Jardim de inverno pequeno: conheça 5 pedras para utilizar em seu projeto

jardim de inverno pequeno
Decoração 9 de agosto de 2019

Jardim de inverno pequeno: conheça 5 pedras para utilizar em seu projeto

Espaços apertados e ambientes cada vez menores podem dificultar a criação de um jardim amplo e com uma boa área decorativa. Mas para quem não abre mão de ter um pouco de verde em casa ou até mesmo em apartamento, o jardim de inverno pequeno é uma excelente alternativa para trazer mais sofisticação, beleza e um toque de naturalidade ao local.

Diferente do que você possa imaginar, o jardim de inverno pequeno pode ser montado em diversos espaços da casa que estão inutilizados. Isso porque o que conta de verdade é o modo como você trabalha o paisagismo e a decoração de seu jardim, e não o tamanho do espaço que você possui para montá-lo.

Para te ajudar a criar um jardim de inverno em um ambiente com espaço reduzido, a Fabricati trouxe algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Confira!

Como montar um jardim de inverno pequeno?

Criar um ambiente multifuncional e que realmente traga mais comodidade e sofisticação pode não ser uma tarefa simples. Abaixo, apresentamos os principais cuidados que você deve ter ao montar um jardim de inverno pequeno em sua casa!

Menos é mais

Por se tratar de um espaço limitado, as opções de decoração são reduzidas. Isso significa que é preciso pensar muito bem em como você irá dispor as plantas, objetos e demais elementos no jardim de inverno. E não adianta querer decorar demais. Muita decoração pode comprometer a organização do espaço e deixar o jardim sem um visual atrativo. Nesse caso, vale a máxima do “menos é mais”.

Escolha das plantas

A escolha das plantas deve ser pensada de acordo com a incidência de luz solar no ambiente. Se o jardim de inverno for montado em ambientes interiores que não recebem luz solar, é preciso escolher plantas que se adaptam a esse tipo de local e conseguem sobreviver sem a presença constante de luz. 

Móveis e decoração

Como estamos falando de um jardim de inverno pequeno, nem sempre é possível contar com móveis ou objetos decorativos maiores. Se houver espaço, o ideal é optar por um deck de madeira ou móveis pequenos com características naturais. A decoração também deve seguir a mesma linha: aposte em elementos decorativos naturais e que dialoguem com o ambiente, como vasos, objetos em madeira e fontes de água.

jardim de inverno pequeno

A escolha das pedras

Além de garantir benefícios estéticos, o uso de pedras para jardim ajudam na preservação das plantas, já que funcionam como uma camada que mantém a terra úmida por mais tempo. Para acertar na escolha da melhor pedra para seu jardim, trouxemos algumas opções bastante utilizadas para compor a decoração desses espaços.

Seixos

Os seixos são pedras encontradas nas margens de rios. Por possuírem uma aparência bastante natural, é uma excelente opção para jardins de inverno, ajudando a criar um contraste visualmente atrativo entre a cor da pedra e o verde das plantas. Além disso, a pedra é capaz de passar a impressão de movimento e transmite uma profunda sensação de relaxamento, o que combina perfeitamente com um jardim de inverno.

Dolomita

A dolomita é uma pedra branca que pode ser encontrada em diversos tamanhos e formatos. No entanto, as pedras menores são as mais utilizadas em jardins de inverno e proporcionam um excelente efeito à decoração do espaço. Assim como os seixos, a dolomita também é capaz de criar um contraste atrativo, sobretudo em espaços com madeira e objetos naturais.

Mármore

Com tantas opções de aplicações, o mármore também pode ser utilizado em jardins de inverno, mas não da maneira tradicional como conhecemos. Nesses casos, o ideal é apostar em pedras cortadas em tamanhos irregulares e distribuídas pelo chão do jardim, sem utilizar todo o espaço. Nas brechas, opte por usar cascalhos ou lascas de madeira para criar uma decoração perfeita ao ambiente.

Argila expandida

Apesar de não ser uma pedra, a argila expandida é bastante utilizada em jardins de inverno por facilitar a drenagem da água e oferecer proteção natural ao solo. Suas características naturais também ajudam a tornar o material uma excelente opção, trazendo ainda mais naturalidade ao ambiente.

Brita

Muito utilizadas na construção civil, a brita ajuda a dar destaque a algum elemento do jardim e trazer mais naturalidade ao espaço. Por ter uma aparência mais rústica, o ideal é que a pedra seja usada em casas em que a decoração também seja mais rústica. A versão branca do material é a mais recomendadas para o chão de jardins de inverno.

 

Agora que você sabe como montar um jardim de inverno e quais pedras utilizar na decoração do espaço, que tal pensar em um projeto para deixar sua casa mais sofisticada e confortável? Mãos à obra e boa sorte! 

 

Siga-nos no Facebook e Instagram para continuar acompanhando nossas dicas, novidades e conteúdos!

 

Tags: , , ,

WhatsApp chat