Decoração de interiores: conheça 5 tendências para 2021

decoração de interiores
Decoração 8 de dezembro de 2020

Decoração de interiores: conheça 5 tendências para 2021

A decoração de interiores está sempre se reinventando e trazendo novas tendências para deixar nossas casas ainda mais aconchegantes, modernas e cheias de personalidade. Se em 2020, passamos muito mais tempo dentro de casa, para o próximo ano nada melhor do que acompanhar as tendências de decoração para que você possa viver momentos únicos e prazerosos no conforto do seu lar.

Seja na hora de construir ou reformar, as tendências em decoração ajudam a renovar os ambientes para criar uma atmosfera mais agradável e que melhore o bem-estar de todos. Portanto, seja na hora de construir, reformar ou simplesmente inovar na decoração de interiores, vale a pena conferir as tendências que estarão em alta no próximo ano.

Para te ajudar nessa missão, elencamos 5 tendências em decoração de interiores para 2021. Acompanhe!

1. Design biofílico

A ideia de trazer a natureza para dentro de casa já é uma tendência atual e deve se intensificar ainda mais no próximo ano. Além das plantas, optar por materiais e cores naturais ajuda a ampliar a sensação de natureza dentro de casa, proporcionando momentos de tranquilidade e relaxamento.

Dessa forma, o design biofílico é uma das grandes tendências para a decoração de interiores. Esse conceito traz uma sensação mais leve, com cores e elementos que estão presentes na natureza. Móveis e objetos decorativos de madeira, revestimentos com pedras naturais e pequenos espaços verdes devem ter maior destaque na decoração e são boas opções para colocar o design biofílico em prática.

decoração de interiores

2. Cores calmantes

Para fugir do estresse e da correria da vida moderna, as cores com maior vivacidade devem dar espaço à presença de cores calmantes, sobretudo em ambientes interiores. As cores neutras continuam em alta, mas vale a pena dar uma variada para criar espaços com um novo visual mas que mantenha a sensação de calma e tranquilidade. 

De acordo com a psicologia das cores, tons em azul são os mais recomendados para criar ambientes calmos. Os tons mais claros ajudam a melhorar a concentração, além de proporcionar uma boa noite de sono. Se você não é fã do azul, o rosa pálido, verde-água e o cinza frio também são excelentes cores que ajudam a trazer a sensação de calmaria.

decoração de interiores

3. Texturas com design sensorial

Quando falamos em decoração de interiores, é preciso ir muito além da estética. A decoração também deve servir como um elemento para aguçar nossos sentidos e usufruir ao máximo do nosso próprio lar. Ou seja, para além do visual, as sensações despertadas pelo toque também devem ser incorporadas à decoração.

As paredes com design sensorial, por exemplo, estimulam a curiosidade pelo toque para saber qual é a sensação. Além de complementar o design de interiores, elas ajudam a deixar os ambientes com mais profundidade e com maior sensação de acolhimento. Aqui, você pode optar por texturas e materiais de acordo com seu gosto pessoal, mas sempre dialogando com os demais elementos decorativos.

O Slim Flex,  uma pedra natural, extremamente fina, leve e flexível, possui uma textura interessante e chamativa, capaz de trazer mais sofisticação e despertar a curiosidade pelo toque em quem está no ambiente. A pedra está  disponível em 8 cores diferentes, com texturas desde a mais rústica até as mais lisas.

4. Linhas curvas

As tradicionais linhas retas e padronizadas devem ser menos utilizadas em 2021. As linhas curvas com padronagens disruptivas devem se concretizar como uma forte tendência, já que são muito convidativas e fogem do padrão com o qual nosso cérebro está acostumado. Ou seja, é uma boa opção para criar ambientes mais inovadores.

Desde almofadas até as paredes, os formatos assimétricos e não lineares podem ser explorados em diversos espaços e objetos. Além de quebrar a monotonia das linhas retas, a decoração com linhas curvas também traz maior descontração e personalização aos ambientes.

decoração de interiores

 5. Tom sobre tom

Explorar as diversas tonalidades de diferentes cores deve ser um grande destaque nos ambientes internos. Trata-se de uma repaginação do estilo monocromático, apostando em tons da mesma coloração que são harmônicos e se complementam como um todo em um determinado ambiente.

Os diferentes tons da mesma cor devem estar presentes em todos os elementos do ambiente, como as paredes, móveis, objetos, etc. Essa tendência é bastante atrativa esteticamente, ajudando a trazer mais vida e a sensação de expansividade daquele espaço.

decoração de interiores

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nossos conteúdos sobre o universo da decoração em nosso Facebook e Instagram.

Tags: , ,