Pedras para banheiro: conheça 5 opções para decorar o ambiente

pedras para banheiro
Decoração, Revestimentos 15 de outubro de 2018

Pedras para banheiro: conheça 5 opções para decorar o ambiente

Tendência crescente entre o gosto dos brasileiros, as pedras para banheiro têm se mostrado como uma ótima opção para aliar beleza, sofisticação e praticidade na hora de decorar esses ambientes.

Existem diversas opções de pedras para banheiro com diferentes cores, modelos e tamanhos para que você possa criar a decoração perfeita para os banheiros de sua casa. Mas em meio a tantas opções, escolher a pedra que mais se adequada às suas necessidades e ao estilo de sua casa pode acabar se tornando uma tarefa complicada.

Para te ajudar nessa missão, separamos os principais tipos de pedras para que você possa fazer a melhor escolha na hora de construir ou reformar seu banheiro. Confira!

Mármore

O mármore é uma das pedras mais utilizadas quando falamos de revestimento e decoração de banheiros. Suas diferentes cores e texturas tornam o material extremamente versátil, adaptando-se a diferentes estilos e tamanhos de banheiro, além de ter sua aplicação recomendada para pisos, paredes e bancadas.

Ideal para garantir sofisticação e alta qualidade ao ambiente, o mármore possui uma aparência homogênea com veios bem definidos. Tem como desvantagem a baixa resistência e alta porosidade, se comparada com o granito, por exemplo.

Assim, se a pedra for aplicada em banheiros, é recomendado que se faça a impermeabilização do material. Por ser um local com alta umidade, a água pode acabar prejudicando a qualidade do produto, comprometendo sua aparência e durabilidade.

Muito usada em cubas esculpidas, essa pedra apresenta melhor desempenho na versão polida, já que o acabamento irá proporcionar menor porosidade ao mármore e prolongar sua vida útil por muito mais tempo.

pedras para banheiro

Granito

Mais uma das pedras para banheiro muito utilizadas para revestimento, o granito é um material extremamente resistente e durável, tendo sua aplicação muito recomendada para esses ambientes.

Capaz de garantir elegância e sofisticação, costuma ser aplicado em pias e cubas esculpidas. Mas sua aplicação também pode se dar dentro do box, como um elemento a mais da decoração do ambiente.

A grande vantagem de utilizar granito em banheiros é que, por ser praticamente impermeável e apresentar boa resistência, o granito acaba se tornando um material muito fácil de limpar.

 pedras para banheiro

Marmoglass

O marmoglass não é uma pedra tão conhecida como o mármore e o granito, mas possui características que o colocam como uma excelente opção para revestimento e decoração de banheiros.

Essa é uma pedra industrializada, feita com pó de vidro e resina, que apresenta baixo grau de absorção de água e alta resistência a riscos, desgastes e agentes químicos. Devido a essas características, o marmoglass pode ser usado em bancadas, revestimentos e pisos do banheiro.

Por ter uma aparência homogênea, o marmoglass é capaz de criar ambientes com uma proposta mais leve e clean. Um aspecto que o diferencia das duas pedras para banheiro citadas acima é seu alto grau de brilhosidade,que ajuda a passar um ar de modernidade e sofisticação aos locais em que é instalado.

Entre as desvantagens do produto a principal é o acabamento. Embora seja muito usado em bancadas, os acabamentos geralmente não ficam bons, principalmente pela presença de bolhas de ar dentro do material. O produto possui boa durabilidade e baixo custo de

pedras para banheiro

Nanoglass

O nanoglass é similar ao marmoglass, mas pode ser considerado uma evolução deste último. Fabricado com nanotecnologia, o nanoglass apresenta pó de mármore e cristais de vidro em sua composição e pode ser usado em qualquer local do banheiro.

Dentre as pedras para banheiro que falamos até agora, o nanoglass é o que possui mais resistência. Então, se você quiser fazer uma limpeza caprichada no banheiro, com cloro e produtos químicos, pode aplicá-los sobre o nanoglass sem problema nenhum.

Assim como o marmoglass, o nanoglass também tem alta brilhosidade e, como é encontrado somente em tons de branco, traz muita sofisticação ao ambiente

Outra vantagem é que, como a pedra é produzida com alta tecnologia, apresenta mais homogeneidade em sua aparência, o que faz com que o acabamento fique refinado, liso e uniforme, diferente do marmoglass que apresenta bolhas de ar em sua composição, dificultando o acabamento do material e prejudicando o visual da pedra, uma vez que as bolhas não deixam a superfície tão lisa quanto o nanoglass.

pedras para banheiro

Pedra de Quartzo Industrializada

É uma pedra industrializada, composta por resina de poliéster e mais de 90% de quartzo. A grande vantagem dessa pedra é a variedade de cores disponíveis no mercado. É possível encontrar mais de 70 cores da pedra e uma delas, com certeza, irá ficar perfeita em seu banheiro. A marca mais conhecida é a Silestone.

Apresenta baixíssima absorção de água e oferece alta resistência contra riscos e desgastes. Sua aplicação deve ser sempre em ambientes internos, já que por apresentar resina em sua composição, os raios ultravioletas que incidem em ambientes externos podem alterar a cor do produto.

Também devido a presença da resina, o material possui problemas com alta temperatura. Caso seja utilizado em ambientes de cozinha é sempre bom ter um aparador para panelas quentes.

Em banheiros, o destaque dessa pedra fica por conta de sua propriedade antibacteriana, capaz de inibir a presença de bactérias graças à base de íons de prata presentes no material. Ou seja, é uma pedra totalmente higiênica, ideal para locais como os banheiros.

Apesar de ser uma pedra para banheiro muito vantajosa, o preço da pedra de quartzo industrializada ainda afasta muitos consumidores. O metro quadrado do Silestone sai por volta de R$2.000, mas é possível encontrar o metro quadrado por cerca de R$600.

pedras para banheiro

 

O que não falta são opções de cores e modelos de pedras para banheiro. Todas as pedras apresentados acima possuem vantagens e características muito próximas em alguns casos. Mas antes de tomar sua decisão, é preciso analisar o estilo do banheiro para que você possa definir a melhor pedra para usar no ambiente.

Nesse momento, uma boa alternativa é contar com a ajuda de um especialista que realmente entende do assunto. Arquitetos e designers de interiores são os profissionais mais indicados para te ajudar nessa missão.

Então, para que tudo seja perfeito, não hesite em contar com a ajuda desses profissionais na hora de escolher as pedras para o banheiro de sua casa.

E aí, vamos começar? Mãos à obra e boa sorte em sua reforma ou construção!

 

 

 

Tags: , , , , , , ,