5 pedras decorativas para jardim que você precisa conhecer

Decoração 6 de fevereiro de 2020

5 pedras decorativas para jardim que você precisa conhecer

A presença de um jardim faz toda a diferença para mudar o astral de qualquer casa ou apartamento. Para criar um espaço realmente agradável, é preciso pensar muito além das plantas e flores. E um dos elementos que podem trazer ainda mais tranquilidade e senso estético para esses ambientes são as pedras decorativas para jardim.  

Em qualquer local, o jardim possui o poder de transmitir uma sensação de relaxamento e é perfeito para descansar após um dia estressante ou simplesmente reunir a família para curtir bons momentos. Mas para que isso seja possível, o ambiente precisa estar muito bem decorado para proporcionar a estética necessária que permite embelezar o espaço.

Claro que o grande foco do jardim são as plantas, flores e vasos, mas apostar nas pedras decorativas para jardim pode ser o diferencial que falta para criar o ambiente perfeito em sua casa. Neste artigo, você vai conferir os 5 melhores tipos de pedras que você utilizar nesses espaços. Acompanhe!

As vantagens das pedras decorativas para jardim

Além de ser possível criar composições personalizadas com pedras decorativas de diferentes tipos e formatos, a utilização desses materiais em jardins possui vantagens que vão muito além do senso estético. A primeira delas é a economia: as pedras dispensam a necessidade de manutenção e geram menos gastos, o que não aconteceria no caso de utilizar gramado no local, por exemplo.

As pedras também possuem um papel de proteção para o jardim. Isso porque elas funcionam como uma camada protetora para a terra, ajudando-a a deixar mais úmida, e permitindo que as plantas se desenvolvam com saúde, além de evitar a entrada de sujeira dentro de casa. 

Por fim, vale ressaltar a versatilidade das pedras decorativas para jardim. Como existem diferentes tipos de materiais, é possível utilizar as pedras em diferentes funções: para compor caminhos, decorar vasos, fazer a forração de um canteiro ou até mesmo utilizar como mobiliário, dependendo do estilo do jardim.

5 pedras para você usar em seu jardim

Existem muitas pedras que ficariam perfeitas como elemento decorativos de jardins. No entanto, antes de optar por um material é preciso levar em conta suas características. Muitas pedras não são ideais para ambientes externos por não apresentarem uma boa resistência a agentes naturais, como a luz solar, chuvas e outros intempéries. 

Para que você não faça a escolha errada, separamos 5 tipos de pedras decorativas para jardim que são ideais para compor a decoração desses ambientes, trazendo beleza, sofisticação e praticidade. Acompanhe nossas dicas!

Brita

Muito utilizada em construção civil, a brita também combina perfeitamente com a decoração de jardins. Na cor cinza, a pedra pode ser utilizada para compor caminhos ou forrar os canteiros de plantas, ajudando a trazer um ar mais rústico para o espaço. No entanto, a brita também pode ser encontrada em versões com cores mais claras. Nesses casos, a dica é utilizá-las em jardins de inverno ou jardins zen como forma de dar mais destaque a um espaço do ambiente, além de deixá-lo mais elegante. 

pedras decorativas para jardim

Dolomita

Encontrada na cor branca, a dolomita é uma pedra decorativa para jardim conhecida pelo seu poder de trazer sofisticação e elegância ao ambiente. Ela possui uma textura mais uniforme e, assim como a brita branca, também ajuda a destacar alguns elementos do jardim. Uma boa opção é utilizá-las para compor caminhos, criando um contraste interessante com as demais cores do jardim.

pedras decorativas para jardim

Seixo

O seixo é uma pedra parecida com aquelas que encontramos em cachoeiras e às margens de rios. O material possui uma superfície bastante lisa e, geralmente, é encontrada em variados tons de marrom e bege. Por ter uma aparência mais natural, a pedra é perfeita para quem deseja trazer mais naturalidade ao jardim. Uma boa opção é utilizá-la em maior ou menor quantidade que pedras de outros tons, ajudando a criar um contraste bastante bonito ao ambiente.

Argila expandida

Muito usada para preencher canteiros e vasos, a argila expandida é uma pedra marrom, arredonda a fria. Se utilizada nos vasos, por exemplo, ajuda a reter maior umidade para a planta. Assim como o seixo, também é um material com aparência bastante natural, mas capaz de trazer muita elegância ao ambiente.

Mármore e granito

Para jardins maiores, o mármore e o granito também podem funcionar como pedras decorativas para jardim. Basicamente, o mármore é utilizado na construção de caminhos. Por isso, atente-se para escolher placas com acabamento menos liso para evitar que fiquem escorregadias. Por outro lado, o granito é comumente usado para criar mobiliários, como bancos ou mesas, mas também pode ser usado na decoração de caminhos.

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nossas dicas, novidades e conteúdos através do Facebook e Instagram. Até a próxima!

 

Tags: , , ,

WhatsApp chat