7 Dicas de Decoração Para Espaço Comercial

piso com revestimento super nano prime
Decoração 6 de março de 2018

7 Dicas de Decoração Para Espaço Comercial

Muitas vezes ficamos tão entretidos na nossa rotina, que deixamos de perceber o impacto que o ambiente do escritório causa em nós e como a decoração para espaço comercial é importante.

Se pegarmos uma média de 200 horas de trabalho por mês, num ano teremos 2400 horas interagindo com o nosso ambiente de trabalho. Uma loucura, não? Quase um terço do ano, sentado na mesma sala, mesma cadeira, com os mesmos móveis, as mesmas pessoas (se tudo der certo), enfim, tudo igual.

Está vendo onde queremos chegar? Não? Então continua com a gente.

Por Que se Preocupar com a Decoração do Seu Espaço Comercial?

Tudo o que foi dito acima já é motivo suficiente para nos preocuparmos com o nosso bem-estar. É importantíssimo que trabalhemos num lugar onde nos sintamos confortáveis e bem-dispostos para dar o nosso melhor.

Isso deve ser um alerta constante, seja você um empresário, que quer que seus funcionários trabalhem mais motivados e não tenham problemas de saúde, ou você funcionário, que encara a rotina semanal, sentado numa mesa, atrás de um computador, trabalhando as suas 200 horas mensais.

Sem contar que se o seu espaço for um local de fluxo de visitantes e clientes, deve haver a preocupação em passar uma imagem alinhada ao propósito do seu negócio, além de também oferecer, é claro, conforto e comodidade para eles.

Portanto aqui vão sete dicas de decoração para o seu ambiente comercial.

Plantas e um pouquinho de vida!

Colocar algumas plantas, independente do espaço que você possui, é sempre uma ótima forma de acrescentar cor e vida ao seu escritório. E existem plantas perfeitas para escritório, como as suculentas, que precisam de pouco cuidado para sobreviver e são de fácil manutenção.

Alguns outros tipos de plantas que se adaptam bem ao ambiente de escritório são mini-cactos, bonsais, violetas de diversas cores e ervas aromáticas, caso você possua uma cozinha ou copa.

plantas

Arte faz parte!

Colocar algumas peças de arte, quadro ou esculturas, dão um ar mais sofisticado para o seu ambiente e ajudam a compor a sua decoração. E não precisa ser nada muito caro, apostamos que na sua cidade tem alguma feira de artes toda semana. É só ter paciência e peneirar alguma coisa bem legal.

É importante que a sua escolha para as obras de arte seja consistente com a imagem profissional que você quer passar. Não vale colocar o quadro que seu filho pintou ainda no Ensino Infantil.

arte

Que se faça a luz!

Sempre que possível faça uso da luz natural, mas assegure-se de que ninguém vá receber o sol de meio dia direto na cara.

Caso seja necessário o uso de luz artificial, as lâmpadas fluorescentes são uma opção menos impactante para o meio ambiente, além de consumir menos energia que as lâmpadas convencionais. Não necessariamente são a melhor opção, pois cada tipo de lâmpada possui um Índice de Reprodução de Cor (IRC), que define o nível a fidelidade da cor exposta (cor da parede, móveis, obras de arte, e afins) à iluminação.

É preciso assegurar que a iluminação seja adequada ao ambiente de trabalho. Existe algo chamado de laudo de luminância que é um estudo realizado para avaliar se a iluminação não causará nenhum impacto na sua saúde ou na saúde dos funcionários. Iluminação em excesso pode ser tão prejudicial quanto a falta dela.

iluminação natural

Tratamento para as janelas

Ao invés de optar por cortinas, escolha persianas. Elas permitem que você controle a quantidade de luz que entra, além de esconder possíveis vistas indesejáveis, como a parte de trás de um prédio, um outdoor e por aí vai.

persianas

Escolha da mobília

A escolha da mobília é um dos pontos principais para a decoração do seu espaço comercial. A mobília certa é um cruzamento entre design, tamanho do espaço e usabilidade.

Com relação ao design, é importante que o mobiliário reflita a imagem que você quer passar no seu escritório. Pode ser algo mais descontraído ou formal e sóbrio, de acordo com o seu negócio e a proposta que ele quer oferecer.

Se o espaço for muito pequeno, o uso da mobília não pode ser exagerado a ponto de fazer com que seus ocupantes tenham ataques de claustrofobia. Um escritório que não recebe muitos visitantes não precisa se preocupar tanto com espaço para trânsito de pessoas.

A mobília deve também estar disposta de maneira que os usuários tenham acesso fácil aos itens de maior uso como computadores, impressoras, máquinas de xerox e arquivos, por exemplo.

mobilias escritorio

Porque quase tudo são cores

Cores são capazes de mexer com as nossas percepções, trazendo sensações diferentes dependendo da maneira como são empregadas no ambiente. Existe um vasto estudo no campo da psicologia sob a influência das cores no comportamento humano. Portanto, a escolha certa das cores dirá muito sobre a impressão que você quer passar para os seus funcionários e visitantes.

Uma combinação de cores frias e vibrantes é sempre interessante. O importante é jogar com elas e, na dúvida, recorrer à orientação profissional para não errar a mão.

O branco é geralmente a cor mais adotada em escritórios e espaços comerciais por ser uma cor impessoal e que gera luminosidade ao ser combinado com outros tons. Além disso, com o uso do branco, o emprego de objetos em outras cores, dão um contraste interessante e chamativo.

A pedra Super Nano Prime é bastante utilizada na decoração de espaços comerciais na confecção de bancadas, pisos e balcões. Por possuir um branco puro e brilhante, ela se encaixa perfeitamente com o exemplo acima e são uma excelente opção para a decoração do seu espaço comercial.

supernanoprime

CURIOSIDADE: Ajustando o Feng Shui

Já ouviu falar em Feng Shui? Feng Shui é um termo de origem chinesa que surgiu a partir da percepção de mestres chineses de que cada área natural, terreno ou edificação, teria sua própria vibração. Essa vibração do ambiente e do entorno, pode agir de modo benéfico para o corpo e mente dos seus ocupantes ou de modo prejudicial.

A partir daí o Feng Shui tornou-se o campo de estudo de como situar edificações, móveis e objetos, de forma a favorecer seus usuários.

Por isso, de acordo com essa crença, um layout de escritório que está em harmonia com o Universo tem maior probabilidade de sucesso para os seus ocupantes.

Sua mesa, por exemplo, deve estar posicionada em uma posição de poder, de frente para a porta e com uma sólida parede atrás. O uso de plantas, como falado no início do post, é uma ótima maneira de criar uma conexão positiva com a natureza. Até o posicionamento dos objetos na sua mesa tem relação com fatores como sucesso, futuro, relações e empoderamento.

E por hoje é isso. Essas foram algumas dicas para a decoração do seu escritório ou espaço comercial. Lembre-se que o ambiente deve ser adequado e agradável para as pessoas que trabalham lá e, se for o caso, confortável também para os visitantes e clientes.

Se você ainda está em dúvida se realmente é a hora para reforma, o nosso post sobre reformas para casa pode te ajudar a avaliar se é o momento para uma reforma ou não.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e, se você procura algumas opções sofisticadas de para revestimento e reforma do seu escritório, entre em contato conosco no nosso site. Lá temos vários exemplos de aplicação que podem ser exatamente o que você procura para o seu espaço comercial.

Tags: , , , , , , , , , ,