Conheça os melhores materiais para usar na borda de piscina

borda de piscina
Revestimentos 27 de outubro de 2020

Conheça os melhores materiais para usar na borda de piscina

O revestimento para a parte interna da piscina e para a área exterior ao redor costumam ser os mais priorizados durante a elaboração do projeto. Geralmente o último item a ser pensado, o material para a borda de piscina não deve ser deixado de lado, afinal a escolha do melhor material pode garantir um acabamento incrível e fazer toda a diferença no visual da sua área de lazer.

Por mais que pareça um detalhe, é preciso muita cautela na hora da escolha para que o material utilizado na borda da piscina dialogue com o revestimento externo e com os demais elementos decorativos da área de lazer. Mas afinal, quais os melhores materiais para a borda?

Características essenciais aos materiais para borda de piscina

Muito mais do que cumprir uma função estética, é preciso que os materiais utilizados na borda de piscina apresentem características indispensáveis para garantir maior segurança e comodidade no dia a dia. Um material esteticamente atrativo pode resultar em um visual incrível, mas de nada adianta se ele não cumprir com os requisitos técnicos necessários para a proteção e segurança dos usuários.

O primeiro deles é ser antiderrapante. Como a borda da piscina é um local que está constantemente molhado, é de fundamental importância que o material não fique escorregadio na presença de água. O material também deve ser atérmico, já que fica exposto ao sol constante e, por isso, não pode esquentar muito.

Por fim, é preciso que os materiais não tenham nenhum tipo de quina que possa causar acidentes. Como é comum que as pessoas sentem e apoiem as mãos na borda da piscina, uma quina – por menor que seja – pode causar incômodo e até mesmo ferimentos. 

Quais os melhores materiais para utilizar na borda de piscina?

Conhecer os materiais que podem ser utilizados na borda é o primeiro passo para garantir que o resultado fique personalizado, seguro e bonito. Saiba quais são as opções mais indicadas: 

Pedras

As pedras naturais possuem diversas cores, formatos e tamanhos, o que faz com que elas combinem com qualquer tipo de projeto. No entanto, além de serem antiderrapantes e atérmicas, elas precisam ser resistentes, duráveis e apresentar baixo índice de porosidade. 

Como nem todas apresentam essas características, a escolha das pedras para borda de piscina fica limitada a quatro opções principais: granito, São Tomé, pedra mineira e pedra Goiás. 

Porcelanato

Considerado um material altamente versátil, o porcelanato também pode ser utilizada como revestimento para borda de piscina, trazendo mais elegância e sofisticação ao ambiente. O ideal é optar pelo porcelanato amadeirado, uma vez que possui maior resistência e menor absorção de água.

Aqui, deve-se tomar cuidado com o porcelanato polido, já que o material possui uma superfície muito lisa que, em contato com a água, pode acabar deixando a área muito escorregadia. Além disso, é importante observar se o material não desbotam no sol e é resistentes à manchas.

Cerâmica

Quando falamos em revestimento para a piscina, a cerâmica é um dos materiais mais versáteis, podendo ser utilizada tanto na parte externa quanto interna. Na borda, a cerâmica é bastante vantajosa, já que é resistente aos raios solares e à manchas.

O material pode ser encontrado em vários tamanhos, cores e texturas, mas é preciso observar as características técnicas, uma vez que nem todos os tipos de cerâmicas são antiderrapantes e atérmicas.

Madeira

Para quem deseja trazer a natureza para a área da piscina, o revestimento de madeira pode ser um excelente aliado. Esse material é utilizado, principalmente, em projetos que contam com os famosos decks na borda da piscina.

O recomendado é que ele seja sempre instalado acima do nível da água para evitar que o excesso de umidade danifique o material com o tempo. O cumaru e o ipê são os tipos de madeira mais recomendados para a borda da piscina, já que são antiderrapantes, resistentes e duráveis. 

Cimentícios

Os pisos são materiais já utilizados tradicionalmente nas bordas de piscina, apresentando uma grande variedade de opções para escolha. Se você acha que esses materiais estão ultrapassados, é hora de repensar seus conceitos.

A geração de pisos evoluiu graças à tecnologia aliada ao design, o que permitiu criar pisos muito mais atrativos, modernos e seguros para as bordas. Um grande exemplo da evolução dos pisos para piscina vem da marca Adamá, uma empresa que se inspira na beleza do Brasil para desenvolver soluções para projetos contemporâneos.

A Adamá possui duas linhas especiais de pisos para a borda: a Beiramar e a Atermika. A Beiramar é a nova geração de bordas e pisos para piscinas e áreas externas com peças de concreto atérmico altamente resistentes e de grandes formatos. Recife, Ipanema, Leblon e Maresias têm um visual moderno e refinado. A linha inclui degrau, capa de muro e ralo linear.

A Atermika é um sistema de bordas e pisos atérmicos para instalação em piscinas, que surgiu para atender um público antenado nas tendências que buscam preços mais acessíveis em seus projetos para a área externa. Com visual contemporâneo e minimalista, Atermika possui dois formatos de bordas disponíveis na cor Areia, que remete ao visual das belas praias brasileiras.

A Fabricati é representante oficial da Adamá e está pronta para lhe auxiliar a encontrar o melhor piso para o projeto da sua piscina. Conheça melhor as linhas clicando aqui e entre em contato conosco para solicitar seu orçamento.

Tags: , ,