Decoração de varanda: conheça 5 dicas para transformar o espaço

Decoração 30 de novembro de 2021

Decoração de varanda: conheça 5 dicas para transformar o espaço

Impulsionados pela necessidade de isolamento social e busca de ambientes mais confortáveis no próprio lar, a decoração de varanda tem ganhado cada vez mais destaque nos projetos decorativos. 

Com uma maior atenção voltada aos espaços de lazer e descanso de casas e apartamentos, a varanda é um espaço que pode trazer ainda mais conforto e praticidade para as rotinas dos moradores. O ambiente pode ser facilmente decorado e quando bem cuidado se torna uma das partes mais agradáveis do lar!

Para te ajudar nessa missão, preparamos 5 dicas de decoração que vão transformar a sua varanda em um verdadeiro espaço de lazer, relax e diversão. Confira!

Crie um jardim vertical

A ideia de criar um jardim vertical é uma excelente opção para todos os tipos de varanda, especialmente para apartamentos, já que o espaço costuma ser mais reduzido. Para montar o jardim vertical, você pode instalar uma estrutura de madeira ou um pallet que irá servir como a base de sustentação para os vasos.

Além de flores e plantas, você também pode cultivar temperos no jardim vertical. Essa é uma ótima forma de garantir alimentos mais saudáveis, além de criar uma decoração visualmente atrativa. Lembre somente de assegurar que os vasos recebam luz solar, ok?

decoração de varanda

Aposte em um cantinho de relaxamento

A varanda é o ambiente perfeito para relaxar e aproveitar o tempo ao ar livre. Para deixar esses momentos ainda melhores, vale a pena apostar em um cantinho para relaxamento. Não precisa de nada muito sofisticado, especialmente se o espaço for pequeno.

Você pode criar esse cantinho usando uma rede, chaise, espreguiçadeira, poltronas ou apenas algumas almofadas e um pequeno sofá. O mais importante é garantir a sensação de descanso e bem-estar, mas não se esqueça de que os elementos dialoguem com o restante da decoração de varanda.

decoração de varanda

Cuidado com a escolha dos móveis

Geralmente, as varandas são cobertas, mas nem sempre fechadas. Por isso, o primeiro passo para a escolha dos móveis é verificar se o material que você deseja suporta as variações do tempo. Móveis de madeira – com alta durabilidade alta – ou fibra sintética são bastante recomendados, sobretudo para ambientes muito abertos.

Além da qualidade, pense na funcionalidade que os móveis irão trazer para a varanda. Se você planeja fazer muitas refeições no local, por exemplo, priorize a escolha de uma boa mesa com cadeiras. Se o ambiente tiver uma área reduzida, vale a pena considerar um projeto com móveis planejados. Só não exagere na quantidade de móveis para não comprometer a praticidade do espaço, ok?

decoração de varanda

Capriche na iluminação

Para deixar seus momentos ao final do dia ainda melhores ou para criar um ambiente intimista para jantares especiais na varanda, você não pode deixar de investir em uma boa iluminação. O ideal é optar por luzes com cores mais quentes, já que ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante e acolhedor.

Uma ideia legal é apostar nos cordões de luzes, no estilo pisca-pisca. Você também pode criar uma iluminação para focar em pontos de destaque de sua varanda, como o jardim vertical, a churrasqueira, etc. Basta entender as necessidades do ambiente e utilizar a lâmpada correta. 

decoração de varanda

Escolha um revestimento sofisticado e elegante

O revestimento pode fazer toda a diferença na decoração de varanda, afinal ele ajuda a ditar todo o estilo do ambiente e traz muito mais sofisticação ao espaço. Nas varandas, os revestimentos podem ser usados nas paredes, pisos ou ainda serem instalados sobre a superfície de móveis.

Se você for iniciar o projeto de decoração de varanda do zero, o revestimento deve ser o primeiro item a ser pensado. Já se ele for instalado em um ambiente já existente, assegure que o revestimento escolhido dialoga com o restante da decoração.

Como trata-se de um espaço externo, é necessário que o material escolhido apresente algumas características importantes, como resistência ao sol, chuva e calor, baixa ou nula porosidade, longa durabilidade e facilidade de manutenção.

decoração de varanda

Na Fabricati, você encontra o Slim Flex e Nano Prime, dois revestimentos modernos, sofisticados, versáteis e com toda a resistência e durabilidade necessária para a instalação em ambientes externos. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Será um prazer deixar sua varanda ainda mais elegante e confortável!

Tags: , ,