5 dicas para montar um jardim de inverno pequeno

jardim de inverno pequeno
Decoração 20 de abril de 2020

5 dicas para montar um jardim de inverno pequeno

O jardim sempre foi um espaço bastante privilegiado em grandes projetos de arquitetura e decoração como forma de proporcionar mais sofisticação e trazer um toque de natureza ao ambiente. Em casas e apartamentos com espaço reduzido também é possível criar um projeto interessante, mas a ideia é apostar em um jardim de inverno pequeno nos ambientes interiores.

Originário de países frios, o jardim de inverno surgiu do desejo de trazer o verde para dentro de casa mesmo em meio à neve. Como grande parte das plantas não sobrevivem às baixas temperaturas, a solução foi criar um espaço no interior do ambiente. Hoje, o jardim de inverno é uma das grandes tendências em decoração e faz parte de projetos modernos que priorizam a elegância e muito charme!

Para que você possa criar um espaço atrativo e funcional em espaços reduzidos, trouxemos 5 dicas essenciais que vão te ajudar nessa missão. Confira!

Por que ter um jardim de inverno em sua casa?

Mesmo com pouco espaço, o jardim de inverno tem um poder transformador para qualquer ambiente. Por trazer a natureza para dentro de casa, este tipo de jardim é ideal para trazer tranquilidade e sensação de relaxamento, além de exaltar a beleza do paisagismo e deixar o ambiente muito mais sofisticado e harmonioso.

Em casas e apartamentos pequenos, o jardim de inverno é capaz de criar um ambiente muito mais intimista, aconchegante e personalizado. Trata-se de uma maneira de trazer mais beleza e natureza para dentro do seu lar e ajudar a criar um diferencial em meio a monotonia dos espaços.

jardim de inverno pequeno

Como montar um jardim de inverno pequeno?

Montar jardim de inverno em espaços reduzidos não significa que você terá limitações para criá-lo. Com as dicas certas e uma dose de criatividade, é possível montar um espaço funcional e atrativo visualmente. Vamos para as dicas?

Defina o local

O jardim de inverno pequeno, justamente por ser mais reduzido do que o jardim de inverno tradicional, pode ser montado em vários espaços da casa: sala de estar, sala de jantar, quarto, embaixo da escada, etc. Enfim, o principal é que o jardim não comprometa a funcionalidade dos ambientes.

O ideal é que ele seja montado em uma área com boa incidência de luz solar. Isso ajuda a garantir a sobrevivência das plantas e deixa o ambiente com um visual muito mais natural. Por isso, a escolha do local faz toda a diferença!

Escolha as plantas

A escolha das plantas para um jardim de inverno pequeno deve levar em consideração a resistência ao ambiente fechado. De preferência, opte por aquelas que se adaptam facilmente aos espaços interiores e tenham facilidade para se desenvolver com as condições de luz e umidade de sua casa.

Outro ponto importante é optar por plantas que se adequam ao seu estilo de vida. Se você não possui muito tempo para regar, podar e fazer outras atividades de manutenção, o ideal é escolher plantas que não exijam grandes cuidados. Conheça as principais plantas usadas em jardins de inverno pequenos:

  • Lança de São Jorge;
  • Comigo-ninguém-pode;
  • Lírio da paz;
  • Antúrio;
  • Violeta;
  • Bromélia;
  • Begônia;
  • Mini cacto.

Aposte em elementos decorativos

Por ocupar uma área reduzida, o jardim de inverno pequeno não pode deixar de contar com elementos decorativos. A decoração do espaço é capaz de mudar todo o visual do espaço e deixá-lo muito mais sofisticado, elegante e atrativo.

A instalação de deck de madeira, pedriscos nos vasos, lareira ecológica, pedras decorativas no chão, por exemplo, são boas opções para decorar o ambiente. O importante é personalizá-lo de acordo com o estilo de sua casa, mas cuidado para não exagerar nos elementos decorativos para que o espaço não fique sobrecarregado visualmente. 

Analise a possibilidade de criar um jardim vertical

Se o espaço de sua casa for muito reduzido, você pode criar um jardim de inverno vertical. A ideia de verticalizar o seu jardim permite aproveitar o espaço disponível da melhor maneira possível sem comprometer a funcionalidade dos ambientes.

Nesse caso, a dica é aproveitar o espaço livre nas paredes e organizar as plantas em uma estrutura vertical de madeira. Outra ideia é apostar nas plantas pendentes, que aproveitam um espaço livre no teto e deixam o ambiente mais acolhedor.

Não esqueça da manutenção

O jardim de inverno pequeno também exige cuidados com a manutenção. Por mais que você escolha plantas que não necessitem de grandes cuidados, ainda assim é preciso realizar a manutenção regular.

Por isso, após criar o espaço fique atento à hora de regar as plantas, não se esqueça de realizar podas regulares e de retirar as folhas secas, além de manter os vasos e elementos decorativos sempre limpos.

 

Gostou das nossas dicas? Agora é só colocar a mão na massa e caprichar no seu projeto! Para continuar acompanhando nossas novidades, siga-nos no Facebook e Instagram. Até a próxima!

 

Tags: , ,

WhatsApp chat