Projeto de cozinha personalizado: saiba como elaborar o seu

projeto de cozinha
Arquitetura, Decoração 14 de junho de 2019

Projeto de cozinha personalizado: saiba como elaborar o seu

Para quem gosta de cozinhar ou simplesmente viver em um lar prático e funcional, contar com um projeto de cozinha personalizado pode ser um verdadeiro sonho de consumo. E transformar esse sonho em realidade está cada vez mais próximo. Se antes exigiam um alto investimento, hoje já é possível planejar esse importante ambiente com valores acessíveis e com um excelente custo-benefício final.

Como é um espaço que desempenha várias funções, que vão desde o preparo de alimentos, local para refeições até a recepção de amigos e familiares para encontros e jantares, o projeto de cozinha deve ser muito bem elaborado e planejado para que o ambiente possa atender às necessidades dos moradores, além de ser funcional e atrativo visualmente.

projeto de cozinha

Por que fazer um projeto personalizado para sua cozinha?

Nossa casa é um local onde planejamos viver por longos anos e até décadas, certo? Partindo desse princípio, contar com um ambiente personalizado e que atenda suas necessidades pode trazer muito mais conforto e praticidade para seu dia a dia.

Com o melhor aproveitamento do espaço e o correto uso de móveis e eletrodomésticos é possível deixar a cozinha com o seu estilo, seja morando sozinho ou com sua família. Isso porque os projetos personalizados levam em conta toda a estrutura do local e o estilo do morador, sem esquecer da funcionalidade que o ambiente exige.

Além disso, por ser um local que frequentamos diariamente, um projeto personalizado garante maior praticidade em todas as atividades, contribuindo para diminuir o trabalho, facilitar a vida cotidiana e até mesmo evitar acidentes.

Passo a passo para elaborar seu projeto de cozinha

Elaborar um projeto de cozinha exige muito estudo e planejamento, mas com as dicas abaixo vai ficar muito mais fácil criar um projeto incrível para sua casa. Confira!

Estude o espaço disponível

A estrutura da cozinha é um dos poucos itens que você não pode alterar no ambiente. Como o local já está construído, é necessário adaptar seus desejos e necessidades ao espaço disponível, a não ser que você queira fazer uma pequena reforma, mas desde que não prejudique a estrutura do imóvel.

Para garantir o sucesso do projeto, o primeiro passo é tirar todas as medidas do cômodo para que cada centímetro possa ser aproveitado da melhor maneira possível. Se você já possui os móveis e eletrodomésticos, também é importante conhecer as medidas para facilitar o estudo da melhor disposição para cada objeto. 

Identifique suas necessidades 

Qual a principal função da cozinha em sua casa? Ter a resposta para essa pergunta vai colaborar, e muito, para elaborar seu projeto. Como as principais finalidades da cozinha podem variar de casa para casa, cada projeto precisa atender às demandas exclusivas de cada pessoa. 

Não se esqueça de que atender suas principais necessidades é o objetivo principal de realizar um projeto personalizado. Se você não costuma cozinhar muito, por exemplo, pode priorizar outros aspectos do local, mas se você é um cozinheiro de mão cheia, é importante pensar na altura das bancadas, na disposição do fogão, etc. 

Defina o estilo da cozinha

Seu projeto de cozinha só será realmente personalizado se você deixá-lo do seu jeito, certo? Para isso, você precisa definir qual estilo deseja adotar para o ambiente: clássico, moderno, vintage? Com cores neutras ou mais fortes? Com destaque para a madeira, metal ou outro material?

Enfim, tenha em mente qual estilo você deseja para sua cozinha. A partir dessa definição, fica muito mais fácil pensar nos móveis, eletrodomésticos e demais detalhes para o espaço. Não se esqueça de que todos os elementos devem dialogar para criar um ambiente atrativo visualmente.

Priorize a disposição de móveis e eletrodomésticos

Começar definindo qual é o melhor local para a geladeira e para o fogão, por exemplo, pode ser uma dica valiosa se você está com dificuldade em começar a mobiliar o espaço. Como são eletrodomésticos essenciais e que costuma ser utilizados diariamente, é importante que eles tenham uma localização estratégica para garantir funcionalidade no uso.

A disposição dos demais eletrodomésticos também deve ser pensada antes de partir para a execução do seu projeto de cozinha. Com o planejamento da disposição de cada objeto, você aproveita melhor aproveitamento de espaço, além de garantir mais assertividade na fabricação dos móveis planejados para acondicionar cada eletrodoméstico e demais objetos.

Escolha o revestimento

O revestimento de paredes, pisos e bancadas da cozinha fazem toda a diferença para trazer sofisticação e modernidade ao ambiente. Mas na hora de escolher os materiais, é preciso cuidado redobrado, já que nem todos são adequados para o local.

projeto de cozinha

O ideal é optar por pedras para cozinha ou outros tipos de revestimento adequados às características do local, devendo possuir, sobretudo, alta resistência, durabilidade e baixa porosidade. E não se esqueça das cores. Criar um ambiente harmônico, em que revestimentos, móveis e eletrodomésticos dialoguem entre si deixa o ambiente muito mais atrativo visualmente.

 

As dicas acima podem te ajudar a elaborar um projeto de cozinha personalizado, mas na prática podem surgir muitas dúvidas e dificuldades. Por isso, o mais adequado é contar com a ajuda de profissionais especializados, já que possuem conhecimento aprofundado no assunto. Com a ajuda de um profissional da área, você irá ter muito mais chances de contar com um projeto funcional e personalizado. 

Gostou do nosso artigo? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas dicas, novidades e conteúdos!

Tags: , , ,

WhatsApp chat