Decoração para varanda: saiba como deixar o ambiente mais aconchegante

decoração para varanda
Decoração 24 de março de 2021

Decoração para varanda: saiba como deixar o ambiente mais aconchegante

A varanda sempre foi um espaço para apreciar bons momentos ao ar livre com a família, amigos ou com sua própria companhia. Como estamos passando muito mais tempo dentro de casa, ela se torna um espaço ainda mais importante para momentos de lazer e descontração. Para deixar o ambiente ainda mais incrível, apostar em uma boa decoração para a varanda pode fazer toda a diferença.

A decoração para varanda ajuda a deixar o espaço ainda mais acolhedor, confortável e personalizado. Independente do tamanho da sua varanda, existem diversas alternativas para decorá-la e, assim, criar um espaço em que predomine o bem-estar e a tranquilidade para que você se sinta verdadeiramente em casa. 

Abaixo, você confere 5 dicas para transformar sua varanda e deixá-la muito mais aconchegante!

Escolha os móveis certos

A varanda é usada para diversas finalidades: fazer refeições, descansar, ler um livro, reunir os amigos, dentre tantas outras. Por isso, é importante que os móveis sejam adequados para todas essas situações. O ideal é escolher os móveis de acordo com o estilo adotado no restante do casa e com o objetivo que você deseja. 

Se a intenção for trazer a natureza para o ambiente, os móveis de madeira são uma boa opção. Já se a intenção for criar um espaço mais clean e moderno, móveis de fibra sintética podem ser a melhor escolha. Mas lembre-se que o material escolhido deve suportar as mudanças climáticas e não exigir manutenções constantes. 

Cadeiras e sofás estofados, mesas pequenas e uma mesa central são móveis básicos e não podem faltar na sua varanda. Se o espaço for pequeno, vale a pena apostar em móveis sob medida e que sejam ideais para ambientes com área reduzida, como os bancos em “L”.

decoração para varanda

Crie um cantinho para relaxamento

Pegando gancho na dica anterior, não se esqueça de apostar em móveis que ajudem a trazer uma maior sensação de relaxamento. A varanda é o lugar ideal para descansar após um dia cheio, para ler um bom livro ou aproveitar o ar livre. Portanto, é fundamental criar um cantinho para relaxamento.

Para isso, também é preciso escolher os móveis certos. As cadeiras penduradas, puffs, chaises e até mesmo cadeiras espreguiçadeiras são boas opções de escolha, já que ajudam a deixar o ambiente mais leve e com a sensação de tranquilidade. E mais uma vez: lembre-se de observar o material e o estilo dos móveis antes de comprá-los.

decoração para varanda

Aposte em um jardim vertical

Vasos com plantas são praticamente um item obrigatório quando falamos em decoração para varanda, mas que tal ir além? Apostar em um jardim vertical pode dar um charme a mais no ambiente e trazer um toque de natureza para o espaço. Não precisa de nada muito complexo: basta instalar uma estrutura de madeira e pendurar os vasinhos com ganchos.

A sensação de natureza ajuda a criar um clima de relaxamento ainda maior, por isso, é válido apostar nessa ideia. Se você preferir, pode optar por criar uma pequena horta vertical, com ervas, hortaliças e temperos que sejam de fácil cultivo. Só não se esqueça de que as plantas precisam ficar posicionadas de maneira que recebam luz solar, direta ou indiretamente.

decoração para varanda

Capriche nos elementos decorativos

É claro que na decoração para varanda não poderia faltar elementos decorativos, certo? Eles ajudam a dar um toque de sofisticação e elegância ao espaço e podem traduzir toda a personalidade dos moradores. Uma boa ideia é investir em quadros personalizados, esculturas e peças de arte, almofadas, pedras decorativas, etc.

Se o espaço permitir, também é válido usar aparadores e estantes. Enfim, use e abuse da criatividade para deixar o ambiente com a sua cara. Na hora de escolher os elementos decorativos, certifique-se de que eles dialogam com os demais elementos do espaço e não fogem do estilo da decoração.

decoração para varanda

Não se esqueça da iluminação

A iluminação também é um item que você deve considerar ao realizar a decoração para varanda. Como estamos falando de um ambiente de lazer e descanso, o ideal é investir em uma iluminação mais suave e com tons mais quentes. Porém, em pontos de destaque, como a churrasqueira ou a mesa central, nada impede que você utilize luzes mais fortes.

Para trazer mais elegância, vale a pena fugir do tradicional. Um lustre pendente, bolas de iluminação penduradas ou cordões de luzes, no estilo pisca-pisca, ajudam a deixar a varanda com um ar mais moderno e descolado. Antes de instalar a iluminação, avalie a necessidade do ambiente para escolher os melhores pontos de instalação.

decoração para varanda

Quer conferir mais conteúdos sobre decoração? Siga a Fabricati no Facebook e Instagram e acompanhe nossas atualizações semanalmente!

 

Tags: , ,