. Também possui alta resistência e baixa absorção de água, além de ser fácil de limpar.

Cerâmica

Esse tipo de revestimento de cozinha pode ser interessante para quem está em busca de um material com diferentes cores, texturas, modelos e um preço mais acessível. Contudo, em comparação com o porcelanato, por exemplo, a cerâmica costuma ser menos resistente. Lembre-se de analisar esse fator na hora da escolha.

Mármore e granito

Os pisos de mármore e granito são práticos, fáceis de limpar e ajudam a disfarçar a sujeira. Como são extraídos de rochas naturais, as opções de texturas e cores acabam ficando mais limitadas, apesar de os materiais combinarem com diferentes estilos. O granito é mais resistente a infiltrações que o mármore, e portanto mais recomendado também. Porém, ambos são opções modernas e funcionais.

Revestimento para bancada

A bancada costuma ser o grande destaque da cozinha e seu revestimento precisa ser pensado com muita atenção, já que esse é o local que o material pode sofrer mais impactos. Saiba quais revestimentos você pode usar:

Granito

Além de ser usado no piso, o granito é um dos materiais mais utilizados nas bancadas de cozinha. A pedra é resistente à água, manchas de gordura e outros resíduos, além de ser fácil de limpar. Além de seu aspecto estrutural, o granito também é interessante visualmente, sendo capaz de garantir qualidade e modernidade à cozinha.

Ardósia

Constituída por minerais como quartzo, grafite e material carbonoso, a ardósia apresenta baixa porosidade, resistente a riscos, impactos e agentes naturais, além de ser um bom isolante térmico e suportar altas temperaturas. Sua coloração escura proporciona mais sofisticação, mas é preciso que harmonize com os demais elementos do ambiente. 

Corian

Ainda pouco conhecido, o Corian é um material bastante versátil e combina com diferentes estilo de cozinha. Também apresenta baixa porosidade e alta resistência a riscos e impactos, porém não é tão resistente a altas temperaturas. Colocar panelas quentes sobre o material, por exemplo, não é recomendado.

Conheça o Nano Prime

Como vimos, existem diferentes tipos de materiais indicados para a parede, piso e bancada da cozinha. No entanto, o Nano Prime é um material totalmente versátil, podendo ser utilizado como revestimento em toda a cozinha. Desenvolvido com nanotecnologia, sua densidade, resistência e porosidade nula o tornam ideal para os mais diversos tipos de projeto, agregando valor, exclusividade e praticidade.

A resistência, aliás, é uma das grandes características do material. O Nano Prime se destaca por ser altamente resistente a diversos elementos, como: riscos, abrasão, impacto, compressão, manchas, mudanças de temperatura, ácidos, alcalinos, sujeiras e bactérias.

A superfície sólida e cristalizada, 100% na cor branca, traz uma sofisticação inigualável e, se utilizado em todo o revestimento de cozinha, cria um ambiente mais clean, elegante e muito moderno. Vale lembrar que superfícies brancas ainda são preferência nas cozinhas porque transmitem a sensação de limpeza, frescor e higiene.

Para os diferentes cantos, formatos e superfícies da cozinha, o Nano Prime permite a execução perfeita de acabamentos mais detalhados, ajudando a deixar o ambiente ainda mais sofisticado. A fácil manutenção é outro destaque: sua estrutura compacta aliada à  superfície cristalizada não retém poeira ou sujeira e com uma simples limpeza volta a ter sua aparência original.

Super Nano Prime
Projeto:
Luciana Savassi
Marcos de Paula

Que tal ter o Nano Prime no revestimento da sua cozinha? Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Tags: , , , ,

WhatsApp chat