Pedras Industrializadas na Decoração: Como Escolher a Ideal Para o Seu Projeto!

slimflex 2

Pedras Industrializadas na Decoração: Como Escolher a Ideal Para o Seu Projeto!

As pedras na decoração podem ser naturais ou industrializadas e dão todo o charme necessário para o ambiente. Cada uma delas possuem características diferentes e formas de serem utilizadas.

Existem muitas opções disponíveis no mercado, para todos os gostos, bolsos e estilos e cada um apresenta vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta na hora de escolher.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem está reformando ou construindo uma casa e não sabe quais pedras na decoração usar. Neste artigo, demos mais ênfase às pedras artificiais. Continue acompanhando e confira!

Porque utilizar pedras na decoração?

Para quem está reformando ou construindo surge as seguintes dúvidas: Qual o melhor revestimento usar no piso e nas bancadas do banheiro e da cozinha? É melhor optar por pedras naturais ou artificiais?

Tudo isso vai depender do local em que você deseja colocar as pedras, da decoração que você quer no ambiente e o preço que você está disposto a pagar.

Grande parte das pessoas está optando pela tecnologia dos compostos, que são superfícies sólidas fabricadas de partículas de pedras e aditivos sintéticos, também conhecidos como pedras industrializadas.

Isso porque as rochas naturais mais conhecidas, que são o mármore e o granito, possuem algumas restrições, seja devido à superfície pouco homogênea que tem o granito ou pelo alto nível de porosidade que possui o mármore.

Assim, as pedras industrializadas ganham espaço no mercado e se tornam uma tendência cada vez mais forte . Não apenas pelo fato das limitações das pedras naturais, mas por serem duráveis, muito resistentes, vendidas em várias opções de textura e cores e, por serem uma excelente opção que permite fugir do lugar-comum.

Independente do tipo de pedra, seja natural ou artificial, elas garantem um ambiente bonito, sofisticado, prático, seguro e que é capaz de transformar todo o visual da decoração. Você também não precisará de muita manutenção, menos ainda quando falamos das industrializadas.

Elas podem ser usadas como revestimento interno ou externo e são ótimas opções para as áreas gourmet, bancadas de cozinhas ou lavabos, bordas de piscinas, fachadas, pisos externos, etc.

Mas para isso, devem ser escolhidas com cuidado, observando as características ideias de cada material.

Saiba onde utilizar as pedras na decoração

O lugar em que você irá colocar influencia bastante o tipo de pedra que irá usar. No piso da área externa, por exemplo, você deve escolher um material que seja antiderrapante e resistente, uma vez que vai sofrer ação das intempéries.

É indicado acabamentos flameado ou jateado, com aspectos ondulado ou rugoso, que deixam a superfície áspera. Você deve ficar atento também ao clima do local para a escolha das pedras na decoração.

Se ele é muito úmido ou muito seco, se chove muito ou se a radiação solar é forte. Todos esses fatores precisam ser avaliados.

Para áreas internas, não há muita necessidade de pisos antiderrapantes e eles podem ser menos resistentes. A não ser, claro, que estejamos falando do piso do banheiro, por exemplo. As bancadas da cozinha ou banheiro têm necessidades diferentes comparadas ao piso.

Os pisos precisam ser mais resistentes e duráveis, já as superfícies das bancadas podem ser polidas e bem lisas.

Por isso, antes de escolher qual pedra utilizar, escolha qual o local que ela será aplicada.

Vantagens e desvantagens de cada uma das pedras na decoração

Não tem como dizer que uma pedra é melhor do que a outra, pois cada um tem seus defeitos e qualidades. O pode se dizer é que um determinado tipo de pedra é mais indicado para o que você deseja.

Como foi visto, você precisa levar em conta as características do local antes de definir o modelo que melhor se encaixa no seu projeto. Por isso, confira abaixo um pouco sobre algumas pedras existentes e veja qual é a ideal para você.

Slim Flex

slimflex

Essa é uma pedra natural muito fina, flexível e leve e é proveniente do xisto e do quartzito. Fabricada na Índia por meio de um processo artesanal bastante cuidadoso, o Slim Flex é revestido com uma camada de fibra de vidro e resina poliéster.

Ela tem uma beleza incrível, uma grande maleabilidade para curvas de até 360º e resistência. São 8 cores diferentes, com texturas que podem ser desde as mais lisas até as mais rusticas.

Ela é muito fácil de ser e pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos, mesmo aqueles que estão sujeitos a contato direto com a água e o sol.

Essa pedra natural pode ser aplicada em cima de MDF, madeira, vidro, alumínio, azulejo, gesso, cimento e cerâmica, como revestimento de bancada, piso, colunas, parede, móveis, pia, porta, entre outros materiais.

Dentre as vantagens podemos citar:

  • Fácil instalação
  • Sustentável
  • 100% natural
  • Resistente à água e sol
  • Fácil aderência
  • Fácil transporte e manuseio
  • Fina, leve e flexível
  • Baixo custo de manutenção
  • Durabilidade
  • Versatilidade na aplicação

Super Nano Prime

Para aqueles que desejam ter todo o poder e sofisticação que o branco possui, a pedra Super Nano Prime é uma excelente opção. Ela é a 4ª geração do nanoglass e tem uma fusão uniforme e perfeita de seus componentes.

Isso porque ela é desenvolvida com a nanotecnologia e possui cristais de vidro e pó de mármore branco, tornando-se ainda o mais puro dos nanoglass.

O Super Nano Prime é elegante, sustentável, resistente, mais denso, com brilho intenso e mais prático. Sua superfície é cristalizada e sólida, 100% homogênea.

Além disso, ela pode ser aplicada em ambientes internos e externos e é ideal para acabamentos mais detalhados. Tem alta durabilidade, resiste a riscos, manchas, impactos, sujeiras, produtos químicos, bactérias, mofos e outros fatores do dia a dia.

Dentre as pedras artificiais para decoração, ela é a que possui o menor custo de manutenção. É indicado para bancadas de cozinha e banheiro, bordas de piscinas, fachadas, escadas, móveis, pisos, jardins, paredes, entre outros. Muito em função da sua resistência às manchas, podendo ser exposta à luz do sol, panelas quentes.

Algumas das vantagens dessa pedra são:

Resistência a riscos e abrasão

  • Resistência ao impacto, flexão e compressão
  • Resistência à mancha
  • Resistencia ao tempo e a mudanças climáticas
  • Resistência a ácidos e alcalinos
  • Resistência à sujeira e bactérias
  • Sustentável
  • Reduzida absorção de líquidos
  • Brilho intenso e espelhado
  • Superfície uniforme
  • Acabamento perfeito em bordas e molduras
  • Não é radioativo
  • Baixo custo de manutenção

A principal desvantagem desse tipo de pedra fica por conta da cor. É um produto que vem somente na cor branca. Apesar de ser um branco puro e brilhoso, restringem-se as opções de layout e design.

Caesarstone

caesar stone

Essa é uma das pedras artificiais para decoração compostas de polímeros, pó de quartzo e pigmentos. Ela é muito utilizada em ambientes internos como pisos, bancadas, soleiras, paredes, mesas, móveis, prateleiras, balcões, etc.

Dentre as vantagens que ela possui podemos citar:

  • Disponíveis em 48 cores com variadas opções de acabamento
  • Durável
  • Baixa absorção de líquidos
  • Alta resistência a desgaste
  • Alta resistência a riscos
  • Alta resistência a impactos

Infelizmente, ela possui algumas desvantagens como, por exemplo, ter resina em sua composição. Isso faz com que, ao seu exposto ao sol, a cor do material altere, não sendo ideal para áreas externas.

Além disso, você deve evitar locais que possam receber algo em temperatura elevada, como é o caso de bancadas da cozinha que apoiam panelas.

Corian

corian

Essa pedra na decoração é composta por minerais naturais derivados da bauxita e uma resina acrílica utilizada para unir os pigmentos e partículas especiais.

Pode ser aplicada tanto em áreas internas quanto externas, para revestimento de bancadas, paredes, pisos, fachadas, tampos, móveis e frontões.

As vantagens que ela possui são:

  • Baixa absorção de líquidos
  • Alta resistência a desgaste
  • Alta resistência a riscos
  • Alta resistência a impactos
  • É encontrada em 27 cores
  • Suas emendas são praticamente imperceptíveis

Como desvantagem podemos citar a baixa resistência ao calor excessivo. Ou seja, ela não pode ser utilizada em locais onde serão apoiadas coisas quentes, como é o caso das bancadas próxima ao fogão.

Isso faz com que ela perca o brilho e comece a amarelar. Porém, caso isso aconteça, saiba que ela tem facilidade de ser recuperada.

Limestone

limestone

Essa é uma das pedras na decoração naturais compostas por grãos de calcário. É indicada preferencialmente para ambientes internos, pois possuem baixa resistência a impactos.

Você pode utiliza-la em bancadas, pisos, paredes, frontões, soleiras, balcões, mesas, etc. Dentre as grandes vantagens que ela possui, algumas são:

  • É um material nobre
  • Não absorve calor
  • Tem alta durabilidade
  • Possui aspecto homogêneo

Como falamos, ela possui baixa resistência a impacto, o que faz com que não deva ser utilizada em ambientes externos. Além disso, ela tem alto grau de absorção de líquidos, não sendo recomendado para áreas úmidas como banheiros e cozinhas.

Essas são apenas algumas das pedras artificiais para decoração existentes no mercado. Agora que você já conheceu um pouco mais sobre elas, você pode escolher qual é a ideal para o seu projeto e deixar sua casa ainda mais bonita e sofisticada.

Tags: , , , , , , , , ,

WhatsApp chat