5 tendências em design, decoração e arquitetura para 2018

fabricati ambiente trabalho
Arquitetura, Reforma, Super Nano Prime 5 de fevereiro de 2018

5 tendências em design, decoração e arquitetura para 2018

Não raras as vezes, um cliente espera que um bom arquiteto, decorador ou designer de interiores, possua a habilidade quase “paranormal” de antever tendências e pensar anos à frente do seu tempo. Algo muito comum a profissões intimamente relacionadas à criatividade. Por isso é fundamental estar atualizado e antenado a tudo que acontece.

fabricati ambiente trabalho

Nas palavras do famoso arquiteto Norman Foster, “para ser arquiteto, é preciso ser duas coisas: otimista e curioso. ” E como a curiosidade é irmã da criatividade, falaremos aqui sobre cinco tendências de decoração, design e arquitetura para 2018. O intuito? Ajudar profissionais da área a despertar e construir novas ideias e conceitos para projetos de arquitetura, decoração e design e, como consequência, atender a um mercado consumidor que, no geral, é bem exigente.

Espaços Públicos e Privados andando juntos

O constante crescimento das cidades tem feito com que a dinâmica de organização do espaço se torne algo diferente do que conhecemos até então.

Enquanto antigamente enxergava-se uma definição clara entre espaços públicos e privados, áreas designadas como comerciais, industriais e residenciais, hoje a tendência é que isso se misture e os espaços se fundam cada vez mais.

Isso vai ao encontro de pessoas que procuram por mais comodidade e uma menor necessidade de uso de meios de transporte. Portanto, os espaços se tornarão cada vez mais próximos em função da mudança de estilo de vida da população urbana.

Espaços menores e multifuncionais

Os chamados “millenials” são objetos de estudo de diversos segmentos e, claro, não seria diferente para a gente. Focados em praticidade, sustentabilidade e modernidade, os espaços de moradia da geração milenar deverão atender a esses conceitos, assim como a nova dinâmica social e profissional desses jovens.

Por isso, hoje já encontramos apartamentos e residências habitadas por um ou mais jovens em espaços menores que, ao mesmo tempo, permitam a ele tanto relaxar e reunir alguns poucos amigos quanto também utilizá-lo como home office. Inclusive você pode aplicar algumas dicas de decoração para espaço comercial em seu local de trabalho. A tendência é, portanto, o aproveitamento do espaço como um todo, proporcionando uma excelente experiência aos seus ocupantes.

apartamento multifuncional

Projetos eco-friendly e Arquitetura Sustentável

A integração de espaços urbanos com o verde e a natureza já é uma realidade nos projetos e assim permanecerá. Prédios comerciais fazem uso de jardins verticais ou até mesmo dedicam grandes espaços para bosques e parques, promovendo uma interação maior do homem com a natureza.

Nas casas o uso de claraboias e pomares internos, para cultivação de alimentos orgânicos, fazem as vezes de uma decoração ecológica e verde. Para você ter uma ideia, em 2017 a busca por plantas dentro de casa teve um aumento de 533% nas procuras no Pinterest.

Com relação a arquitetura sustentável, muitos arquitetos têm desenvolvido seus projetos apoiados nos três pilares do conceito de sustentabilidade que são: preservação do meio-ambiente, desenvolvimento social e viabilidade econômica.

O uso de material reaproveitado na arquitetura é um exemplo bastante claro de uma iniciativa que atende a esses três aspectos.

Isso, obviamente, não significa uma preferência pela sustentabilidade em detrimento do uso de materiais de qualidade. É possível encontrar materiais luxuosos, elegantes e que não agridem ao meio ambiente, levando em conta preceitos sustentáveis em sua fabricação.

tendências jardim interno

O Uso de Pré-Moldados

Voltando à questão já mencionada algumas vezes nesse post que é a praticidade, não teríamos como fugir do uso dos pré-moldados para a ampliação de espaços e criação de novos cômodos sem aquela dor de cabeça de uma grande obra.

Com um ou dois dias é possível instalar os pré-moldados, não afetando de maneira significativa a rotina dos moradores. As paredes e fundações já vêm prontas, por isso a agilidade no processo de instalação.

Além da facilidade de instalação, os pré-moldados podem receber revestimentos sofisticados e elegantes para se adequar ao gosto do cliente.

pre moldada

A garimpagem

Uma tendência que vem bastante forte com a já referida geração dos millenials é a criação de espaços personalizados e bem individualizados, com decorações exóticas através do uso de objetos e materiais garimpados.

Isso permite a criação de um espaço único com a cara do cliente. Existem, inclusive, estabelecimentos especializados no comércio de objetos garimpados e reformados. Vale sempre dar uma conferida, pois, quem sabe, você não acha algo que se encaixa perfeitamente no seu projeto?

objetos diferentes

E para você, profissional da área, seja arquiteto, designer de interiores, ou decorador, qual ou quais as tendências você enxerga para 2018? Quer acrescentar algo à nossa lista? Sinta-se à vontade para comentar e/ou compartilhar o nosso artigo. Sua participação e contribuição são muito importantes.

Tags: , , , , , , , ,