Pedra para cozinha: conheça 5 opções para utilizar em sua casa

pedra para cozinha
Decoração, Revestimentos, Super Nano Prime 20 de dezembro de 2018

Pedra para cozinha: conheça 5 opções para utilizar em sua casa

Na hora de planejar ou reformar sua casa, escolher a pedra para cozinha mais adequada para o ambiente pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. O mercado oferece diversas opções com os mais variados preços e estilos, que em um primeiro momento podem parecer tentadoras, mas é preciso ficar atento, já que nem todos os materiais disponíveis são recomendados para esse ambiente.

O tipo de pedra a ser instalado na bancada da cozinha precisa ser altamente resistente, durável e com baixo grau de porosidade. Como muitas pedras, sejam naturais ou industrializadas, possuem essas características, é comum que o consumidor tenha dúvidas na hora de escolher a pedra mais adequada. Afinal, como conciliar qualidade, custo-benefício, sofisticação e escolher a pedra que mais combina com sua cozinha?

Para te ajudar nessa missão, separamos os principais tipos de pedras para que você possa fazer a melhor escolha na hora de construir ou reformar sua cozinha Confira!

Granito

Quando falamos em pedra para cozinha, o granito é um dos materiais mais tradicionais utilizados para revestimento de bancadas. Isso porque a pedra é resistente à água, manchas de gordura e outros resíduos que possam se formar no local.

Uma das vantagens de utilizar granito em cozinhas é que, por apresentar baixo grau de permeabilidade e possuir boa resistência, o granito acaba se tornando um material muito fácil de limpar, principalmente se possuir cores mais escuras.

A pedra é uma opção mais barata, que garante boa qualidade e modernidade à cozinha, mas que se torna ultrapassada se comparada às pedras mais modernas encontradas no mercado.

pedra para cozinha

Pedra de quartzo industrializada

Fabricada com alta tecnologia, é uma pedra composta por mais de 90% de quartzo. O processo de fabricação utiliza resina de poliéster e sistema de vibro-compressão para garantir uma excelente qualidade ao material. Sua aparência é uniforme e sua superfície é bastante lisa.

A pedra de quartzo industrializada é altamente resistente à manchas, riscos, impactos e abrasão. Em comparação com o granito, por exemplo, ela é cerca de 4 vezes mais resistente, o que a torna uma boa indicação de pedra para cozinha.

Além disso, o material apresenta baixíssima absorção de líquidos e é bastante higiênico, já que possui propriedade antibacteriana, capaz de inibir a presença de bactérias graças à base de íons de prata presentes no material.

O único cuidado é evitar colocar panelas quentes diretamente sobre a pedra,  já que o material não é resistente a altas temperaturas.

pedra para cozinha

Ardósia

De origem metamórfica, a ardósia é formada pela ação da pressão e temperatura sobre a argila, sendo constituída, principalmente, por minerais como quartzo, grafite e material carbonoso.

A pedra possui baixa porosidade, não absorvendo líquidos, gorduras e outros resíduos. É extremamente resistente a riscos, impactos e agentes naturais, além de ser um bom isolante térmico e suportar altas temperaturas. Portanto, não precisa se preocupar caso você precise colocar uma panela quente sobre a pedra.

Em relação ao visual, a ardósia apresenta coloração escura e uma superfície sedosa, o que ajuda a criar um ambiente sofisticado e moderno.

pedra para cozinha

Corian

O Corian é mais uma indicação de pedra para cozinha. Apesar de não ser tão conhecido, o material é bastante versátil, sendo encontrado em várias opções de cores, além de permitir fácil acabamento.

Assim como as demais pedras citadas, o Corian é resistente contra riscos e impactos, possui baixa porosidade e não propaga fogo, o que para ambientes como a cozinha, é um grande diferencial.

Apesar dessa característica, o material não é tão resistente quando falamos em calor. Por isso, evite apoiar panelas quentes sobre o material. As altas temperaturas e exposição ao sol podem danificar o brilho ou deixar a pedra amarelada com o passar do tempo. Mas se isso acontecer, é possível recuperar o material por meio de polimento com produtos adequados.

pedra para cozinha

Super Nano Prime

O Super Nano Prime é uma pedra industrializada desenvolvida com nanotecnologia e que leva cristais de vidro e pó de mármore em sua composição. É considerada a 4ª e mais recente geração do nanoglass, sendo uma das melhores pedras industrializadas da atualidade.

A alta tecnologia empregada no processo de fabricação e a possibilidade de acabamentos detalhados tornam a pedra perfeita para garantir requinte, sofisticação e beleza aos ambientes, sendo uma excelente opção de pedra para cozinha.

É um produto com alta resistência e durabilidade, garantindo que ele fique livre de riscos, manchas e não sofra com a ação de impactos, produtos químicos, mofo e outras intempéries.

Outra vantagem é que o Super Nano Prime, apesar de ser extremamente resistente, pode ser repolido ao longo dos anos, caso venha a sofrer algum dano, garantindo ainda mais qualidade ao produto. Também é considerado um material higiênico, sendo resistente a sujeiras e bactérias.

pedra para cozinha

Com as dicas acima, você já sabe quais são as opções de pedras para cozinhas mais recomendadas para esses ambientes. Todas as pedras apresentados acima possuem vantagens e características muito próximas em alguns casos. Assim, antes de tomar sua decisão, é preciso analisar o estilo de sua cozinha para que você possa definir a melhor pedra para usar no ambiente.

Para acertar na escolha, vale a pena  contar com a ajuda de um especialista que realmente entende do assunto, como arquitetos e designers de interiores. Não hesite em contar com a ajuda desses profissionais na hora de escolher a pedra para a cozinha de sua casa, pois eles podem fazer toda a diferença.

Lembre-se que escolher a pedra para cozinha pode ser um investimento que irá durar por décadas, e você não quer ter dor de cabeça por conta de uma decisão errada, certo?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Será um prazer lhe ajudar!

Tags: , , , ,

WhatsApp chat