Design de interiores e coronavírus: como criar oportunidades em meio à crise?

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Arquitetura, Decoração 11 de maio de 2020

Design de interiores e coronavírus: como criar oportunidades em meio à crise?

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus vem causando grandes transtornos e prejuízos nos mais diversos setores empresariais. Na área de design de interiores não foi diferente: profissionais que não tinham um planejamento de trabalho previsto à longo prazo estão começando a sentir queda na procura pelos serviços.

Em um novo cenário onde a redução de custos e a procura por serviços essenciais está ditando as tendências de consumo, fechar novos projetos de design pode ser um verdadeiro desafio. A boa notícia é que, com estratégias assertivas e inovadoras, você pode superar os obstáculos do momento atual e conquistar novos clientes para sua carteira. 

Neste artigo, preparamos 5 dicas que podem te ajudar a criar mais oportunidades mesmo em meio à crise que estamos vivenciando. Confira!

Aumente sua presença nas redes sociais

Durante a quarentena, o consumo de redes sociais tem aumentado de maneira significativa. Se você já está presente nas redes, a dica é dar ainda mais atenção a esses canais, já que eles podem funcionar como uma vitrine do seu trabalho, estreitar o relacionamento com possíveis clientes, além de permitir que você seja encontrado com mais facilidade por novos clientes.

 

Com o “boom” das lives, você também pode aproveitar essa estratégia para criar novas oportunidades. Mas é importante que você tenha alguns cuidados: não utilize uma linguagem direta de venda, afinal o momento atual não pede isso. Procure trazer uma visão mais humana e empática, demonstrando sua expertise em sua área de atuação, com assuntos úteis e relevantes para o público.

Ofereça novas condições de pagamento

Quem busca por projetos de design de interiores durante um período de recessão e corte de custos prioriza, mais do que nunca, a relação custo-benefício antes de fechar negócio. Por isso, é preciso que você encontre maneiras de agregar valor ao projeto do cliente para que ele realmente sinta que precisa da sua ajuda.

No entanto, diante do momento atual, o cliente pode esbarrar em dificuldades financeiras. Para não perder negócio, a dica é apostar em descontos, promoções, parcelamentos e novas condições de pagamento. Além de facilitar a vida do cliente, ele passa a perceber que você está empenhado em ajudá-lo e não focado somente no dinheiro que irá receber.

Aprimore sua apresentação de projetos

O design de interiores é uma área que precisa encher os olhos do cliente, afinal ele está em busca de mais sofisticação, modernidade e um novo visual para determinado ambiente. Além de manter seu portfólio de projetos atualizado, vale a pena investir em novos tipos de apresentação.

Você já pensou em disponibilizar projetos como a tecnologia de Realidade Aumentada? Ou criar um canal no Youtube para publicar vídeos de seus projetos? Essas ferramentas ajudam os clientes a avaliarem a qualidade do seu trabalho de maneira mais próxima e real. Portanto, vale a pena investir em novas formas de apresentação!

Amplie seu networking

Independente do momento, fazer networking é sempre importante para conseguir novos projetos. Mesmo à distância, é possível expandir sua rede de contatos e estreitar relações profissionais. Estabelecer contato com arquitetos, por exemplo, é uma boa maneira de conseguir indicação de novos clientes.

Além disso, é importante manter bons relacionamentos comerciais, principalmente com fornecedores. Afinal, o sucesso de seu trabalho, bem como a satisfação de seu cliente, também depende deles. 

Invista no relacionamento a longo prazo

Com a redução na procura por projetos de design de interiores, uma saída inteligente é investir no relacionamento a longo prazo com seus prospects e clientes. Durante períodos em que quase ninguém está comprando, é preciso criar situações futuras para favorecer a venda. 

Quando esse momento acabar, seus possíveis clientes estarão mais preparados para voltar a contratar seus serviços. Nesse sentido, o marketing digital pode ser um excelente aliado para construir relacionamentos duradouros, preparar seus clientes para o momento da compra e garantir a fidelização dos mesmos. 

Projeto de design de interiores: o que priorizar no momento atual?

Com as pessoas passando mais tempo em casa, novas necessidades de adaptação de ambientes podem surgir. E aí se escondem boas oportunidades para você inovar e mostrar como seu trabalho pode tornar a rotina mais prática, funcional e segura. Confira alguns ambientes que você deve priorizar em seus projetos!

Hall de entrada

O hall de entrada é um importante ambiente para evitar a entrada do vírus nos espaços internos. Convencer seu cliente de que criar um hall ou compor o atual com móveis e objetos que facilitem a guarda de sapatos, chaves e acessórios, além de dar destaque para a colocação de frascos de álcool em gel pode ser uma boa estratégia para fechar negócio.

 

Escritório

Com a recomendação de isolamento social, muitas pessoas passaram a trabalhar no modelo home office. Contudo, nem todas elas possuem um espaço adequado em suas casas. Explicar sobre a importância de investir em um ambiente próprio para o trabalho, com ergonomia, iluminação e disposição inteligente dos móveis pode ser uma estratégia a seu favor.

Quartos infantis

A suspensão das aulas das crianças tem feito muitos pais encontrarem dificuldades para lidar com a bagunça e desorganização nos quartos dos pequenos. Oferecer projetos com opções de layouts personalizados, espaços específicos para as atividades das crianças, além de objetos e móveis funcionais também pode ser uma maneira de fechar mais negócios.

 

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