Decoração para jardim: 5 dicas para criar um projeto incrível

decoração para jardim
Decoração 22 de julho de 2020

Decoração para jardim: 5 dicas para criar um projeto incrível

Como estamos passando mais tempo dentro de casa, o jardim tem sido ainda mais importante para cumprir seu papel como ambiente de relaxamento, tranquilidade e momentos em família. Para deixá-lo mais aconchegante e especial, reinventar  sua decoração para jardim pode trazer um ar totalmente novo a esse espaço.

O jardim deve ter como foco a tranquilidade e o descanso, sempre priorizando a natureza como elemento de destaque. Integrar à decoração aos elementos naturais é o que irá deixar o ambiente ainda mais bonito visualmente e perfeito para ler um livro, reunir a família ou simplesmente relaxar no conforto do seu lar.

Diferente de ambientes internos, o jardim é um espaço mais fácil quando se trata de decoração, afinal com poucos elementos é possível criar uma decoração incrível e que combine facilmente com o ambiente. Mas nem por isso você precisa deixar a dedicação de lado, certo? Confira nossas dicas para transformar a decoração do seu jardim!

1. Aposte em vasos decorativos

Decorar o jardim com vasos é algo que já é de praxe. De fato, eles são indispensáveis para esse espaço, mas devem ser muito bem pensados e dispostos para deixar o seu jardim com a sofisticação e o estilo que você deseja. Eles podem assumir diferentes formatos, cores e tamanhos, mas devem sempre dialogar entre si e com os demais elementos do local.

Por mais que seja um jardim, não exagere na quantidade de vasos. Muitos deles podem acabar criando uma poluição visual e transmitir muita informação, quebrando o clima de descanso e tranquilidade. Cores mais alegres e em tons mais claros são ideais para trazer essas sensações ao ambiente.

decoração para jardim

2. Coloque pedras no jardim

As pedras trazem um charme a mais na decoração para jardim. Além de combinarem muito bem com esse tipo de ambiente, elas ajudam a manter a terra úmida e proteger as plantas. Por se tratar de um espaço onde a natureza predomina, as pedras naturais são as mais indicadas para o ambiente.

Seixos, cascalhos e dolomitas são algumas pedras bastante comuns para jardim. Você pode utilizá-las na superfície do vasos, nos canteiros ou ainda criar pequenos caminhos com elas. Neste artigo, apresentamos melhor os tipos de pedra para jardim.

decoração para jardim

3. Invista em móveis

Os móveis são ideais para jardins maiores, mas também podem ser utilizados em jardins pequenos. Colocar bancos, poltronas e pequenas mesas, por exemplo, ajudam a deixar o jardim mais prático e funcional, afinal você precisa de um espaço para sentar, admirar a paisagem ou ler um livro.

É importante priorizar materiais para ambientes externos e que sejam resistentes aos agentes naturais, como sol e chuva, já que eles ficarão expostos constantemente à essas ações naturais. Móveis rústicos são o que mais combinam com esses espaços, já que eles possuem um toque natural, e sempre que possível devem ser priorizados na decoração para jardim.

decoração para jardim

4. Crie um jardim vertical

Criar uma parede vertical destinada com pequenos vasos ou com plantas fixadas na própria parede é uma tendência que está em alta. E não é à toa: o jardim vertical traz muito mais sofisticação aos ambientes, além de permitir o melhor aproveitamento do espaço.

Porém, tenha cuidado para não exagerar: você não precisa preencher toda a parede com vasos ou plantas. Criar um projeto clean e minimalista pode ser mais interessante para melhorar o aspecto visual e deixar a decoração para jardim ainda mais bonita.

decoração para jardim

5. Capriche na iluminação

Que tal dar um charme para o seu jardim durante a noite? Afinal, esse espaço pode ser um ótimo lugar para relaxar e curtir momentos de tranquilidade depois de um dia cheio. Uma iluminação especial pode trazer ainda mais a sensação de aconchego e intimidade ao seu jardim. E isso faz toda a diferença ao final do dia!

Você pode optar por pequenos postes, espeto para jardim, refletores ou lâmpadas fixadas na parede. Mais uma vez, você não precisa exagerar. Muitas luzes podem causar desconforto e provocar o efeito contrário ao que você deseja. Ah, e elas não precisam ser muito fortes também. O ideal é optar por uma iluminação mais clara e relaxante.

decoração para jardim

Dica bônus: cuide da manutenção

A decoração para jardim só irá fazer diferença se você cuidar adequadamente do ambiente.  Nada de passar longos períodos sem regar as plantas, fazer podas ou cortar a grama, por exemplo. Nos vasos, cuidado para não deixar água excedente, já que o excesso pode apodrecer as raízes. 

Pequenos cuidados frequentes são essenciais para deixar seu jardim sempre limpo, bem cuidado e bonito. Portanto, não negligencie essas tarefas!

 

Quer conferir mais dicas de decoração? Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para conferir nossas novidades!

Tags: , , ,

WhatsApp chat