Pedras naturais para decoração: 5 tendências para ficar de olho em 2021

Decoração, Revestimentos 18 de janeiro de 2021

Pedras naturais para decoração: 5 tendências para ficar de olho em 2021

Utilizadas em projetos arquitetônicos desde longas décadas atrás, as pedras naturais são uma tendência contínua e se destacam como excelentes materiais de revestimento e decoração. Ao longo dos anos, novas pedras passaram a ser incorporadas no ramo e vêm ganhando destaque para atender às necessidades dos mais diversos projetos.

Aliando estética e funcionalidade, as pedras naturais são parte integrante da decoração de casas, apartamentos e espaços comerciais, ajudando a trazer mais beleza, sofisticação e conforto aos ambientes em que são instaladas. Muitas pedras são consideradas atemporais, mas para criar projetos atrativos e contemporâneos, vale a pena ficar de olho nas tendências mais atuais.

Para te ajudar nessa missão, trouxemos 5 pedras naturais que estão em alta no momento e devem se destacar em 2021. Acompanhe!

Por que usar pedras naturais para revestir e decorar?

Em primeiro lugar, as pedras naturais são capazes de transformar totalmente um ambiente. Basta comparar um espaço que utiliza pedras no revestimento e na decoração com um espaço que não emprega nenhum tipo de pedra natural. Se você fizer essa comparação na prática, irá notar que o ambiente com as pedras é muito mais atrativo, certo?

As pedras naturais são capazes de trazer um toque da natureza para dentro das nossas casas, valorizando os espaços e deixando-os com uma estética muito mais chamativa, diferenciada e capaz de prender a atenção. Dentro de casa, isso se traduz em ambientes mais acolhedores, personalizados e que trazem maior sensação de conforto e relaxamento.

Além dessas vantagens, o uso das pedras naturais se justifica por uma série de outros benefícios. Dentre os principais, podemos citar:

  • A grande maioria das pedras possui alta resistência e durabilidade;
  • Exigem pouca ou nenhuma manutenção;
  • Apresentam boa versatilidade, com diferentes cores e texturas;
  • Combinam com qualquer estilo de ambiente e decoração;
  • Podem ser utilizadas em áreas externas e internas.

5 tendências de pedras naturais para 2021

Marmorite

Muito utilizados nos anos de 1940 como material de revestimento e decoração, o marmorite retornou como uma tendência atual. A pedra consiste em uma mistura que leva granito, mármore, vidro, quartzo e outros tipos de materiais, podendo ser encontrada em diferentes cores e tonalidades.

O marmorite é capaz de quebrar a monotonia dos ambientes e trazer mais cor a espaços minimalistas. O material pode ser usado para revestir e decorar paredes, pisos, móveis, bancadas e muito mais.

pedras naturais

Ágata

A pedra Ágata possui efeitos impressionantes e belíssimos desenhos esculpidos pela natureza, tornando-a ideal para criar ambientes com um toque natural e muita beleza. A pedra possui diferentes cores e formatos e, por ser muito chamativa, deve ser usada com cuidado para não contrastar com os demais elementos do ambiente.

Além de toda a beleza, a Ágata ainda é considerada uma pedra de equilíbrio energético, ajudando a trazer mais calma, comodidade e conforto para o lar. A pedra pode ser utilizada em paredes, quadros, painéis, móveis e objetos decorativos.

pedras naturais

Ardósia

De origem metamórfica, a ardósia é uma pedra natural muito elegante, sofisticada e moderna, constituída, principalmente, por minerais como quartzo, grafite e material carbonoso.

O material possui uma superfície sedosa que confere um acabamento com alto grau de sofisticação e, aliado à sua coloração escura e imponente, traz um ar de contemporaneidade aos ambientes. É muito recomendada para banheiros e bancadas, devido à baixa porosidade, mas também pode ser usada em pisos e paredes.

pedras naturais

Quartzito

O quartzito é considerado uma pedra curinga, aliando a resistência do granito com a beleza do mármore. Além disso, oferece uma boa gama de variedade de cores e texturas, o que a torna ideal para combinar com o estilo de diferentes ambientes. O material pode ser usado em bancadas, pisos, paredes, etc.

O uso do quartzito como pedra de revestimento e decoração ainda é considerado uma novidade, já que sua extração era bastante trabalhosa devido a sua elevada resistência, mas com o avanço da tecnologia, o processo de extração ficou mais simples, o que deve popularizar a aplicação do quartzito e torná-lo uma tendência para 2021.

pedras naturais

Pedra flexível

A pedra flexível consiste em finas lâminas, cobertas por uma capa de poliéster e fibras de vidro, sendo totalmente flexível e dobrável, o que a torna ideal para revestir e decorar superfícies curvas. Essa pedra surge como um grande diferencial no ramo da arquitetura e decoração, quebrando o padrão das pedras capazes de revestir somente superfícies planas e lisas. 

A pedra flexível é exótica e atrativa visualmente, o que confere um grau muito maior de requinte e sofisticação ao local. Além disso, é resistente, durável e de fácil manutenção, podendo ser instalada sobre diversos materiais e em ambientes internos e externos. Alguns exemplos de aplicação incluem painéis, colunas, paredes, bancadas, móveis, etc. Na Fabricati, comercializamos o Slim Flex, uma pedra natural, extremamente fina, leve e flexível.

pedras naturais

 

Quer acompanhar mais dicas, conteúdos e novidades sobre o universo dos revestimentos e da decoração? Siga nossa página no Facebook e Instagram para ficar por dentro!

Tags: , , ,