Decoração de quarto de casal: aprenda a criar um ambiente aconchegante

decoração de quarto de casal
Arquitetura 22 de fevereiro de 2021

Decoração de quarto de casal: aprenda a criar um ambiente aconchegante

Começar uma vida a dois é uma das fases mais empolgantes e importantes da nossa vida. Quando o casal decide dar um passo a mais e passa a morar juntos, é preciso pensar em alternativas para que os dois possam desfrutar de ambientes confortáveis e funcionais. A decoração de quarto de casal, por exemplo, merece uma atenção especial, afinal é o espaço que mais representa a sinergia dos dois.

A decoração de quarto de casal pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, já que é preciso fazer com que as diferentes personalidades sejam contempladas. Assim, o décor precisa agradá-los igualmente para que o ambiente possa proporcionar momentos únicos e especiais, além de representar toda a essência do casal.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas que vão te ajudar a deixar a decoração do quarto de casal ainda mais especial. Confira!

Defina o estilo e as cores

O primeiro passo é chegar a um consenso sobre o estilo que será adotado no quarto do casal. Aqui, você deve levar em consideração que o quarto é um ambiente destinado ao conforto e relaxamento. Portanto, uma boa dica é optar pelo estilo minimalista, com móveis funcionais e elementos essenciais.

Em relação às cores, as mais recomendadas são as neutras, como branco, bege e cinza, já que ajudam a trazer sensações de calma e tranquilidade ao ambiente. Por outro lado, se o casal curte cores mais vivas e chamativas, o ideal é utilizar este tom na parede que ficará atrás da cama, enquanto nas demais deve prevalecer os tons suaves.

decoração de quarto de casal

Pense nos objetos decorativos

Para os objetos que vão compor a decoração de quarto de casal, a dica é analisar gostos e paixões que os dois compartilham em comum. Se ambos gostarem de leitura, é válido colocar dois criados-mudos, em cada lado da cabeceira da cama, com uma luminária própria para leitura.

Se o casal gosta de viajar, uma boa opção é montar um espaço com fotografias das viagens e dos bons momentos que viveram juntos. Por mais que pareça uma decoração simples, as fotos ajudam a trazer muito mais personalização ao quarto do casal. Se a paixão em comum são as plantas, é válido considerar o uso de pequenos vasos como elemento de decoração. Enfim, encontre um gosto comum, e a partir dele, pense na decoração!

decoração de quarto de casal

Explore a sensação de amplitude

Em quartos de casal pequenos, uma boa dica é buscar por elementos que ajudem a criar uma maior sensação de amplitude no ambiente. Escolher tons neutros e claros para o piso é um importante ponto de partida, já que provocam a sensação de que o cômodo é maior. O Nano Prime é uma excelente opção de revestimento para o piso de quartos. 

Utilizar espelhos também ajuda a trazer a sensação de amplitude do quarto. Como criam o efeito de maior profundidade, esses objetos podem ser explorados em quartos com espaços mais reduzidos. A instalação pode ser feita na parede a frente da cama ou em paredes laterais; caso não haja espaço adequado para instalação, pode ser interessante utilizá-los nas portas de correr do guarda-roupas.

decoração de quarto de casal

Aposte em uma boa iluminação

A iluminação faz toda a diferença para criar um ambiente mais intimista, relaxante e personalizado. Como o quarto é um local de descanso, você pode optar por lâmpadas com tons mais claros e que não iluminem demais o ambiente. A iluminação indireta, com a luz fria como principal e luzes quentes na iluminação auxiliar com abajures e pendentes, é uma excelente escolha.

Além disso, é preciso pensar em formas de privilegiar a iluminação natural sem que ela atrapalhe o dia-a-dia do casal. Se você não deseja fazer mudanças estruturais no projeto, as cortinas podem ser grandes aliadas nessa tarefa. Se a luminosidade natural for baixa, prefira tecidos mais leves; se for alta, opte por cortinas com forro e blackout. Ah, e não se esqueça de que a estampa deve dialogar com o restante do ambiente.

decoração de quarto de casal

Capriche na decoração da cama

Como a grande estrela do quarto, não há nada melhor do que se deparar com uma cama aconchegante e convidativa para relaxar. Por isso, a decoração de quarto de casal deve sempre incluir a cama como um dos principais elementos. Além do conforto e funcionalidade, você pode dar um toque a mais com uma decoração caprichada.

A cabeceira da cama, por exemplo, é um elemento indispensável na decoração. Ela pode ser estofada em linho, madeira ou MDF. Além disso, acertar na escolha dos lençóis, colchas e cobre-leitos é fundamental para dar um toque de charme ao ambiente. Aqui, a dica é considerar o gosto dos dois e optar por cores, tecidos e texturas que combinam com o restante da decoração. Por fim, vale a pena optar por travesseiros decorativos, almofadas e um kit peseira

decoração de quarto de casal

Quer continuar acompanhando nossos conteúdos sobre o universo da decoração? Siga-nos no Facebook e Instagram para conferir todas as nossas atualizações.

Tags: , ,