Bancada de cozinha americana: quais são os melhores materiais?

bancada de cozinha americana
Decoração, Revestimentos 18 de dezembro de 2020

Bancada de cozinha americana: quais são os melhores materiais?

Seja pela falta de espaço ou pelo desejo de promover maior integração entre os ambientes, a cozinha americana tem se tornado uma tendência em projetos de arquitetura de casas e apartamentos. Como elemento de destaque no espaço, a bancada de cozinha americana merece uma atenção especial para que ela possa desempenhar um importante papel funcional e estético no ambiente. 

A escolha do material da bancada é um ponto central e deve ser muito pensada para não comprometer o sucesso do projeto. Afinal, o material certo ajuda a deixar o ambiente mais sofisticado e harmônico, além de cumprir com a funcionalidade da bancada. Continue a leitura e saiba quais os melhores materiais para utilizar em sua casa!

Cozinha americana: uma tendência em crescimento

As cozinhas americanas fazem parte da tendência dos ambientes integrados em casas e apartamentos. Esse ambiente propõe a ideia de unir a cozinha com a sala de jantar ou sala de estar, permitindo criar uma maior conexão entre os espaços e não causar uma disruptura com paredes separando os espaços.

A grande característica das cozinhas americanas é a presença de uma meia parede ou de uma bancada para separá-la do ambiente ao lado. A bancada, aliás, é uma das grandes tendências, já que permite criar muito mais proximidade e conexão entre os espaços.

Dessa forma, a cozinha traz uma maior sensação de amplitude e cria ambientes comuns e, ao mesmo tempo, com uma pequena separação que faz toda a diferença. Além de deixar a estética mais clean, a dinâmica da casa torna-se muito mais funcional, prática e interativa, dando mais liberdade para os moradores.

Afinal, quais materiais utilizar na bancada da cozinha americana?

Antes de tudo, é preciso entender que a bancada da cozinha americana não possui somente a função de separar os espaços. Para aproveitá-la da melhor forma possível, ela pode se tornar um lugar para refeições rápidas, apoio para a colocação de panelas de comida, local para preparo de pratos e drinks, dentre tantas outras funções.

É por isso que, para além da estética, o material escolhido para a bancada de cozinha americana deve ser bastante resistente, principalmente contra riscos, manchas, abrasão e umidade. Para ter a certeza de que você escolheu o melhor material, separamos 5 opções que podem cumprir essa função e deixar a sua cozinha ainda mais sofisticada.

Granito

Uma das pedras naturais mais utilizadas em bancadas, o granito é bastante resistente a impactos e altas temperaturas. Disponível em vários padrões de cores e tonalidades, a pedra é bastante versátil e pode combinar facilmente com diferentes estilos de arquitetura e decoração.

Além disso, apresenta baixa porosidade, o que ajuda a conservar sua originalidade mesmo com a umidade presente na cozinha. Em comparação com o mármore, por exemplo, o granito é bem mais recomendado para bancadas de cozinha.

bancada de cozinha americana

Porcelanato

O porcelanato é um dos materiais mais utilizados como revestimento de cozinha. Além de ser usado no piso, também pode ser uma boa opção para a bancada de cozinha americana. A cor branca e a superfície bastante lisa ajudam a trazer mais sofisticação e elegância ao ambiente, além de dar maior destaque para a bancada.

O porcelanato possui baixa porosidade e fácil manutenção, mas é preciso considerar que não é um material tão resistente a impactos. Além disso, não deve ser instalado diretamente sobre a bancada. O ideal é instalar uma estrutura metálica específica para fixá-lo.

bancada de cozinha americana

Pedra de quartzo industrializada

Fabricada com alta tecnologia, é uma pedra composta por mais de 90% de quartzo. O processo de fabricação utiliza resina de poliéster e sistema de vibro-compressão para garantir uma excelente qualidade ao material.

A pedra de quartzo industrializada é altamente resistente a manchas, riscos, impactos e abrasão. Também possui longa durabilidade e diversas variedades de tons e cores, mas não é um resistente a altas temperaturas. Portanto, se você for utilizar a bancada para colocar panelas quentes, este material não é a melhor opção.

bancada de cozinha americana

Nanoglass

Criado com resina e pó de vidro, o nanoglass é um material sintético que apresenta alta resistência e durabilidade, tornando-o ideal para a bancada de cozinha americana. Possui uma superfície brilhosa e levemente espelhada, que se mantida limpa, ajuda a transmitir elegância e requinte à bancada de cozinha americana. 

Devido a alta tecnologia empregada no processo de fabricação, o nanoglass não sofrerá nenhum tipo de risco, impacto ou mancha. Contudo, o nanoglass não suporta temperaturas altas. No caso da aplicação em bancada, por exemplo, não se deve colocar panelas quentes sobre o material.

bancada de cozinha americana

Nano Prime

Considerada a 4ª e mais recente geração do nanoglass, o Nano Prime é a pedra mais moderna e inovadora da categoria. Também é desenvolvida com nanotecnologia, mas seu processo produtivo agregou um percentual maior de cristais de vidro e pó de mármore, tornando-o ainda mais branco e mais resistente que o nanoglass.

É um produto com alta resistência e durabilidade, garantindo que ele fique livre de riscos, manchas e não sofra com a ação de impactos, produtos químicos, mofo, abrasão e outras intempéries, além de possuir absorção nula de líquidos. A alta tecnologia empregada e a possibilidade de acabamentos detalhados tornam a pedra perfeita para garantir requinte, sofisticação e beleza aos ambientes.

Outra vantagem é que o Nano Prime, apesar de ser extremamente resistente, pode ser repolido ao longo dos anos, caso venha a sofrer algum dano, garantindo ainda mais qualidade ao produto. Também é considerado um material higiênico, sendo resistente a sujeiras e bactérias

Nano Prime
Projeto:
Luciana Savassi
Marcos de Paula

Quer saber mais sobre os benefícios do Nano Prime? Entre em contato conosco e entenda como o material pode fazer toda diferença na bancada da sua cozinha americana!

Tags: , , ,