Pedra canjiquinha: vale a pena usar em seu projeto de decoração?

pedra canjiquinha
Decoração, Revestimentos 27 de agosto de 2019

Pedra canjiquinha: vale a pena usar em seu projeto de decoração?

Você já deve ter visto uma parede ou fachada com a pedra canjiquinha, certo? O material caiu no gosto popular e vem sendo amplamente utilizado em projetos de construção e decoração. E não é para menos: com a aplicação correta, é possível garantir um estilo rústico e, ao mesmo tempo, sofisticado para sua casa. 

Se você está pensando em utilizar essa pedra em seu projeto, mas não conhece todas as particularidades do material, este artigo foi feito para você. Continue a leitura e conheça as características, vantagens e indicações da pedra canjiquinha!

Por que “canjiquinha”?

Ao contrário do que você pode estar imaginando, canjiquinha não é exatamente o nome da pedra. O termo refere-se, na verdade, à técnica de aplicação do material, que é realizada em camadas de tiras finas. Os filetes do material são cortados de pedras brutas e resistentes, sendo que a Pedra São Tomé – extraída no estado de Minas Gerais – é a mais comum. 

Como os cortes são realizados de maneira manual, obtêm-se diferentes comprimentos, espessuras e profundidades. Mas são justamente essas características que irão proporcionar elegância ao ambiente, afinal você nunca viu projetos com pedra canjiquinha totalmente simétricos e mesmo assim eles ficaram incríveis, não é mesmo?

pedra canjiquinha

Quais as vantagens?

Além de ser atrativa visualmente, a pedra canjiquinha apresenta uma série de vantagens que a tornam um excelente material para projetos de revestimento e decoração. Dentre as principais, podemos citar:

  • Alta resistência;
  • Durabilidade;
  • Antiderrapante;
  • Versatilidade;
  • Antitérmica.

Onde utilizar?

A pedra canjiquinha combina com diferentes tipos de projeto. Desde o estilo rústico até o moderno, o material é capaz de trazer um ar mais sofisticado em todos os ambientes em que é instalada. Somado a isso, a pedra apresenta uma grande variedade de tons, tamanhos e espessuras, o que a torna muito versátil para todos os tipos de espaços. 

Além disso, a alta resistência e durabilidade do material permite que a pedra canjiquinha seja aplicada em ambientes externos e internos. Abaixo, você confere alguns dos locais mais indicados para a aplicação!

Fachadas

A instalação da pedra canjiquinha é bastante comum em fachadas, ajudando a criar um visual imponente logo na entrada do local. Mesmo se você optar por instalar a pedra apenas em uma parte da fachada já é o suficiente para deixar o ambiente imponente e com um toque de requinte e sofisticação.

Churrasqueira

Se você é fã de fazer churrascos com amigos e familiares, a pedra canjiquinha é a pedida perfeita para trazer mais comodidade, além de dar um toque de naturalidade ao ambiente. Outra vantagem é que a pedra absorve calor, o que pode fazer muita diferença em dias quentes. A única recomendação é optar por um material de cor mais escura para evitar manchas de fumaça e acúmulo de sujeira.

Paredes internas

Em ambientes internos, a pedra garante muita modernidade e cria um contraste bastante interessante com as paredes lisas. Aliás, o ideal é que apenas uma parede interna seja revestida com o material para agregar uma textura diferente ao espaço. Uma boa dica é aplicar a canjiquinha no painel de TV ou como revestimento da parede de fundo da sala de jantar.

Jardim

Em jardins comuns ou jardins de inverno, a pedra canjiquinha cai como uma luva. Como apresenta um aspecto bastante natural, a pedra traz combina com o ambiente e ajuda a trazer ainda mais naturalidade ao espaço. 

Como fazer a manutenção?

Apesar de todas as vantagens da canjiquinha, o material exige limpeza e manutenção regulares. Dependendo do tipo, tamanho e disposição na forma como é instalada, a pedra favorece o acúmulo de poeira, comprometendo a beleza de sua aparência e aumentando os riscos de alergias e doenças respiratórias em quem passa muito tempo no ambiente. 

Nesses casos, a limpeza pode ser feita apenas com vassoura, pano úmido e uma solução de água e sabão. Contudo, é importante realizar uma limpeza mais profunda com uma máquina de alta pressão pelo menos duas vezes ao ano.

Outro cuidado importante é com a aplicação de produtos impermeabilizantes que ajudam no controle da umidade e evitam a proliferação de microrganismos no material. Para garantir a manutenção adequada, é preciso seguir as recomendações do fabricante e comprar os produtos necessários em lojas especializadas. 

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nossas dicas e novidades em nosso Facebook e Instagram. Até a próxima!

 

Tags: , ,

WhatsApp chat