Piso para piscina: qual a melhor opção para utilizar na borda?

piso para piscina
Decoração, Revestimentos 15 de fevereiro de 2019

Piso para piscina: qual a melhor opção para utilizar na borda?

Você já deve ter presenciado ou assistido algum vídeo em que ocorrem quedas ao redor da piscina, certo? Esses acidentes, além da falta de cuidado das pessoas, estão diretamente relacionados ao piso para piscina utilizado na borda. Na maioria das vezes, as quedas acontecem justamente porque o material instalado não é o mais adequado.

Para garantir o conforto e segurança de quem frequenta as piscinas, o piso da borda precisa atender a dois requisitos básicos: ser atérmico e, principalmente, antiderrapante. Atérmico para evitar que os raios do sol aqueçam demais a área em volta da piscina e antiderrapante para que não fique escorregadio quando estiver molhado.

Além disso, é fundamental que o piso para piscina seja resistente contra água, afinal é comum que a borda da piscina fique molhada. Confira alguns tipos de revestimento para a borda que você pode utilizar em seu projeto!

Pedras naturais

A maioria das pedras naturais são antiderrapantes e podem ser encontradas em diversas cores, tamanhos e formatos, o que as torna uma excelente opção para o piso da borda. Elas também ajudam a deixar o ambiente com um aspecto mais natural e criar uma maior proximidade com a natureza.

Algumas pedras mais sofisticadas são capazes de transformar totalmente o ambiente, fazendo com que a piscina lembre uma praia, por exemplo. Outras opções trazem um ar moderno e inovador, deixando o ambiente contemporâneo e até mesmo futurista.

Além dessas vantagens, as pedras são extremamente resistentes e duráveis, representando um excelente custo-benefício para o projeto. Uma pequena desvantagem é que são materiais que acumulam mais sujeiras, mas nada que uma limpeza cuidadosa não possa resolver.

piso para piscina

Madeira

A madeira é um material muito utilizado ao redor da piscina, principalmente em deques. É importante observar se a madeira que você pretende utilizar é resistente contra à ação do tempo, raios solares e, principalmente, à água.

Um dos pontos negativos da madeira é que o material possui uma manutenção mais trabalhosa em comparação com os outros tipos de piso para piscina. De tempos em tempos, a madeira precisa receber aplicações de resina para evitar que sofram desgastes.

Além disso, é necessário realizar tratamentos específicos do material com verniz e inseticidas, a fim de evitar a infestação de cupins.

piso para piscina

Cerâmica

A cerâmica pode ser usada tanto para o revestimento interno quanto externo. Para a borda, a cerâmica é recomendada por ser um material resistente à exposição solar, apesar de ser mais suscetível à manchas com o passar do tempo.

O revestimento em cerâmica pode ser encontrado em várias cores, tamanhos e texturas, mas é preciso ficar atento na hora da escolha, já que nem todos são atérmicos e antiderrapantes como precisa ser o piso ideal para a borda da piscina.

A cerâmica é uma boa opção para quem não quer gastar muito com a piscina, já que é um dos materiais com o menor valor, mas em relação à qualidade, pode não apresentar o melhor custo-benefício.

piso para piscina

Granito

Conhecido por sua durabilidade e facilidade de manutenção, o granito oferece muita versatilidade, adequando-se aos mais variados tipos de projetos. Seu alto grau de resistência aliado à capacidade atérmica tornam o material mais uma boa opção para a borda da piscina.

O granito imprime sofisticação e beleza aos ambientes em que é instalado. Na piscina, não é diferente. Se você deseja criar um ambiente clean e sofisticado, o granito pode ser uma excelente escolha.

Contudo, é necessário que ele passe por um tratamento especial para se tornar antiderrapante, já que sua superfície natural é bastante lisa e pode se tornar escorregadia em contato com a água.

piso para piscina

Como escolher o piso para piscina ideal?

Além de levar em consideração fatores básicos como conforto, segurança e baixa porosidade, o piso para piscina deve ajudar a criar um ambiente relaxante e que cause bem-estar nas pessoas.

A escolha correta contribui para incrementar o ambiente ao redor da piscina e fazer com que você, seus familiares e suas visitas possam aproveitar bons momentos à beira da água.

Além dos pisos, vale a pena analisar a possibilidade de instalar um deque ou criar uma pequena área com grama próxima à piscina. Isso ajuda a deixar o ambiente mais descontraído e traz uma estética natural e, ao mesmo tempo, sofisticada ao local.

Para que não haja erro na escolha do piso para piscina, o ideal é contar com a ajuda de profissionais especializados que irão te ajudar a definir o melhor material. Lembre-se que isso é uma tarefa que deve ser feita com calma, já que é um investimento feito para durar longos anos.

Se restou alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer lhe ajudar!

Tags: , ,

WhatsApp chat