8 formas de como fechar mais projetos de arquitetura, decoração ou design

projeto de decoração
Arquitetura 16 de julho de 2018

8 formas de como fechar mais projetos de arquitetura, decoração ou design

Com o mercado cada vez mais competitivo, muitos profissionais estão buscando novas formas de como fechar mais projetos para o seu negócio de arquitetura, decoração ou design.

Seja você pequeno ou grande, uma empresa de arquitetura, decoração ou uma empresa de design de interiores, todos precisam ter um plano de negócio para atrair mais clientes para seu estabelecimento.

Hoje em dia, o que está atraindo a maioria das pessoas é o diferencial e qualidade que o negócio possui. Pessoas que fazem bem o que ninguém faz, tem grande destaque nesse setor.

Por isso, é importante se reinventar sempre e buscar estar a um passo a frente dos concorrentes. Para te ajudar, vamos ensinar algumas como fechar mais projetos para o seu negócio de arquitetura, decoração ou design.

Continue acompanhando e confira!

Conheça quais as formas de como fechar mais projetos para o seu negócio de arquitetura, decoração ou design

A crise econômica ocorrida no Brasil recentemente fez com que muitos profissionais ficassem afetados e reduzissem significativamente o número de clientes.

Felizmente, o mercado tem melhorado aos poucos e a tendência é que o crescimento continue constante. Mas para que você consiga fechar mais projetos é necessário tomar medidas para atrair clientes.

A dúvida é: quais aspectos devo levar em conta e me preocupar, na expectativa de fechar mais clientes para o meu negócio? Este questionamento tem sido bastante frequente, por isso, separamos algumas dicas para você.

1 – Entenda a situação financeira do seu cliente                

O primeiro passo para que você consiga fechar um projeto é oferecer para o cliente aquilo que ele deseja e possa pagar. Não adianta nada você querer colocar mil e uma coisas no projeto, sendo que seu cliente não irá aceitar.

Antes de tudo você deve conversar com ele para saber exatamente o que ele deseja e o que ele está disposto a fazer. Quando você apresentar algo que está dentro do que ele queria, ele provavelmente irá fechar negócio com você.

Demonstre valor e não preço, pois há uma grande diferença entre coisas caras e custo alto. Para diferenciar é necessário saber a relação custo benefício em relação ao que você oferece.

Se você quer pedir um valor alto pelo seu trabalho, você deve mostrar ao seu cliente o porquê todo esse valor está sendo cobrado. Não adianta nada querer ganhar mais do que realmente vale, pois seu cliente vai se sentir enganado.

Caso isso não seja o que ele tem condições no momento, você pode pensar em alternativas que ambos os lados saiam ganhando. Mas é claro, nunca inferiorize o seu trabalho, pois é seu nome no mercado que está em jogo.

Algumas técnicas de persuasão, marketing e negociação pode te ajudar nessa tarefa de convencer o cliente a fechar a proposta. Por isso, conheça as demandas e busque soluções para elas.

Dica de ouro: tente descobrir qual o verdadeiro sonho daquele cliente, o que ele realmente deseja e o aquilo representa para ele. Depois, ajude o cliente a elaborar qual a consequência da não realização daquele projeto que ele tem em mente.

A partir daí, você vai entender o real objetivo e o que a solução que você vai apresentar, significa para ele, num nível muito mais profundo!

Havendo a possibilidade, é sempre bom definir um intervalo de valores para saber se o cliente tem condições de seguir ou não com o seu trabalho.

Ao discutir valores, lembre ao cliente que você irá solucionar a demanda que ele possui e evitar as consequências que ele tanto teme ao não realizar um projeto.

Clientes procuram soluções! Quanto vale a decoração e a casa dos sonhos para o seu cliente?

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2 – Tenha um objeto para brinde

As pessoas adoram ganhar brindes, mesmo que seja algo simples. Você deve elaborar um objeto que represente tudo aquilo que seu negócio produza e que seja criativo.

Quando o item destaca e tem relevância, os clientes passam a colocá-los como objeto de decoração, fazendo com que outras pessoas possam ver e se interessar pelo seu trabalho

Ofereça uma pequena amostra do seu trabalho, para mostrar o quanto ela pode ser boa. Isso vai deixar os seus potenciais clientes bem felizes e dispostos a fechar negócio com você.

3 – Esteja presente na internet

Uma das melhores formas de fechar mais projetos para o seu negócio de arquitetura, decoração ou design é por meio da internet. Hoje em dia esse é o principal meio de comunicação e compra de produtos e serviços.

Então, se seu negócio não está conectado a internet saiba que você está a um passo atrás dos concorrentes. Essa um excelente forma de conquistar grandes públicos e atrair pessoas ao redor do mundo.

Até mesmo aqueles que não estão procurando por um negócio de decoração, arquitetura ou design podem se interessar pelo seu trabalho e querer fazer algum projeto com você.

Você pode utilizar um site ou blog onde irá divulgar as informações sobre o seu trabalho, publicar conteúdos interessantes relacionados ao assunto e mostrar tudo o que seus projetos podem proporcionar.

As redes sociais também são fundamentais, uma vez que milhões de brasileiros tem acesso a elas diariamente. O facebook é a maior delas, mas também existe o Instagram, twitter e muitas outras.

Você deve criar páginas para o seu negócio nas redes sociais e convidar e divulgar o seu trabalho para as pessoas ao seu redor. Além de elas conhecerem o seu trabalho, ter uma página demonstra credibilidade.

Você pode aproveitar também para fazer a avaliação dos usuários, de forma a tentar aprimorar cada dia mais seu trabalho. Pesquise o que seu público alvo interessa e programe-se para atendê-los.

Pode não parecer, mas ver o nome da sua marca com frequência nas redes sociais faz com que ela fique conhecida e ganhe destaque para atrair novos clientes. Propaganda é a alma do negócio.

marca nas redes sociais

4 – Crie uma marca

Você deve transformar sua empresa em uma marca específica. Determine a especialização do seu negócio e por quais tipos de projeto você deseja que ela seja reconhecida.

É necessário haver algo que os clientes em potencial possam associar ao nome da empresa. Você não deve simplesmente ser generalista. Você precisa de algo que seja exclusivo para sua empresa e que você possa utilizar para se destacar.

Pense na criação de um logotipo e identidade visual para o seu negócio. Um site divulgando o seu trabalho, falando sobre a sua trajetória profissional, clientes já atendidos e depoimentos, como mencionamos no tópico anterior.

Algo muito comum no mercado do qual estamos falando, é o caso de profissionais que trabalham com o nome próprio por já serem reconhecidos no mercado dessa forma. Com isso, ele traz todos os aspectos positivos e, claro, também negativos da sua trajetória profissional. Todas as atitudes, seja no âmbito profissional ou pessoal, são atreladas a ele.

Atenção: o cuidado com a imagem pessoal deve ser redobrado para não afetar a imagem pessoal

Ao criar uma marca para a empresa, você tem o trabalho de construí-la do zero. O esforço de marketing é maior para construção da imagem, mas os benefícios também são equivalentes. Existe a dissociação da pessoa jurídica e pessoa física, assim como a marca pode ser construída de maneira planejada para que seja reconhecida da forma que os donos desejam.

Falaremos mais sobre branding para profissionais da área de arquitetura, decoração e design em um próximo post.

5 – Tenha uma rede de parceiros

A parceria é uma das melhores formas de fechar mais projetos para o seu negócio de arquitetura, decoração ou design. Isso porque nesse ramo, um profissional complementa o outro.

Para construção ou reforma de uma casa você irá precisar de um arquiteto para fazer o projeto arquitetônico, um decorador ou designer de interiores para fazer o projeto de interiores, um engenheiro para realizar o projeto estrutural, hidráulico e elétrico.

Além de equipes para trabalhar na obra e empresas que forneçam os materiais que você precisa. Todos esses profissionais juntos são capazes de construir ou reformar uma casa.

Tem espaço para todos eles no mercado, desde que cada um execute sua função. Se você tem pessoas em que conhece o trabalho e confia, você pode tentar fazer uma parceria.

Com isso, os clientes deles podem tornar seu também e vice-versa. Mas é importante lembrar que você deve indicar profissionais de qualidade, uma vez que o trabalho deles influenciará no seu.

Não considere outras empresas como concorrentes e sim como parceiros, pois o conhecimento combinado pode gerar muito mais lucratividade para ambas as partes.

Sem contar que você mantem boa relação com outras pessoas faz com que você obtenha novas informações do mercado, para que possa adquiri mais conhecimento e se tornar um profissional melhor.

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6 – Tenha um portfólio de projetos atualizado

Quando um cliente vai até o seu escritório você precisa ter os seus trabalhos em mãos para mostrar a ele. Imagine se você tivesse que levá-lo em todas as obras? Isso não seria possível.

Por isso, uma das formas de fechar mais projetos para o seu negócio de arquitetura, decoração ou design é ter um portfólio com você para mostrar aos seus clientes.

Ah, não se esqueça também de manter um portfólio online, caso seja necessário um compartilhamento de forma mais rápida.

Se você fez um projeto, mas não tirou nenhuma foto dele, ele praticamente não valerá de nada. As pessoas querem ver algo pronto, concreto, finalizado. Então crie um portfólio com os seus trabalhos e o mantenha sempre atualizado.

Dica de ouro: procure registrar o depoimento de clientes, seja por vídeo ou e-mail. Isso é o que chamamos de prova social e tem muito valor para potenciais clientes.

7 – Não pegue mais projetos do que você consiga fazer

Você deve conhecer sua capacidade produtiva para saber até aonde pode chegar. Não adianta querer pegar todos os projetos que ver pela frente e não tiver condições de executá-los no prazo e com qualidade.

Pior do que rejeitar um projeto é oferecer um serviço de baixa qualidade. Seu potencial cliente irá entender que você preza pela qualidade e se ele não puder esperar, te dará uma nova oportunidade em outro serviço.

Porém, se você aceita o projeto e não cumpre com o combinado, esse provavelmente será o último com esse cliente, perdendo a chance de fidelizá-los e receber novas indicações.

Faça um planejamento da sua agenda e veja o que você consegue atender e se é necessário contratar algum funcionário. A organização é fundamental para o sucesso e crescimento da empresa.

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8 – Ofereça várias formas de pagamento

Mais uma das formas de fechar mais projetos para o seu negócio de arquitetura, decoração ou design é oferecer várias formas de pagamento para seus cientes.

Converse com ele e analise quais são as possibilidades disponíveis. Verifique a possibilidade de parcelar o pagamento, de pagamento à vista com desconto ou de recebimentos a cada etapa do projeto concluída.

Às vezes você irá perder um cliente, por causa de um pequeno parcelamento. Então é importante reconsiderar, mas sempre com cautela.

Uma sugestão: Tente sempre cobrir os seus custos de forma mais rápida possível. O restante você divide de forma que caiba no bolso do seu cliente.

Essas foram algumas formas de como fechar mais projetos para o seu negócio de arquitetura, decoração ou design. Colocando elas em prática sua empresa terá grandes chances de obter o crescimento e sucesso desejado.

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