Pedra para balcão de cozinha: aposte em revestimentos inovadores

pedra para balcão
Decoração, Revestimentos 5 de maio de 2021

Pedra para balcão de cozinha: aposte em revestimentos inovadores

O balcão de cozinha se tornou um elemento essencial para trazer mais praticidade, sofisticação e funcionalidade ao ambiente. No momento de reformar ou construir, além de observar o espaço e disposição, também é preciso considerar a escolha da pedra para balcão de cozinha, afinal ela dá o toque final e pode fazer toda a diferença.

Seja como apoio para a preparação de alimentos, mesa para refeições rápidas, divisão entre ambientes integrados ou ainda outras funções, o balcão para cozinha é um grande facilitador das tarefas realizadas no ambiente. E como também é um elemento que se destaca, apostar em revestimentos inovadores ajuda a trazer mais requinte e um ar de modernidade à sua cozinha.

Mas afinal, quais os melhores revestimentos para utilizar no balcão de cozinha? Continue a leitura e saiba mais!

Como escolher a pedra para balcão de cozinha?

Antes de conhecer as pedras que podem ser utilizadas como revestimento no balcão de cozinha, é importante saber o que você deve observar no momento da escolha. O mercado oferece diversas opções de pedras para revestimento, mas nem todas são ideais para a cozinha. Confira o que é preciso levar em consideração:

  • Resistência: como o balcão pode ser utilizado para o preparo de refeições ou apoio de panelas e pratos quentes, o material deve ser resistente contra riscos, impactos, manchas e altas temperaturas.
  • Baixa porosidade: como a cozinha é considerada um ambiente úmido, o revestimento escolhido deve ter porosidade baixa ou nula, a fim de não comprometer sua durabilidade, além de evitar a proliferação de microrganismos e permitir que o material seja esterilizado sem afetar sua qualidade.
  • Estética: a estética também deve ser levada em consideração, portanto prefira materiais atrativos visualmente, que combinem com o estilo da sua cozinha e ofereçam boa facilidade de acabamento.
  • Manutenção: o balcão pode sujar facilmente, principalmente devido ao preparo de alimentos ou às refeições realizadas no local. Para evitar uma limpeza mais rigorosa, opte por um revestimento que seja fácil e prático de limpar.

5 revestimentos modernos para utilizar no balcão de cozinha

O mármore e o granito são materiais bastante utilizados como revestimento na cozinha, mas que tal ir além e apostar em revestimentos mais contemporâneos? Confira nossas dicas!

Corian

O Corian não é muito utilizado como pedra para balcão, mas é uma opção mais moderna que também pode ser empregada com esta finalidade. O material é resistente contra riscos e impactos, possui baixa porosidade e é bastante versátil, sendo encontrado em várias opções de cores, além de permitir fácil acabamento.

Contudo, o Corian não apresenta alta resistência em se tratando de calor. Por isso, o ideal é não apoiar panelas quentes sobre o material. As altas temperaturas podem danificar o brilho ou deixar a pedra amarelada com o passar do tempo, mas é possível recuperar a qualidade ao polir o material com produtos específicos.

Quartzo

O quartzo é uma pedra industrializada que utiliza resina de poliéster e sistema de vibro-compressão em seu processo de fabricação. Sua aparência é uniforme e sua superfície é bastante lisa, ajudando a deixar o ambiente mais sofisticado e moderno. O material é altamente resistente a manchas, riscos, impactos e abrasão, além de apresentar baixa absorção de líquidos.

No entanto, não é resistente a altas temperaturas, sendo recomendado não colocar panelas quentes diretamente sobre a pedra. E, por conter resina em sua composição, se exposto a raios ultravioletas, o material pode manchar e apresentar alteração da cor. Além disso, é preciso observar se a cozinha recebe luz direta do solo, pois se exposta a raios ultravioletas, a pedra pode manchar e apresentar alteração da cor.

Nanoglass

Desenvolvido com nanotecnologia, o nanoglass é uma pedra industrializada composta por cristais de vidro e pó de mármore. Essa pedra possui uma superfície brilhosa e levemente espelhada, que se mantida limpa, ajuda a transmitir elegância e requinte ao local em que está instalada. 

Devido a alta tecnologia empregada no processo de fabricação, o nanoglass é bastante resistente contra riscos, impactos ou manchas. Por empregar uma tecnologia avançada, não apresenta as bolhas de ar características do marmoglass – a pedra anterior da categoria -, o que deixa o produto com uma superfície mais lisa e muito mais uniforme, capaz de trazer sofisticação e exclusividade se usado como pedra para balcão.

Nano Prime

Considerada a 4ª e mais recente geração do nanoglass, o Nano Prime é a pedra mais moderna e inovadora da categoria. Também é desenvolvida com nanotecnologia, mas seu processo produtivo agregou um percentual maior de cristais de vidro e pó de mármore, tornando-o ainda mais moderno que o nanoglass.

A superfície do Nano Prime é sólida, cristalizada e 100% na cor branca, proporcionando sofisticação e elegância incomparáveis. Além da beleza, o material também possui alta durabilidade e uma elevada resistência às mais diversas situações do dia a dia como impactos, riscos, manchas, produtos químicos. 

Também é um revestimento bastante higiênico, sendo resistente a sujeiras, mofo e bactérias. Todas essas características o tornam uma excelente opção para ser utilizada como pedra para balcão de cozinha.

Slim Flex

O Slim Flex é uma pedra natural, totalmente fina, leve e, como o próprio nome diz, flexível. Proveniente do quartzito e do xisto, a pedra é coberta por uma capa de poliéster e fibras de vidro para dar ainda mais qualidade ao produto. A principal vantagem dessa pedra é que ela é dobrável e flexível, uma tecnologia inovadora não encontrada em nenhum outro tipo de pedra. 

Isso permite que ela seja utilizada como pedra para balcões que apresentam curvas ou que não sejam lineares, oferecendo muito mais versatilidade a diferentes projetos. Além disso, apresenta baixa porosidade, alta resistência e é capaz de transmitir sofisticação ao ambiente, graças à sua aparência exótica e atrativa. 

 

Quer contar com o Nano Prime ou Slim Flex na sua cozinha? Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Tags: , , , , , ,