Decoração de interiores: 5 dicas para deixar sua casa incrível

decoração de interiores
Decoração 13 de abril de 2019

Decoração de interiores: 5 dicas para deixar sua casa incrível

A busca para deixar a casa mais bonita, espaçosa e aconchegante é uma tendência cada vez mais comum no Brasil. E é neste cenário que a decoração de interiores tem ganhado um destaque especial: somente em 2016, o segmento de decoração residencial teve um aumento de 21%, segundo dados levantados pela MultiCrédito. Para 2019, a previsão é de que haja um crescimento de até 32% em relação ao ano anterior.

Esses números mostram que os brasileiros estão priorizando muito mais a criação de ambientes personalizados em casa e que traduzam seus gostos, desejos e necessidades. A busca crescente pelo segmento de decoração de interiores pode ser facilmente explicada, já que ela é capaz de repaginar, trazer um visual atrativo e aconchegante, além de modificar totalmente a atmosfera do local e deixar o morador muito mais à vontade em seu próprio lar.

Apesar de ser capaz de transformar uma casa, realizar uma decoração de interiores que realmente modifique o ambiente não é uma tarefa simples. É preciso pensar nos mínimos detalhes para que os elementos de todo o projeto decorativo dialoguem entre si e criem um ambiente harmônico.

decoração de interiores

Quais os elementos básicos da decoração de interiores?

Para criar ambientes funcionais e que realmente tenham a personalidade dos moradores, deve-se levar em conta alguns elementos básicos da decoração de interiores antes de dar início à execução. Confira o que você deve ser considerado!

Harmonia

A harmonia é um princípio fundamental quando falamos em decoração de interiores. Capaz de garantir um projeto visualmente atrativo, ela está relacionada, sobretudo, a cores, formas, texturas e tipos de materiais. Para que a decoração seja harmônica, todos esses elementos devem estar relacionados de uma alguma forma, evitando divergências e itens que causem muita poluição visual. Por isso, é importante enxergar a casa ou o ambiente que será modificado como um todo, sempre procurando criar maneiras para que os elementos conversem entre si.

Ritmo

O ritmo é a direção e velocidade com que seu olhar percorre um ambiente. E para que o olhar percorra um “caminho”, os elementos decorativos devem estar organizados em uma sequência lógica, indo de um lado a outro e subindo e descendo com naturalidade. Para isso, um bom projeto de decoração de interiores deve considerar cores, linhas, traços, curvas, formas e objetos.

Equilíbrio

O equilíbrio é uma maneira de distribuir itens de modo que seu peso visual seja o mesmo em todo o ambiente. Podemos definir o equilíbrio de duas maneiras principais:

  • Simétrico: ocorre quando há uso de objetos ou elementos decorativos iguais, dividindo o ambiente visualmente ao meio. Como exemplo podemos citar dois criados-mudos idênticos posicionados um de cada lado da cama.

 

  • Assimétrico: se dá pelo uso de diferentes objetos, mas que possuem mesmo peso visual e são capazes de deixar o ambiente harmônico, além de criar maior sensação de movimento.

 

Contraste

O contraste pode enriquecer a decoração e, ao mesmo tempo, criar um ambiente sem harmonia. É preciso que ele seja utilizado com muito cuidado e em poucos elementos. Na sala, por exemplo, apostar em um sofá liso e almofadas com texturas pode trazer um charme a mais. Mas se você fizer isso, evite usar outros tipos de contrastes no local. O exagero de contraste nunca é um bom sinal.

Proporção

Para criar um ambiente agradável, deve-se levar em conta as medidas, áreas e espaços do local, caracterizando a proporção. Ela pode ser usada tanto para diminuir quanto para aumentar a sensação de espaço no ambiente, levando em conta o tamanho e disposição dos móveis e objetos, além da utilização de cores e outros elementos visuais.

decoração de interiores

Como fazer uma boa decoração de interiores?

A repaginação dos ambientes de sua casa é uma tarefa que precisa de muito planejamento e estudo para que tudo fique perfeito e do jeito que você sempre sonhou. Confira nossas dicas!

Defina o estilo da decoração

O primeiro passo na hora de decorar sua casa é definir o estilo de decoração que mais combina com você e com o ambiente. Você prefere um estilo mais vintage com móveis retrôs ou um visual mais moderno com móveis contemporâneos? Prefere criar ambientes mais leves? Gosta de decoração jovem? Curte ambientes coloridos ou mais neutros? Enfim, essas são algumas perguntas que podem te ajudar a definir a orientação de seu projeto. Lembre-se que se optar por um visual clean para a cozinha, por exemplo, é importante que o restante da casa siga essa linha para que todos os ambientes fiquem harmônicos.

Escolha as cores

As cores são elementos fundamentais na decoração de uma casa e fazem toda a diferença para o visual do ambiente. Antes de definir as cores das paredes, dos móveis e dos objetos, verifique se as cores que você deseja combinam e criam bons contrastes. Cores neutras podem ser interessantes para deixar o ambiente com um visual moderno, mas se usadas em excesso podem deixar a casa sem vida. Mas como muita gente prefere cores claras em paredes, uma boa dica é apostar em móveis e objetos com cores mais vivas.

Não esqueça da iluminação

Em muitos projetos de decoração, a iluminação acaba sendo deixada de lada ou tratada como um item secundário. Mas entendê-la como um elemento decorativo pode te ajudar na hora de decorar sua casa. Isso porque o efeito das luzes, seja natural ou artificial, exerce grande influência na ambientação dos espaços. Estude os cômodos de sua casa e analise qual é o tipo de iluminação que mais combina com cada ambiente. Na sala de TV, por exemplo, a “meia luz” pode ajudar a criar um ambiente mais aconchegante e confortável.

Pense nos objetos decorativos

Os objetos decorativos são a peça-chave e fazem toda a diferença na decoração de interiores. Um quarto apenas com os móveis necessários, como cama e guarda-roupa, deixam o ambiente sem graça. Para torná-lo acolhedor e com a sua cara, pense em objetos que tenham relação com a sua personalidade e que deem um up no visual do cômodo. Faça isso para todos os ambientes da casa. Por mais que sejam pequenos, os objetos decorativos podem modificar totalmente o visual do espaço, deixando-o mais atrativo e dinâmico.

Conte com ajuda profissional

A última dica é a garantia de que seu projeto irá ficar do jeito que você sempre sonhou. Muita gente decide decorar a casa por conta própria e, no final, acaba não gostando da decoração que criou. Para evitar erros e gastos desnecessários, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado na área. Os mais indicados são os arquitetos e designers de interiores. Eles podem te ajudar e muito em seu projeto de decoração de interiores, criando ambientes harmônicos e trazendo um visual incrível para sua casa.

decoração de interiores

Gostou das nossas dicas? Não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas novidades!

Tags: ,

WhatsApp chat