Pedra flexível para revestimento: saiba o que é e conheça suas principais vantagens

pedra flexível
Decoração, Revestimentos 19 de setembro de 2018

Pedra flexível para revestimento: saiba o que é e conheça suas principais vantagens

As inovações e avanços tecnológicos na área de revestimentos internos e externos possibilitam a criação de materiais altamente eficientes, aliando sofisticação e qualidade em um só produto. A mais nova tendência do setor é a pedra flexível, um tipo de revestimento que emprega alta tecnologia e é totalmente inovador em sua categoria.

A pedra flexível, também conhecida como carpaccio de pedra, surgiu da necessidade de se ter um produto que seja leve, flexível e adaptável aos mais diversos ambientes. A tecnologia desse material garante resistência e durabilidade à ação de agentes externos, como chuva e raios ultravioletas, além de permitir a aplicação em qualquer tipo de superfície.

Por ser uma novidade no mercado, muita gente ainda não conhece todas as vantagens que a pedra flexível oferece. Mas para que não restem dúvidas sobre esse material, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre ele. Acompanhe!

O que é pedra flexível?

Quando falamos em pedra, é comum associarmos o conceito a algum duro, pesado, grande e com um formato indefinido. Apesar de ser uma pedra natural, formada por compostos geológicos, a pedra flexível vai contra o conceito enraizado do que é uma pedra.

Esse produto traz a aparência e textura de pedra, mas consiste em finas lâminas que são totalmente flexíveis cobertas por uma capa de poliéster e fibras de vidro. A pedra flexível, geralmente, possui dimensão de 1,22m x 0,61m x 1,5mm e seu peso médio varia de 1,5 a 2kg por m².

pedra flexível

Quais são as principais vantagens?

A pedra flexível possui diversas variações de cor e como se adapta a qualquer ambiente é extremamente vantajosa para a grande maioria dos projetos de arquitetura, combinando e se adequando às características de diferentes ambientes.

Uma grande vantagem em relação aos outros tipos de pedras de revestimento é que a pedra flexível é dobrável e flexível. Essa particularidade permite que ela seja aplicada em ambientes com curvas ou não lineares.

E a sofisticação que ela transmite? Essas pedras são exóticas e atrativas visualmente, o que confere um grau muito maior de requinte ao local. Quem está em um ambiente em que estas pedras estão presentes tem a sensação de modernidade e elegância ao seu redor.

Por ser uma pedra resistente, este produto também possui baixo custo de manutenção, necessitando apenas de limpezas periódicas para eliminar resíduos que possam comprometer a beleza das peças.

Uma vez instaladas corretamente, as pedras são altamente duráveis, permanecendo intactas por longos anos. Além disso, com a utilização correta de recursos para embalar, transportar e instalar, é um produto sustentável que garante pouco impacto ambiental.

Aplicação

Como o material é resistente e adaptável a diferentes ambientes, não há restrições quanto ao seu uso, podendo ser usado em superfícies de concreto, cerâmica, metal, madeira, etc. A pedra está sendo muito usada em painéis, colunas, paredes, molduras, fachadas, portas, móveis e tantos outros locais.

Em pisos, o material deve ser usado com cautela. Sua aplicação em locais de grande circulação pode fazer com que ele sofra desgastes mais rapidamente e perca a qualidade em pouco tempo. Por isso, para aplicação em pisos, a pedra flexível é recomendada somente para ambientes com baixo fluxo de pessoas.

A instalação do produto é muito simples e dispensa os padrões de materiais necessários para a instalação de outros tipos de pedra natural, garantindo economia de tempo e mão de obra.

Mas como ela é aplicada? Da seguinte forma: a área de fixação é coberta com um polímero que irá dar flexibilidade e força para a peça. As pedras, então, são cortadas de acordo com o tamanho necessário para instalação e coladas no local.

Tanto a superfície de aplicação quanto o verso da pedra devem estar totalmente livre de imperfeições, rígidas, limpas e secas para que o material possa apresentar uma boa aderência ao local.

O processo de aplicação consiste em 4 passos básicos.

1 Com a ajuda de uma espátula, aplique o material colante sobre o verso da lâmina e sobre a superfície (dependendo da cola), formando sulcos para receber o revestimento.

2 Em seguida, é preciso assentar as placas da pedra sobre os sulcos até adquirir a posição que se deseja.

3 Dê leves batidinhas sobre a superfície da pedra para garantir que ela está bem assentada em toda a área da superfície que foi fixada. Utilize uma ferramenta adequada para essa função, pois o impacto das batidas pode danificar a superfície. O mais recomendado é utilizar um martelo de borracha ou um rolo de pintura.

4 É indicada a utilização de junta seca, mas caso queira utilizar rejunte, é necessário aguardar, no mínimo, 3 dias para aplicá-lo nas peças que foram fixadas. Com o rejunte aplicado, o processo está finalizado.

Você pode conferir também o nosso Manual Técnico do Slim Flex que mostra como a instalação pode ser feita.

pedra flexível

 

A pedra flexível é um produto totalmente versátil, capaz de renovar o ambiente e garantir uma aparência única aos locais em que é instalada. Aos poucos, ela vem ganhando destaque em projetos arquitetônicos customizados e conquistando seu espaço no universo de revestimentos.

Apostar em novas tecnologias que agregam valor e qualidade é uma prática recorrente quando falamos em pedras naturais e revestimentos. E é isso que a pedra flexível faz: une as mais modernas inovações tecnológicas para garantir o melhor resultado em sua obra.

Ficou interessado? A Fabricati conta com a linha Slim Flex, um revestimento natural em pedra flexível ideal para seu projeto. Vamos inovar? Entre em contato conosco e conheça nossos benefícios exclusivos.