Piso de madeira: vale a pena utilizar o material em sua casa?

Reforma, Revestimentos 12 de novembro de 2019

Piso de madeira: vale a pena utilizar o material em sua casa?

Escolher o revestimento para o piso é uma etapa importante para qualquer projeto de arquitetura ou decoração. Como forma de garantir um toque de classe e elegância a qualquer tipo de ambiente, o piso de madeira é uma tendência que está voltando a ganhar espaço no mercado de revestimentos, mas será que realmente vale a pena utilizar esse material?

Para além da questão estética, é preciso analisar outros fatores que contribuem para a funcionalidade e durabilidade do projeto como um todo. Diferente de pedras naturais ou industrializadas usadas como revestimento de pisos, a madeira possui características muito particulares e, justamente por isso, é preciso ter cuidado na hora de optar por esse tipo de revestimento.

Neste artigo, vamos apresentar as principais vantagens e desvantagens do piso de madeira para que você possa fazer um balanço e analisar se vale a pena utilizar o material em sua casa. Acompanhe!

Vantagens do piso de madeira

Algumas características da madeira fazem com que o material seja bastante vantajoso como revestimento para o piso. Abaixo, você confere as principais vantagens:

Estética

Sem dúvidas, a estética da madeira é uma das grandes vantagens da madeira. Sua aplicação no revestimento de pisos ajuda a transmitir uma sensação de sofisticação aos espaços, além de trazer uma maior proximidade com a natureza, o que também contribui para criar ambientes mais aconchegantes e confortáveis.

Versatilidade

Por proporcionar sofisticação e um toque clássico ao mesmo tempo, os pisos de madeira possuem uma versatilidade que os tornam ideais para qualquer tipo de ambiente, desde o quarto até a sala de jantar. Somado a isso, o material também pode ser encontrado em diferentes formas, tamanhos e tipos, o que o torna propício para a aplicação em diferentes tipos de espaços.

Conforto térmico

A madeira natural é um material que apresenta um bom desempenho térmico e ajuda a manter a temperatura constante em diferentes épocas do ano. Isso quer dizer que ela não absorve calor em excesso durante o verão e não fica muito fria durante o inverno. Dessa forma, o isolamento térmico do material contribui para deixar o ambiente mais aconchegante e sem grandes variações térmicas.

Valorização

Por ser um revestimento sofisiticado, a madeira contribui para a valorização do imóvel e pode ser um atrativo interessante para quem deseja vender sua casa ou apartamento. Mas para isso, é importante contar com um projeto de qualidade em que o piso para madeira tenha sido instalado corretamente e realmente ajude a transmitir mais sofisticação ao ambiente.

piso de madeira

Desvantagens do piso de madeira

Apesar de suas vantagens, a madeira também apresenta algumas desvantagens. Confira as principais:

Baixa resistência 

Quando conservada da maneira adequada, a madeira pode apresentar uma resistência considerável. Contudo, em comparação com outros revestimentos, o material possui uma resistência mais baixa, sobretudo em relação à umidade e impactos causados pela queda de objetos ou o arrastar de móveis. Essa característica pode comprometer a durabilidade do projeto e exigir reformas ou reparos com pouco tempo de instalação.

Manutenção periódica

A madeira natural exige manutenção periódica para refazer a camada protetora de verniz e evitar o desgaste do material com o passar do tempo. Portanto, é preciso encerar o piso regularmente com produtos adequados e garantir cuidados no dia a dia para evitar que o material perca a qualidade. Quando sua superfície apresentar manchas, corrosões ou desgastes aparentes, o ideal é que o material seja trocado ou ao menos restaurado.

Preço elevado

Por trazer sofisticação e elegância aos ambientes, o piso de madeira acaba sendo bastante valorizado no mercado, o que faz com que seu preço seja mais elevado em relação a outros tipos de revestimentos.

piso de madeira

Pisos que imitam madeira são uma boa alternativa

Para não precisar lidar com as desvantagens dos pisos de madeira naturais, uma alternativa é recorrer aos revestimentos que imitam a madeira. O efeito não é exatamente o mesmo, mas geralmente os materiais apresentam uma resistência mais elevada, além de possuir uma estética bastante similar e não necessitar de manutenções frequentes.

Além disso, muitos materiais que imitam madeira também apresentam isolamento térmico eficiente e trazem muito mais durabilidade ao projeto. Existem diversas opções que você pode utilizar em sua casa, mas os pisos vinílicos, pisos laminados e o porcelanato são os principais materiais indicados por profissionais da área. Todos eles possuem variações que imitam madeira e podem ser utilizados em diferentes tipos de projeto.

Gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para acompanhar nossos conteúdos. Até a próxima!

Tags: , , ,

WhatsApp chat