Pedras para fachada: descubra quais são as melhores para seu projeto

pedras pra fachada
Decoração, Revestimentos 26 de julho de 2021

Pedras para fachada: descubra quais são as melhores para seu projeto

A fachada funciona como um verdadeiro cartão de visita de qualquer casa. Seja para passar um estilo clássico, contemporâneo, imponente ou com tantas outras características, as pedras para fachada ajudam a deixar esse cartão de visita ainda mais atrativo. Isso porque com inúmeras cores, texturas, tamanhos e formatos, as pedras contribuem para trazer muito mais beleza e originalidade às fachadas de projetos residenciais.

Se você está construindo ou deseja dar uma nova cara à fachada da sua casa, nada melhor do que apostar nas pedras como opção de revestimento. Neste artigo, nós vamos apresentar 7 tipos de pedra que são ideais para serem utilizadas nas fachadas e podem fazer toda a diferença no seu projeto. Vamos lá?

Escolhendo a pedra para fachada

Acertar na escolha do melhor material pode ser um grande desafio, afinal diante de tantas opções disponíveis, qual você deve escolher? O primeiro passo é observar as características das pedras e selecionar aquelas que são ideais para espaços externos. 

Como a pedra para fachada ficará exposta à chuva, raios solares e outros agentes naturais, é importante que ela apresente algumas características essenciais para não comprometer a durabilidade do projeto, sobretudo:

  • elevada resistência;
  • baixa porosidade;
  • facilidade de manutenção;
  • alta durabilidade.

Além disso, é preciso lembrar de alinhar o estilo do interior com o projeto de fachada, afinal mesmo que estejam em espaços diferentes, é importante que haja uma conexão entre todos os ambientes. A decoração, o estilo arquitetônico e demais características da sua casa precisam ser levadas em consideração para obter um projeto complexo e harmônico.

Conheça as 8 melhores pedras para fachada

Existem diversas opções de pedras para fachada que você pode utilizar em sua casa. Para acertar na escolha, separamos as 8 melhores opções. Confira!

Granito

Apesar de ser muito utilizado como revestimento para ambientes internos, as características do granito também o tornam uma excelente opção para fachadas. O material é bastante resistente à chuva e ao sol, além de apresentar boa resistência também contra impactos, arranhões e manchas. A pedra ainda é bastante versátil e combina com diferentes tipos de projetos, sendo possível encontrar granitos com acabamento escovado, flameado e jateado, além de diversas opções com padrões e cores diferentes.

Ardósia

De origem metamórfica, a ardósia é uma pedra formada pela ação da pressão e temperatura sobre a argila. Sua composição permite que ela  seja extremamente resistente a riscos, impactos e agentes naturais, além de apresentar alta durabilidade e baixa porosidade. Como possui superfície lisa e coloração mais escura, a pedra confere um acabamento sofisticado, sendo muito recomendada para fachadas que desejam passar um ar de contemporaneidade.

Pedra Ferro

Considerada bastante moderna e versátil, a pedra ferro tem origem vulcânica e sofre processo de oxidação até chegar ao resultado final. Devido a sua coloração forte e escura, é uma boa opção para quem deseja criar uma fachada elegante e de grande impacto. Porém, o ideal é mesclar com pintura em cor clara nas outras paredes, já que ajuda a deixar a casa sofisticada e destacada na medida certa. A pedra ainda apresenta grande variedade em seus formatos e é resistente contra impactos e agentes corrosivos.

Pedra São Tomé

A São Tomé é uma das pedras para fachadas mais utilizadas em projetos de revestimento. O material é capaz de resistir por décadas a manchas, arranhões, chuva, sol, vento e outros agentes naturais. Além disso, não absorve calor e ajuda na manutenção da temperatura do ambiente. É uma pedra bastante sofisticada e pode trazer muita elegância à casa, principalmente quando é instalada em filetes – no estilo canjiquinha – e mesclada com outros recursos arquitetônicos.

Pedra Madeira

A pedra madeira é um grande clássico em se tratando de pedras para fachada. Esse revestimento é bastante usado em formatos grandes, criando um aspecto mais rústico e ao mesmo tempo elegante à fachada. No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar, pois caso contrário ela deixará sua casa com cara de antiga e ultrapassada. Também é preferível optar por colorações e texturas mais modernas.

Pedra Mineira

Muito utilizada como revestimento para piso, a pedra mineira também é uma boa escolha para ser instalada em fachadas. É considerada bastante versátil e muito charmosa, com cortes que podem variar conforme a necessidade e aplicabilidade em cada projeto. Para deixá-la ainda mais resistente e durável, é possível realizar polimento e aplicar resina impermeabilizante.

Nano Prime

Considerada a 4ª e mais recente geração do nanoglass, o Nano Prime é a pedra mais moderna e inovadora da categoria. Desenvolvida com nanotecnologia, apresenta alta resistência e durabilidade, garantindo que ela fique livre de riscos, manchas e não sofra com a ação de impactos, abrasão, agentes naturais e outras intempéries, além de possuir absorção nula de líquidos. A alta tecnologia empregada e a possibilidade de acabamentos detalhados tornam a pedra perfeita para garantir requinte e beleza, sendo ideal para criar projetos sofisticados e contemporâneos.

Slim Flex

O Slim Flex é uma pedra totalmente fina, leve e flexível, uma tecnologia inovadora não encontrada em nenhum outro tipo de pedra. Proveniente do quartzito e do xisto,  o material é coberto por uma capa de poliéster e fibras de vidro para dar ainda mais qualidade ao produto. Apresenta baixa porosidade, alta resistência a raios ultravioletas e é capaz de transmitir sofisticação ao ambiente, graças à sua aparência exótica e atrativa. É ideal para fachadas curvas ou não lineares, mas é necessário impermeabilizar o produto para esta finalidade.

 

Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro das melhores dicas de revestimentos, decoração e muito mais.

 

Tags: