Pedras para revestimento externo: quais são as mais recomendadas?

pedras para revestimento externo
Decoração, Revestimentos 22 de abril de 2021

Pedras para revestimento externo: quais são as mais recomendadas?

Seja na reforma ou decoração de fachadas, paredes de varandas e espaços gourmets, áreas para churrasco ou outros espaços, as pedras para revestimento externo são uma excelente opção para trazer mais sofisticação e elegância aos ambientes. 

E mais do que isso: elas funcionam como um cartão de visitas – no caso das fachadas – e ajudam você a sentir verdadeiramente no seu lar, ao criar ambientes personalizados e que contribuem para a sensação de comodidade – no caso de varandas ou espaços gourmets, por exemplo.

Você já parou para pensar qual pedra pode transformar o visual dos ambientes externos da sua casa? Continue a leitura e descubra as melhores opções!

Cuidados ao escolher a pedra para revestimento externo

A escolha das pedras para ambientes externos é bem mais limitada do que as opções para ambientes internos. Por isso, é preciso considerar alguns fatores importantes na hora da escolha, a fim de evitar a necessidade de troca ou manutenções frequentes na pedra. Saiba o que é preciso levar em consideração:

Resistência

A resistência é o principal fator a ser considerado na escolha das pedras para revestimento externo. Como esses ambientes estão sujeitos a raios ultravioletas, chuva e calor, é preciso que a pedra apresente alta resistência contra os agentes externos, já que eles podem afetar a durabilidade da pedra e danificá-la em pouco tempo, caso ela não seja resistente.

Facilidade de limpeza e manutenção

Normalmente, as áreas de revestimento que recebem as pedras em ambientes exteriores são relativamente grandes, como é o caso das fachadas ou varandas com espaços maiores. Para evitar a necessidade de limpeza frequente, é preferível optar por pedras que não exigem grandes cuidados de manutenção.

Custo-benefício

Apesar de possuir um custo geralmente mais elevado em comparação com outros tipos de revestimento, é importante analisar o custo-benefício que as pedras para revestimento trazem para os ambientes. Vale a pena investir um pouco mais e passar longos anos e até mesmo décadas sem se preocupar com reformas ou manutenções mais trabalhosas.

5 opções de pedras para revestimento externo

Para acertar na escolha da pedra ideal para seu projeto, apresentamos 5 opções de pedras para revestimento externo. Confira!

Granito

Apesar de ser uma pedra bastante utilizada em bancadas e cubas, o granito apresenta características que o tornam ideal para ambientes externos. A pedra apresenta alta resistência contra manchas, riscos, impactos e agentes naturais, além de apresentar baixa porosidade.

O granito também possui diferentes acabamentos que ajudam a garantir ainda mais resistência e eficácia. Os acabamentos flateados e jateados, por exemplo, tornam o material antiderrapante. Já os acabamentos escovados deixam a pedra totalmente impermeável.

Quartzito

Composta principalmente por quartzo, essa pedra apresenta boa durabilidade e resistência ao sol e produtos químicos. Sua aparência é bastante sofisticada e a pedra pode ser encontrada em cores consideradas raras.

O quartzito é uma excelente opção para substituir o mármore, já que este deve ser evitado em ambientes externos. É ideal para ser utilizado nas paredes de áreas externas, mas também pode ser aplicado nos pisos, por ser antiderrapante e conseguir suportar uma carga elevada.

Ardósia

De origem metamórfica, a ardósia é constituída por minerais como quartzo, grafite e material carbonoso, considerados bastante resistentes a riscos, impactos e agentes naturais. Além disso, possui baixa porosidade e apresenta capacidade de isolamento térmico, ajudando a deixar o ambiente mais fresco.

Geralmente, a ardósia é encontrada em tons mais escuros, sendo ideal para trazer mais contemporaneidade e um tom imponente aos ambientes. A pedra pode ser utilizada em fachadas, paredes ou nos pisos.

Slim Flex

Formada por compostos geológicos, como quartzito e xisto, o Slim Flex é uma pedra leve, totalmente fina e, como o próprio nome diz, flexível. Além dos elementos naturais, o material ainda é coberto por uma capa de poliéster e fibras de vidro que ajudam a preservar as características originais e garantir ainda mais resistência  e durabilidade.

O Slim Flex ainda apresenta baixa porosidade e não sofre o efeito dos raios ultravioletas. A grande vantagem desta pedra é que  permite maleabilidade para curvaturas em até 360º, um diferencial que nenhuma outra pedra é capaz de oferecer. Isso permite que ela seja utilizada em locais não lineares, como colunas externas ou fachadas com curvas.

O Slim Flex pode ser encontrado em 8 cores diferentes, com texturas desde a mais rústica até as mais lisas, sendo ideal para revestir diversos tipos de material, inclusive com contato direto com água e sol. A instalação é super rápida e limpa.

Saiba mais sobre o Slim Flex clicando aqui.

Nano Prime

Desenvolvido com nanotecnologia, processo que permite a fusão perfeita e uniforme de seus componentes, o Nano Prime é a 4ª geração do Nanoglass. Para alcançar este resultado, a pedra passou por uma melhora em seu processo produtivo e agora sua composição possui um percentual maior de cristais de vidro e pó de mármore branco, tornando-o mais puro dos Nanoglass.

O Nano Prime é uma pedra luxuosa, sustentável e muito mais densa, resistente e brilhante que as pedras naturais. Aliás, o brilho da superfície sólida, cristalizada e 100% homogênea na cor branca traz muito mais requinte e sofisticação aos ambientes em que ela é instalada.

Com alta durabilidade e uma elevada resistência às mais diversas situações, é mais uma das pedras para revestimento externo que você pode utilizar em seu projeto, garantindo, dentre outros diferenciais, melhor desempenho, imponência e sofisticação nos acabamentos.

Saiba mais sobre o Nano Prime clicando aqui.

 

Ficou interessado no Slim Flex ou Nano Prime? Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.

Tags: , , , ,