Pisos vinílicos: conheça as principais vantagens e saiba onde utilizar

pisos vinílicos
Decoração, Revestimentos 5 de abril de 2019

Pisos vinílicos: conheça as principais vantagens e saiba onde utilizar

A quantidade de opções de pisos, seja para construção ou reforma, é imensa. Enquanto a maioria das pessoas está familiarizada com cerâmicas, porcelanatos, granitos e mármores, outras alternativas como os pisos vinílicos estão ganhando cada vez mais espaço. Afinal, dependendo de onde o piso será instalado, eles apresentam soluções mais interessantes.

Podendo ser encontrados em diversos formatos (placas, réguas, mantas, entre outros), os pisos vinílicos são conhecidos pela versatilidade que apresentam, sendo representada não apenas nos diferentes modelos, mas também nos locais onde podem ser instalados sem que percam suas propriedades.

Caso você esteja se perguntando, por não conhecer o termo, os pisos vinílicos também são chamados de pisos de PVC, graças aos materiais que, acompanhados de minerais, os compõem. Tal composição faz com que muitos arquitetos optem por eles quando trabalham com reformas (sua instalação não exige o famoso e incômodo quebra-quebra).

No texto que a Fabricati preparou para você, nós iremos mostrar um pouco mais sobre os pisos vinílicos. Além de contar exatamente o que eles são, nós apresentaremos algumas de suas incontáveis vantagens e indicaremos os melhores locais para instalação. Continue a leitura abaixo e saiba mais!

O que são pisos vinílicos?

Como já citamos brevemente acima, pisos vinílicos nada mais são que revestimentos feitos de PVC e minerais. Alguns modelos, no entanto, podem apresentar também aditivos em suas composições. E, como você poderá ver mais detalhadamente abaixo, as vantagens apresentadas por eles, especialmente para residências, são as mais variadas.

Entre elas, podemos citar a resistência e durabilidade, a facilidade de instalação, a acústica diferenciada, a variedade de modelos e o baixo custo de investimento. Por todos esses fatores, costumam ser a primeira opção para restaurações mais rápidas. Por poderem ser instalados aos poucos, são considerados também para modificações menores.

pisos vinílicos

Quais são as vantagens?

São ecológicos

Entre tantas alternativas disponíveis no mercado, há aquelas que são feitas com materiais reciclados. Para os amigos da natureza, estas são as mais adequadas. Além de alguns dos pisos serem reciclados, muitos deles são também recicláveis, criando um ciclo.

No entanto, o fator ecológico não vem só dos materiais. Graças à tecnologia na fabricação, a limpeza é realizada mais facilmente, o que ajuda a economizar água.

Instalação simples e rápida

Quando comparamos com outros pisos, como o porcelanato e a cerâmica, os vinílicos são bem mais práticos. Enquanto os anteriores exigem processos mais complexos (sem contar a destruição e a sujeira), os pisos de PVC podem ser aplicados com autoadesivos e colas, dependendo do modelo. Qualquer que seja, ambos apresentam alta facilidade.

Porém, vale deixar claro: ainda que a instalação realmente seja simples, ela não deve ser feita por alguém que não seja profissional. Apenas uma pessoa qualificada poderá aplicar o piso sem defeitos.

Possuem boa termoacústica

O elemento termoacústico (também conhecido como “sanduíche” no caso de telhas) diz respeito ao isolamento térmico e sonoro. Na prática, isso quer dizer que pisos vinílicos abafam os sons na saída e impedem a entrada. Ao mesmo tempo, auxiliam na manutenção de temperaturas agradáveis, tanto nos invernos mais frios quanto nos verões mais quentes.

São fáceis de limpar

Se você costuma perder tempo e paciência limpando a casa, esta é para você. Para limpar um piso vinílico, basta remover o excesso de sujeira (o que não é muito, visto que eles não acumulam poeira) com uma vassoura e passar um pano úmido. Isso será o suficiente para que ele pareça novo.

Algo que facilita ainda mais a limpeza é o fato de que os vinílicos são resistentes a manchas e quase não absorvem líquidos. Algumas opções com mais camadas ainda protegem o piso de riscos.

Podem ser instalados sobre outros revestimentos

Quem já trocou o piso de casa sabe o transtorno que o processo traz. Não só a reforma causa uma quantidade enorme de sujeira, como inviabiliza totalmente o uso do cômodo em questão. Pisos vinílicos, por outro lado, não exigem nada disso.

A instalação adesivada permite que eles sejam aplicados por cima de outros revestimentos, desde que o contrapiso esteja limpo e nivelado.

Variedade de modelos

Quase como se a variedade de formatos e métodos de instalação não fosse suficiente, os pisos vinílicos também apresentam uma enorme variedade de modelos. Com opções para todos os gostos, eles podem ser adaptados para qualquer ambiente.

Alguns exemplos que podem ser encontrados são: peças coloridas para espaços mais descontraídos como quartos infantis, peças que simulem outros materiais como mármore e madeira, entre outros.

pisos vinílicos

Onde utilizar pisos vinílicos?

Por maior que o número de vantagens dos pisos vinílicos seja grande, isso não significa que certos cuidados não precisem ser tomados. O principal deles tem relação com o local certo para ser instalado. Em casas, esses pisos podem ser colocados em salas e quartos. Espaços muito úmidos, como banheiros, por exemplo, devem ser evitados, pois a maioria das colas não é resistente à água.

Outro detalhe é que, ainda que a aplicação mais comum seja em residências, nada impede que eles sejam levados para estabelecimentos e empresas. Desde que mantenha-se o cuidado com a umidade, a maior circulação de pessoas não representará problemas.

pisos vinílicos

 

Pisos vinílicos são apenas uma das diversas opções de revestimentos com personalidade e sofisticação. Para conhecer outras, acesse o site da Fabricati! Com solidez, inovação e modernidade, nós estamos prontos para atender todas as suas necessidades e superar suas expectativas!

 

Tags: ,

WhatsApp chat