Pedras para revestimento externo: 5 opções para utilizar em seu projeto

Decoração, Revestimentos 27 de maio de 2019

Pedras para revestimento externo: 5 opções para utilizar em seu projeto

Muitas vezes deixadas de lado em virtude da priorização de revestimentos internos, sobretudo para cozinhas e banheiros, as pedras para revestimento externo podem fazer toda a diferença no projeto de sua casa. Como as áreas externas funcionam como o cartão de visitas de uma residência, a utilização de pedras nestes espaços contribui para criar ambientes modernos e sofisticados, além de trazer um aspecto mais personalizado de acordo com o gosto dos moradores.

Na hora de escolher pedras para revestimentos internos, é possível encontrar diversas opções no mercado com as mais variadas cores, tamanhos e formas. Quando falamos de revestimentos externos, essas opções diminuem, já que nem todos os materiais possuem características para serem utilizados nestes ambientes. Isso porque os agentes externos, sobretudo os raios ultravioletas, chuva e calor, podem afetar a durabilidade da pedra e danificá-la em pouco tempo.

pedras para revestimento externo

O que considerar ao escolher pedras para revestimento externo?

Na hora da escolha das pedras para revestimento externo é preciso se atentar a alguns aspectos que propiciam um projeto de qualidade, além de assegurar um excelente custo-benefício final. Confira o que você deve levar em conta na hora de escolher uma pedra para área externa!

Alta resistência e durabilidade

Para evitar o desgaste e a possível necessidade de substituição das pedras, o material escolhido para o revestimento externo sempre deve possuir alta resistência e durabilidade. Como citamos acima, as intempéries e agentes naturais podem afetar as características originais da pedra, causando alterações físicas e diminuindo sua qualidade de maneira geral.

Função antiderrapante

A utilização de pedras para revestimentos de pisos requer um cuidado a mais: elas precisam possuir função antiderrapante. Seja em pisos de garagens, de jardins, revestimentos em volta da piscina ou qualquer outro local em que haja circulação de pessoas, é de extrema importância que o material escolhido não seja escorregadio, a fim de evitar possíveis acidentes com os moradores e visitantes.

Praticidade na manutenção

Geralmente, as pedras para revestimento externo são utilizadas em áreas bem maiores se comparadas àquelas usadas na decoração interna, como cubas e bancadas de cozinhas. Espaços externos como paredes, fachadas e pisos, por exemplo, demandam maior quantidade de material e, por este motivo, é recomendado que a pedra seja de fácil manutenção e limpeza.

pedras para revestimento externo

Quais as melhores pedras para revestimento externo?

Para te ajudar na missão de escolher a melhor pedra para o revestimento externo de sua casa, listamos 5 opções de materiais bastante recomendados para esses espaços. Confira!

Granito

Por ser uma rocha magmática, o granito apresenta características que o tornam propício para utilização em espaços externos. A primeira delas é a alta resistência que o material possui contra manchas, riscos, impactos e agentes naturais, capaz de garantir a durabilidade da pedra por um longo período. Somado a isso, o granito apresenta baixa porosidade, o que possibilita sua instalação em ambientes úmidos.

Além dos seus aspectos originais, o material pode receber acabamentos que contribuem para aumentar a qualidade do material, sendo que os mais comuns são:

  • Acabamentos flameados: realizado com fogo, torna o granito totalmente antiderrapante.
  • Acabamentos jateados: feitos com jatos de areia de alta pressão, também colabora para tornar o material antiderrapante.
  • Acabamentos escovados: esse tipo de acabamento ajuda a diminuir ainda mais a porosidade, deixando o granito bastante impermeável.

Pedra São Tomé

A Pedra São Tomé apresenta alta resistência contra riscos, manchas e agentes naturais, além de longa durabilidade, podendo se manter intacta por cerca de 30 anos. Não absorve calor, suporta altas cargas de peso e atrito e é antiderrapante. É considerada muito sofisticada, trazendo beleza aos ambientes em que é instalada. Como não absorve calor nem umidade, em locais com temperaturas altas, é capaz de deixar o ambiente mais fresco.

A Pedra São Tomé é utilizada, principalmente, em revestimento de paredes e pisos de ambientes externos. Mas também pode ser aplicada em fachadas, bordas de piscina, murais de TV, jardins, dentre outras aplicações. A única desvantagem é que o material necessita de uma limpeza regular e eficiente, já que pode sujar facilmente com o tempo.

Ardósia

De origem metamórfica, a ardósia é constituída, principalmente, por minerais como quartzo, grafite e material carbonoso, o que torna o material bastante resistente a riscos, impactos e agentes naturais. Também possui baixa porosidade, não absorvendo líquidos, gorduras e outros resíduos, além de atuar como um isolante térmico, ajudando a deixar o ambiente mais fresco.

Essa pedra é uma boa opção para fachadas que desejam passar um ar de contemporaneidade, já que por serem geralmente escuras, trazem um tom imponente e atual ao ambiente. Sua baixa porosidade faz com que ela seja uma boa opção para revestimentos de pisos e paredes em áreas externas. E como é resistente a impactos pode ser instalada, inclusive, em pisos onde há grande circulação de pessoas e até mesmo em garagens.

Slim Flex

Apesar de ser uma pedra natural, formada por compostos geológicos, o Slim Flex vai contra o conceito enraizado do que é uma pedra. É totalmente fina, leve e, como o próprio nome diz, flexível. Proveniente do quartzito e do xisto, são cobertas por uma capa de poliéster e fibras de vidro para dar ainda mais qualidade ao produto.

O grande diferencial do Slim Flex é que o material permite maleabilidade para curvaturas em até 360º, uma tecnologia inovadora não encontrada em nenhum outro tipo de pedra. Isso permite que ela seja instalada em ambientes curvos ou não lineares.

A pedra apresenta baixa porosidade e alta resistência a raios ultravioletas, podendo  revestir diversos tipos de materiais, como madeira, MDF, alumínio, vidro, azulejo, cimento, gesso e cerâmica. Como sugestões de uso, a pedra é uma boa opção para revestir paredes, pisos, painéis, fachadas, colunas, etc. Lembrando que o Slim Flex deve ser impermeabilizado para ser utilizado em áreas externas.

Super Nano Prime

Considerada a 4ª e mais recente geração do nanoglass, o Super Nano Prime é a pedra mais moderna e inovadora da categoria. Desenvolvida com nanotecnologia, seu processo produtivo agrega um grande percentual de cristais de vidro e pó de mármore, tornando-o um material super resistente.

Sua alta resistência e durabilidade garantem que ele fique livre de riscos, manchas e não sofra com a ação de impactos, produtos químicos, mofo, abrasão e outras intempéries, além de possuir absorção nula de líquidos.

É um material extremamente versátil, muito recomendado para áreas externas. Pode ser instalado em fachadas, jardins, paredes e pisos, inclusive onde há alto fluxo de pessoas. O produto combina com ambientes residenciais, comerciais e qualquer tipo de estabelecimento.

 

Gostou das nossas opções de pedras para revestimento externo? A Fabricati comercializa o Slim Flex e Super Nano Prime, com toda a qualidade e versatilidade para dar personalidade à diversos tipos de ambientes. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

Tags: , ,

WhatsApp chat