Dicas de manutenção das pedras na decoração da sua casa

revestimento de parede em curva slim flex
Arquitetura, Decoração, Reforma, Revestimentos 26 de junho de 2018

Dicas de manutenção das pedras na decoração da sua casa

As pedras decorativas são bonitas, duradouras, sofisticadas e bem resistentes. Porém, para que não percam o brilho é necessário fazer uma manutenção periódica das pedras na decoração da sua casa.

As manutenções são formas de prevenir que a peça se degrade com o tempo. Com isso, você garante que ela continue bonita, saudável e com aparência natural por muito tempo, sem que você precise comprar outra.

Essa atividade deve ser feita regularmente. A limpeza simples pode ser feita com mais frequência, para evitar que fique encardido ou manche. Já a manutenção mais profunda deve ser feita em períodos espaçados, apenas para conservar a peça.

Quer saber como fazer manutenção das pedras na decoração da sua casa? Fique tranquilo! O processo é bem simples. Continue acompanhando e confira!

Como fazer a manutenção das pedras na decoração da sua casa

Por mais que tenham um elevado custo de instalação, as pedras costumam ter pouca manutenção e podem ser usadas tanto em ambiente interno quanto externo.

Existem muitos tipos de pedras para decoração disponíveis no mercado, naturais e artificiais. Cada uma delas tem suas características, mas de forma geral, os cuidados são os mesmos.

Na verdade, este não é um assunto complicado. A maior parte dos danos causados ​​em pedras na decoração é feita pela abrasão de outros materiais que podem riscar ou causar impacto.

Estes arranham a superfície e podem fazer com que pedaços peça se soltem. Por isso, é aconselhável em pisos, por exemplo, colocar um tapete de boa qualidade nas entradas.

Uma forma de fazer a manutenção das pedras na decoração da sua casa é por meio da limpeza. Veja a seguir como é feito o procedimento.

Procedimento de limpeza

Todas as pedras precisam ser lavadas e limpas. Quantas vezes você vai precisar de limpar vai depender de como está o acumulo de sujeira.

É aconselhável usar apenas produtos de limpeza ideais para pedras naturais leves, pois muitos produtos de limpeza de supermercados contêm ácido e alcalino que podem reagir com os minerais da peça e degradá-la ao longo do tempo.

Nunca use materiais de limpeza abrasivos para remover manchas, pois eles podem fazer com que camadas finas da pedra se soltem.

Sempre que possível, evite também colocar objetos e panelas quentes na superfície, pois eles podem deixar manchas. Limpe todos os derramamentos o mais rápido possível.

Em períodos de clima úmido, a sujeira tende a fixar menos. Por isso, em períodos mais secos, você deve fazer a limpeza com mais frequência.

Manutenção com revestimento

Algumas pedras são bastante porosas e consequentemente absorvem mais facilmente sujeira e poeira. Isso requer uma manutenção constante, de forma a mantê-la sempre com boa aparência.

Para reduzir o nível de esforço na manutenção das peças é prática comum aplicar uma camada protetora à superfície. Existem muitos tipos diferentes de produtos isponíveis.

Estes incluem ceras naturais e sintéticas, acrílicas, termoplásticos, poliuretanos e resinas epóxi. Eles são à base de água ou à base de solvente.

Em geral, os produtos à base de água são apropriados para uso em situações domésticas e áreas de baixo tráfego de pedestres, pois são relativamente fáceis de aplicar e remover.

Já os produtos à base de solvente são mais populares em instalações comerciais e industriais. Eles são muito difíceis de usar e também são difíceis de remover e podem exigir produtos químicos especializados e profissionais que sabem como fazê-lo.

Um impermeabilizante não apenas fornece proteção à superfície, mas também aprofunda o sombreamento e a variação sutil de cores das pedras na decoração. Também facilita a limpeza e a manutenção da peça.

Como aplicar revestimento em pedras na decoração de pisos recém-aplicadas

Se você deseja aplicar uma camada de revestimento em sua peça como forma de proteção, você deve começar se certificando de que a peça está pronta para ser revestida.

No caso de uma pedra recém-colocada, confira se todos os resíduos de sujeira e cimento tenham sido removidos antes de aplicar o revestimento. Lave e esfregue a superfície usando um detergente neutro adequado e uma escova adequada, de acordo com indicação do fabricante.

Lave várias vezes com água limpa. Se depois de lavar você ainda notar uma camada branca, pode ser necessário usar um produto para remover o cimento.

Uma vez que o piso tenha sido lavado e limpo, deve ser deixado para secar completamente. Aplicar o revestimento em um piso úmido faz com que ele seque em uma cor branca leitosa.

Para corrigir isso, será necessário remover o revestimento e começar de novo. O tempo que a peça demora a secar depende da quantidade de água absorvida por ela durante a limpeza, da temperatura ambiente e das condições meteorológicas gerais.

Em circunstâncias normais, três ou quatro dias de tempo de secagem devem ser suficientes para a peça secar. Se as condições climáticas frias e úmidas prevalecerem, deixe secar por uma semana inteira.

Por esta razão, pode ser aconselhável realizar o trabalho durante a primavera ou o verão, quando o tempo estiver quente.

O revestimento é mais bem aplicado usando um rolo de espuma. Normalmente são necessárias três ou quatro demãos.

Alguns fabricantes recomendam a aplicação de um selador de pedra natural na lousa antes do revestimento. Se isso for feito, serão necessárias menos camadas de revestimento.

Cada camada precisa secar completamente antes que o próximo seja aplicado. A maioria dos revestimentos é de secagem rápida, variando, normalmente, de 30 a 45 minutos. De qualquer forma, é sempre importante seguir as orientações do fabricante do revestimento em relação ao tempo e quantidade de camadas.

Deve-se tomar cuidado para não andar na área revestida até que esteja completamente seca, pois as impressões dos pés podem ser deixadas na superfície.

Impeça a formação de poças de revestimento nos canais e ranhuras da superfície, passando o rolo por essas áreas.

É aconselhável permitir o tempo necessário 24 horas para o revestimento ‘curar’ antes de andar sobre ele. Além disso, ao colocar os móveis de volta, levante em vez de arrastar cada peça para a posição.

No caso de um revestimento brilhante, o brilho pode ser melhorado se a peça for polida. Caso ela seja utilizada para pisos externos isso se torna inviável, uma vez que eles devem ser antiderrapantes.

Os revestimentos são feitos para serem duradouros, mas se desgastam com o tempo. Objetos pontiagudos riscam o revestimento e o uso de agentes de limpeza agressivos resultará nele assumindo uma aparência opaca.

Com o tempo, ele terá que ser retirado e um novo revestimento será colocado.

Como aplicar revestimento em pedras na decoração já aplicadas

 

É provável que um piso antigo tenha sido revestido em algum momento. É essencial que todos esses tratamentos anteriores sejam removidos antes do novo revestimento.

Caso seja possível saber qual revestimento foi utilizado anteriormente, você poderá ligar para o fabricante e se orientar sobre qual é a melhor maneira de ser removido.

Se isso não for possível, utilize um removedor comum para esses tipos de revestimentos. Aplique a solução de stripper na superfície e deixe por um período de tempo para dissolver o revestimento – normalmente 30 minutos.

Utilize uma escova para ajudar a remover as camadas do produto que já foi aplicado. Repita o processo até que o revestimento tenha sido totalmente removido.

Lave bem a superfície com água à qual foi adicionada uma pequena quantidade de detergente de pedra suave. Enxague bem com água limpa. Esfregue ou limpe o máximo possível.

Se produto não dissolver o revestimento, é provável que o revestimento anterior não tenha sido um revestimento acrílico à base de água, mas sim um revestimento à base de uretano ou epóxi.

Para remover estes revestimentos é necessário um produto químico à base de solvente mais agressivo. Estes só devem ser usados ​​com cuidado, pois podem queimar a pele exposta e danificar o contorno e o trabalho de pintura.

Provavelmente, é melhor empregar especialistas em manutenção das pedras na decoração da sua casa para realizar este trabalho.

As pedras são usadas como revestimento interior e exterior há muitos anos. Ela proporciona um ambiente natural e sofisticado e como vimos, não é tão difícil assim de manter.

Se você der a atenção devida a elas, com certeza suas pedras durarão por muito tempo e sua casa estará bem decorada.

Uma precaução importante que deve ser tomada está relacionada à instalação das peças. O verso das placas e a argamassa e emboço que serão utilizados devem ser impermeabilizados previamente.

Isso faz com que diminua a infiltração nas peças e com isso, previna manchas ou alguma alteração cromática.

Se as pedras forem colocadas em locais sujeitos a gordura e óleos, é aconselhável fazer a impermeabilização com produtos que repelem esses componentes.

Vimos que a melhor forma de manutenção das pedras na decoração da sua casa é por meio de camadas de revestimentos e a limpeza periódica. Agora você terá suas peças sempre bem conservadas e bonitas.

Se você gostou desse blog post, compartilhe ou deixe o seu comentário! Se tiver mais alguma dica, sinta-se à vontade para compartilhar com a gente.

Tags: , , , , , , , , , , ,

WhatsApp chat